Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, estou com um trabalho cabuloso em C que esta quebrando minha cabeça, pois segundo o professor tem que usar RECURSIVIDADE e não tenho facilidade com essa bagaça.

O complicado está sendo encontrar a lógica, se alguém tiver uma luz, somente pra dar um norte de onde seguir, já está ótimo.

Aqui vai o problema:

• O programa devera ler da entrada padrão do sistema da seguinte forma.

(Exemplo de ENTRADA):

15 --------------------- Primeiro input: Soma desejada.

5 ---------------------- Segundo input: Quantidade de números a serem somados.

8 5 6 2 10 ---------- Terceiro input:  Números a serem somados (Perceba que é a quantidade exata do segundo input).

• O programa deverá identificar quais números do terceiro input somados chegam ao resultado do primeiro input.

• Na saída o programa deverá imprimir um valor 1 ou 0 para cada item [i] (terceiro input), representando se ele foi usado(1) ou não(0).

(SAÍDA do exemplo acima):

0 1 0 0 1 ------------ No caso, representa que foi usado o número 5 e 10, de acordo com a posição dele no terceiro input

OBS: Todas as entradas (primeiro, segundo e terceiro input) serão lidas por scanf, e não diretamente colocadas no código, pois tem alguns casos testes que o programa deve passar para ser considerado aceito!

Alguns casos teste:

Entrada:                          Saída: 0 1 0 1 1 

8
4
3 4 1 2  2

Entrada:                          Saída: 1 0 1 1 0 

24
5
8 6 7 9 5 

• Amei 1
Postado

@ZecaUrubu  esse exercicio parece ser do Uri  online judge ,  poste o link dele ,  e creio que usando um vetor para armazenar esse terceiro input ajudaria , pois voce poderah usar dois loop para percorrer o vetor e  somar cada numero com os outros e comparar com o primeiro input .

Postado
2 minutos atrás, devair1010 disse:

@ZecaUrubu  esse exercicio parece ser do Uri  online judge ,  poste o link dele ,  e creio que usando um vetor para armazenar esse terceiro input ajudaria , pois voce poderah usar dois loop para percorrer o vetor e  somar cada numero com os outros e comparar com o primeiro input .

Não sei dizer se foi tirado do UriOnline (parece estar fora do ar), o professor enviou.

Eu pensei em usar um vetor para armazenar, mas como vou o primeiro numero do vetor com todos os outros, e depois o segundo e terceiro? e além disso, pode ser mais de 2 números somados, exemplo:

Desejado: 10

Pode ser: 3 6 1

• Obrigado 1
Postado
8 horas atrás, ZecaUrubu disse:

OBS: Todas as entradas (primeiro, segundo e terceiro input) serão lidas por scanf, e não diretamente colocadas no código, pois tem alguns casos testes que o programa deve passar para ser considerado aceito

Que isso tem a ver com scanf()? quer dizer que só pode ler com essa função?

Entenda que você pode e deve começar a testar com constantes colocadas diretamente no código, como as do seu enunciado. Só coloque a leitura depois de passar por todos os testes. 

Ao usar scanf() não leia do teclado. Use fgets ou fscanf() e leia de um arquivo . É muito mais fácil. E de todo modo stdin é um arquivo.

Esse problema é o mesmo descrito aqui: 

Talvez ajude você se ler o que eu expliquei lá.

8 horas atrás, ZecaUrubu disse:

Olá pessoal, estou com um trabalho cabuloso em C que esta quebrando minha cabeça, pois segundo o professor tem que usar RECURSIVIDADE e não tenho facilidade com essa bagaça.

O complicado está sendo encontrar a lógica, se alguém tiver uma luz, somente pra dar um norte de onde seguir, já está ótimo

Sobre a "lógica"

Esse não é um problema recursivo. Não há uma razão para usar recursão aqui, é um simples loop. Mas dá para usar, já que é um loop e qualquer loop pode ser considerado recursivo.

Não precisa misturar as coisas. Pode resolver o problema primeiro e depois aplicar a recursão.

A ideia da recursão aqui é simples, é como o sorteio da loteria:

• Você tem dois valores, um alvo e uns pesos. Na Caixa Econômica teria as bolinhas
  • Ao usar um peso você fica com um saldo menor de peso e um peso a menos. Na loteria a bolinha sorteada fica na canaleta para não sair de novo
  • Se passou do peso você desiste dessa combinação de pesos
  • Se usou todos os pesos possíveis e não deu desiste dessa combinação
  • Se ainda falta peso você chama a mesma função de novo mas sem o peso que usou e descontando o que já pesou, o simples

Se tem pesos de 2 4 6 e 8 kilos e quer pesar 7 kilos por exemplo:

• Se tentar com o 8Kg já passou e desiste
  • Se tentar com o 6Kg vai ficar com 2 para pesar e 3 pesos: 2 4 e 6 kilos. Isso é a recursão. Só isso.
  • Se tentar com 4 kg vai ficar com 3kg para pesar e 3 pesos. Nova recursão.

Como você tem N pesos é trivial saber ate onde pode pesar: é só usar todos. Se tem 2 pesos pode ter 3 valores. Se tem 3 pesos pode ter 7 valores. Se tem x pesos já deu para ver que pode pesar 2^x -1. São os bits, os valores que vai mostrar na saída. 

Se tem 256 pesos vai poder pesar 255 combinações, como em um char.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!