Ir ao conteúdo

PC desligando sozinho após instalar Ryzen 5 5600X

Ir à solução Resolvido por Eduardosv,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, tudo certo com vcs? Bom comigo não está tão bem...

Recentemente comprei meu noveo processador e hj instalei o Ryzen 5 5600x no meu computador, anteriormente eu possuía (ainda tenho, está guardado e que penso em vender) um Ryzen 5 2600x. Antes da instalação do Ryzen 5 em meu PC, fiz a atualização da BIOS para a versão de suporte ao Ryzen 5. Minha placa-mãe é uma B450M-HD rev4.0 (https://www.ASRock.com/mb/AMD/B450M-HDV R4.0/index.br.asp). Ok, feita a colocação do processador em meu computador, liguei o PC, e fui fazer alguns teste para ver o desempenho do processador, primeiramente abri o jogo que venho zerando Watch Dogs 2 e realmente, deu uma subida considerável de desempenho, joguei por uns 15 minutos para ver e tudo certo. Depois abri CS GO e joguei uma partida no casual e estava ok, GTA 5 a mesma coisa...

Porém posteriormente coloquei o Assassin's Creed Origins para jogar e menos de 1 minuto dentro do game o PC simplesmente desligou, pensei que tivesse desligado a energia do filtro de energia, então reiniciei o PC e entrei novamente no jogo e novamente DESLIGOU. Reiniciei o PC, e comecei a suspeitar de fonte, visto que minha RX 5700XT começou a entregar mais desempenho, visto que sua porcentagem de uso aumentou nesse game. E quando abri, coloquei para que o jogo rodasse a 65 FPS, ok, o jogo ficou um tempo mais aberto e novamente meu PC DESLIGOU. 

Reiniciei o PC novamente e baixei o AIDA 64 para verificar a estabilidade do sistema. Ativei todos as caixas de estabilidade "CPU, GPU, Memory, Disk e etc" Não deu 10 segundos de teste e o PC desligou novamente. Após isso, reiniciei o PC e coloquei somente o processador, e o PC DESLIGOU novamente. Então pensei em isolar (ou seja, só estressei ela) a placa de Vídeo, e o PC não desligou, mas ficou travado.

Estou com receio que minha fonte esteja morrendo ou que minha placa-mãe que pode estar com algum problema.

Se alguém puder me ajudar agradeço

Configuração do PC:

ASRock B450M-HDV 

Ryzen 5 5600x 
2x8GB DDR4 2666mhz Adata XPG 

SSD San Disk 480GB
RX 5700XT Gigabyte 

VS600 Corsair 

2 TB HD
Gabinete Aerocool Bolt RGB 

Philips 247E4 FullHD

Postado

Tenta desativar a opção de desligar por temperatura pela BIOS,A placa-mãe tem um sensor de temperatura,As vezes o seu processador veio ativado por padrão,Checa na BIOS e desativa isso,Se não,Troca a pasta termica

Postado

Atualização - Instalei os drivers mais novos e mesmo assim quando o computador exige mais do processador, ocorre o desligamento, vídeos em 8K (sim, sei que é over, mas é um teste bom para processador) acaba desligando. Testei meu Ryzen 5 2600x e quando coloco em alguma aplicação pesada, ele acaba dar gargalo com a placa de vídeo, portanto acaba não ficando em full load e nem a VGA. Em Assasssins Creed Origins (jogo que o PC estava desligando) o consumo fica por volta de 40W, enquanto que a VGA fica na média de 120W. O jogo não ocasionou no desligamento do PC

Então creio que seja aporte de energia mesmo, porém não sei qual pode ser o culpado, se é a fonte de alimentação (VS 600W Corsair) ou a placa-mãe (B450M-HDV rev4.0), detalhe que a placa-mãe possui somente um conector de 4 pinos para alimentação de energia.

Postado

faz um teste pra gente, se conseguir, pois ta desligando, baixa o https://www.cpuid.com/downloads/hwmonitor/hwmonitor_1.45.exe

Deixa ele aberto, minimizado, entra em um jogo para dar uma exigida nele e logo sai para não reiniciar, ai abra o programa, bata print das temperaturas, fequências do processador e porcentagem de uso, role pra baixo e bata print dos detalhes da placa de vídeo também e poste aqui, quanto mais você conseguir jogar e exigir do processador melhor pra pegar os dados mais aproximados.

Postado

@Eduardo Fala xará. Bom, em relação a isso, eu n tenho os prints propriamente ditos, mas tenho números de cabeça de tanto acompanhar essa situação, lembrando que a minha fonte é a VS600 Corsair e a placa-mãe é uma ASRock b450m-HDV rev4.0 (esse modelo - https://www.ASRock.com/mb/AMD/B450M-HDV R4.0/index.br.asp)

Processador:

- As frequências ficam altas, por volta de 4,5ghz em quase todos os núcleos, daquela forma que conhecemos, variando com o tempo.

- Quanto a tensão, varia de 1,200v a quase 1,400v em todos os núcleos também.

