Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

frequência das memórias ram, e suas compatibilidades


Danil0
Ir à solução Resolvido por kaio_lima.oficial,

Posts recomendados

19 minutos atrás, Danil0 disse:

Meu processador é um Ryzen 5 5600g que aguta até 3200mhz, posso usar uma memoria ram de 3600mhz?

 

Obs:minha placa-mãe e uma B550m aorus elite 

 

 

Se você colocar memórias com uma frequencia maior que o seu controlador consegue enviar elas vão funcionar abaixo da frequencia máxima que as memórias poderiam atinigir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
2 minutos atrás, Danil0 disse:

@kaio_lima.oficial mais isso não danifica meu processador ou placa-mãe certo?

não danifica nada mano a única coisa que vai acontecer é o seguinte tu bota uma frequência maior que a estipulada ele só vai puxa o que ele precisa o resto será descartado explicando de uma forma bem simples.

  • Curtir 1
  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, kaio_lima.oficial disse:

não danifica nada mano a única coisa que vai acontecer é o seguinte tu bota uma frequência maior que a estipulada ele só vai puxa o que ele precisa o resto será descartado explicando de uma forma bem simples.

Hã? Frequência não é igual água que você consegue encher o balde o restante transborda, ou é uma frequência ou é outra.

 

1 hora atrás, Danil0 disse:

Meu processador é um Ryzen 5 5600g que aguta até 3200mhz, posso usar uma memoria ram de 3600mhz?

 

Obs:minha placa-mãe e uma B550m aorus elite 

Amigo, DDR4-3200 é o padrão JEDEC que seu processador suporta, isso não quer dizer que ele não pode trabalhar em outras frequências, só quer dizer que ele é certificado para operar em 3200MHz. As memórias vendidas por aí de 3600MHz, 4000MHz, 4400MHz, e todos essas valores altos, funcionam nessas suas frequências através do perfil XMP (Extreme Memory Profile), que é reconhecido como um overclock pela placa-mãe ou processador, como se fosse um "boost" para a memória. Essas mesmas memórias geralmente vão operar entre 2133MHz e 2666MHz no modo JEDEC, então se você não ativar o XMP na BIOS na primeira vez que iniciar seu PC, nunca terá acesso à alta frequência. 3600MHz é praticamente garantido para processadores Ryzen 5000, muitos deles operam até acima de 4000MHz sem nenhum problema.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Leonardo Razz disse:

@GuilhermeGB Quem limita a frequência do processador é a memoria ou a placa-mãe?

O controlador de memória fica no processador, logo ele é o principal responsável por limitar a frequência máxima que seu sistema consegue atingir. Processadores com chips mais refinados, suportarão frequências maiores. Mas a placa-mãe pode atrapalhar na compatibilidade também, pois ela vai interferir na comunicação entre processador e memória RAM, por isso é comum ver problemas de compatibilidade entre memória e placa-mãe em algumas versões de BIOS. A construção elétrica da placa também pode influenciar em clocks bastante elevados (4000+++MHz).

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!