Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

processadores iguais com diferença de 10 graus é normal ?


Posts recomendados

tenho 2 processador quad 2 core Q8400 aqui , tirei print de um sendo usado no navegador do PC e depois num jogo, aí resolvi testar o segundo processador também no navegador e num jogo e na mesma placa-mãe (sem mexer em nada) e deu 10 graus de diferença , isso é normal ? será que esse meu segundo processador pode estar já dando sinais de algum problema ?

 

fotos do :

1* processador na area de trabalho e no jogo (medições no jogo foram feitas depois de alguns minutos jogando)

 

195468238_core2quadtemperatura.thumb.png.1fb3e8b50dd389bb2016f928d9ce3a0a.png

photo_2021-10-30_11-58-31.thumb.jpg.a77cbb2b83182dd5af1de740f3bcbdf3.jpg

 

 

2* processador na area de trabalho e no jogo (medições no jogo foram feitas depois de alguns minutos jogando)
 

29865073_quad2.thumb.png.e7d3d128a9ba74fefd3616747f35740b.png

photo_2021-10-30_12-00-00.thumb.jpg.be0f5375323a68255ef8921c41c32166.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Pepse disse:

Pode ter sido uma instalação ruim, Cooler com menos pressão, menos pasta térmica, mas o processador mudar a temperatura, disso não tenho conhecimento...

 

botei o mesmo cooler com os mesmo parafusos, mesma pasta térmica do primeiro (até um pouco mais) 

 

sei disso porque o primeiro processador foi posto semana passada e o segundo botei hoje e eu que instalei  tudo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@kapiel10 Quanto a temperatura externa? também influencia de certo modo, se foram testado em dias com climas adversos.

 

Para efeito de comparação tem que se certificar de fazer o mesmo para ambos, sem mais nem menos. 

Como são antigos isso também pode ser um fator.  

Mas ainda sim está dentro da temperatura aceitável ainda mais se estiver usando cooler cpu original da intel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Alex Weiss disse:

@kapiel10 Quanto a temperatura externa? também influencia de certo modo, se foram testado em dias com climas adversos.

 

Para efeito de comparação tem que se certificar de fazer o mesmo para ambos, sem mais nem menos. 

Como são antigos isso também pode ser um fator.  

Mas ainda sim está dentro da temperatura aceitável ainda mais se estiver usando cooler cpu original da intel.

 

testei ambas hoje com intervalo de 30 minutos de uma para outra, no  mesmo gabinete com mesmo cooler e etc

 

vou tentar abrir aqui e ver se tem como apertar o cooler ou algo do tipo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@kapiel10  é normal essa diferença.  Existe diferença entre os chips. As vezes o chip precisa forçar mais pra atingir a mesma performance do outro, o que gera mais calor.

Essa diferença é perceptível quando se faz overclock, pois você consegue estabilidade com um, mas com o outro não. 

Essa diferença a gente chama de "loteria do silício".

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/10/2021 às 12:08, Pepse disse:

Pode ter sido uma instalação ruim, Cooler com menos pressão, menos pasta térmica, mas o processador mudar a temperatura, disso não tenho conhecimento...

sim fiz tudo certo com mesma pressão e etc. acho que é de lotes diferentes

 

o bom que não esta batendo o teto de segurança que é de 100 celsius

Em 30/10/2021 às 16:32, Diego Both disse:

@kapiel10  é normal essa diferença.  Existe diferença entre os chips. As vezes o chip precisa forçar mais pra atingir a mesma performance do outro, o que gera mais calor.

Essa diferença é perceptível quando se faz overclock, pois você consegue estabilidade com um, mas com o outro não. 

Essa diferença a gente chama de "loteria do silício".

 

 

 

realmente bem interessante isso , valeu pela explicação

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...