- A temperatura do processador com a tampa do gabinete fechada chegou a 70ºC e tampa aberta em 65ºC.

- O uso do Processador chega a ficar por volta de 80% no Assassin's Creed Origins 

- Quanto a Potência, o processador fica por volta dos 75W utilizados.

Placa de vídeo:

- Uso alto, mais de 95% na maior parte do tempo

- Temperatura da placa em gabinete fechado: 70º, já em Gabinete aberto 65º com Hotspot chegando a 75ºC

- A potência fica próxima de 175W, e em alguns momentos passando para 185W

OBS - Quando coloco meu Ryzen 5 2600x os desligamentos não acontecem, e o uso de placa cai, pois gargala com essa VGA, assim como a potencia usada em VGA e também em processador (respectivamente 130W e 45W - No Assassins Creed Origins). A tensão nesse processador é mais alta, chegando aos 1,450v e com as frequências em 4,2/4,3ghz

Postado

esses 70 graus do processador é sem jogar? que você pode estar em um caso de temperatura ai, complicado falar muito sem ver os resultados, mas o que poderia ocasionar ai, fonte ruim, que no seu caso não é, temperatura, que pode ser, pino quebrado do processador, AMD a gente sabe como é, com as pinagens, troca de cooler e o processador vem colado junto e as vezes acaba entortando ou quebrando, pode ser BIOS, as b450 até vão com os Ryzen 5xxx, porém muitas precisam de atualização de BIOS mais recente para trabalhar legal sem nenhum problema.

Postado

@Eduardo Tudo isso que mencionei de temperatura, frequência e tal  é jogando os games que apresentam o problema de desligamento. 

Quanto a pinagem, conferi novamente e está tudo correto

A BIOS está atualizada para a versão de suporte do CPU, mas tem novas atualizações que podem ser feitas, que acabei não realizando por questões de segurança. Já que era situações que mencionavam cosias relacionadas ao AGESA

A fonte que tenho, a VS600 da corsair é 80 plus white

@Eduardo Fiz uns outros testes com o computador. Em relação a placa de vídeo, teste com o FurMark com full load o PC não apresentou nenhum problema (Teste realizado com o Ryzen 5 2600x no PC)

Quando fiz o teste de estabilidade do AIDA 64 (Ryzen 5 5600x instalado no PC) em estresse total da maquina, o PC DESLIGOU. Posteriormente, fiz o teste de estresse só com a GPU no AIDA 64 e não teve desligamento. Posteriomente, o teste que me deixou com muitas dúvidas, Teste em estresse de CPU com Ryzen 5 5600x, e o PC novamente DESLIGOU

• 2 semanas depois...
Postado

Trago atualizações, troquei a fonte para uma MWE 700W da cooler master, e o problema de desligamento persiste. n sei o que pode ser, se é o processador, se é a placa-mãe....
Minha placa-mãe agora é a bola da vez, ela tem só 4 pinos de alimentação, n sei se isso tem algum relação...

Postado

Fala parceiro. Instalei tem algumas semanas um 5600X e to com o MESMO problema.

Alguns jogos funcionam de boa (CSGO, Rocket League, Rainbow 6, GTA V) mas muitos não, esses dias tentei jogar Apex, Valorant e eles fazem o PC reiniciar logo na tela inicial.

Mas o meu maior problema eh que ele ta desligando quando abro algum arquivo no Photoshop, só não desliga se for uma imagem pequena, mas qualquer coisa de >1mb ele desliga. Eh horrivel.

Se você descobrir uma solucao, pfv compartilhe ae kkkkkkk

• 3 semanas depois...
  • Solução
Postado

@dreamerwz Opa meu amigo, desculpa demorar a responder, mas acho que descobri a solução. Fiz o RMA do processador e troquei minha placa-mãe. Apesar de informar no site da fabricante que o processador é compatível, na pratica não entregava a tensão necessária, e os VRM's esquentavam demais. Sugiro que faça um teste de estabilidade no AIDA 64

Postado

@Eduardosv

7 horas atrás, Eduardosv disse:

@dreamerwz Opa meu amigo, desculpa demorar a responder, mas acho que descobri a solução. Fiz o RMA do processador e troquei minha placa-mãe. Apesar de informar no site da fabricante que o processador é compatível, na pratica não entregava a tensão necessária, e os VRM's esquentavam demais. Sugiro que faça um teste de estabilidade no AIDA 64

Qual foi a placa que você comprou? Estou querendo um 5600x também e to procurando uma boa placa pra ele, to pensando na Gigabyte b450m ds3h v2.

Postado

@AlbertoCaeiro1 Olá amigo acabei pegando uma B550M Aoros elite. Quanto a sua procura pela placa-mãe, se procura uma boa b450m uma dica é a steel Legend. Placa potente, mas precisará atualizar a BIOS com processador na placa-mãe (se não me engano, esse modelo não tem BIOS qflash) Quanto ao preço, está na média de 750 a 800. Em relação a atualização de BIOS as b550m já possuem o sistema de qflash, o que facilita na hora de trocar de BIOS.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!