Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual escolher: TUF B550 Gaming ou ROG STRIX B550-F?


Posts recomendados

Bom dia Pessoal!

 

Eu tenho hoje o seguinte PC:

I5 9400f, B360M - ASUS Tuf, GTX 1660 SUPER ASUS Tuf e 16gb 2666mhz

 

Eu queria dar um upgrade para conseguir manter uma média de 300+fps em jogos FPS(CS e Valorant)

 

Estava pensando em comprar um R5 5600X e , 2* 8gb 3600mhz D45 XPG e fiquei na dúvida sobre a placa-mãe, não consigo discernir quais são as vantagens/desvantagens em pegar uma mais completa, ou mais de entrada.

 

Tenho também um Air Cooler H412R, será que ele é suficiente para este novo setup?

 

Agradeço desde já a ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Victor Smilgys disse:

Tenho também um Air Cooler H412R, será que ele é suficiente para este novo setup?

Sim, mais que suficiente. 

Citação

Qual escolher: TUF B550 Gaming ou ROG STRIX B550-F?

As duas são excelentes placas, caso seja um usuario comum, você não vai sentir diferença nenhuma entre elas.

 

Alias, se você não faz OC, recomendo fortemente que pegue a A520M Plus Tuf-II (R$600), ela já é perfeitamente boa para o R5 5600x.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, mineirimbb disse:

@Victor Smilgys Seu pensamento está  equivocado, a não ser que seu monitor passe acima de 300fps. Qual é a marca é modelo dele?

Eu tenho um AW2521HF, 240hz, até onde sei, para que rode de forma fluída à 240hz é necessário que o PC trabalhe um pouco acima disos na média.

@Matheus Dutra

3 minutos atrás, Matheus Dutra disse:

Sim, mais que suficiente. 

As duas são excelentes placas, caso seja um usuario comum, você não vai sentir diferença nenhuma entre elas.

 

Alias, se você não faz OC, recomendo fortemente que pegue a A520M Plus Tuf-II (R$600), ela já é perfeitamente boa para o R5 5600x.

 

Sério, então entre pegar B550 ou essa A520 eu irei obter o desempenho máximo do meu processador? Até em questão de tempo de resposta etc entre memórias x proc x vídeo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Victor Smilgys O PC não precisa trabalhar um pouco acima disso. Se o computador roda o jogo a 300 fps, seu monitor vai passar os 240. Pode até melhorar a qualidade do jogo pra baixar esses 60 FPS.

Quanto a placa-mãe, é a mesma coisa que você ir na concessionária e comprar um gol 1.0 de entrada e um top. Os dois vão te levar ao mesmo lugar com a mesma velocidade e no mesmo tempo, mas um tem um som simples, bancos comuns, alto falantes medianos e esteticamente é menos atraente.

A linha da ASUS dá pra saber a diferença pelo nome - a TUF é abaixo da ROG, que é a mais premium deles. As diferenças estão descritas nas especificações: a ROG aceita OC de memória maior (5100Mhz x 4600 MHz), a ROG já vem com wi-fi integrado (a TUF vocÊ tem que ligar no cabo ou comprar uma placa wi-fi a parte), o som, portas que cada um tem placas com mais slots PCIe 4.0... Se você só tem um SSD NVMe PCI 4.0, não vai fazer OC, e tem uma gabinete com boa refrigeração (igual ao exemplo do gol: o mais básico só tem os ventiladores, e os mais tops vão de ar condicionado analógico a digital) não tem muita diferença.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Victor Smilgys disse:

Sério, então entre pegar B550 ou essa A520 eu irei obter o desempenho máximo do meu processador? Até em questão de tempo de resposta etc entre memórias x proc x vídeo?

Sim, a A520 já da conta com folga do R5 5600x.

Como eu disse, caso você seja um usuario comum, não vai ter diferença nenhuma em usar a A520 ou a B550 além da estética. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mineirimbbMuito obrigado pelo exemplo, ficou mais claro ainda para eu decidir qual linha pretnedo ir.. Vi agora de pouco que a B550M TUF abaixou para 1000 reais na Kabum, acredito que vou optar por pegar ela. Sobre a questão do FPS, em experiência quando ainda tinha um monitor 60hz, mas o PC rodava à +, eu deixei um tempo travado nos 60, quando destravei a jogabilidade ficou outra, muito mais fluído então acredito que vou continuar realmente querendo algo que rode com mais FPS do que meu monitor. Inclusive este fato é unânime entre os Proplayers que acompanho.

@Matheus Dutra Show amigo, obrigado! Como falei aqui agora em cima, a B550M parece que entrou agora em promoção na Kabum, https://www.kabum.com.br/produto/115216/placa-mãe-ASUS-tuf-gaming-b550m-plus-amd-b550-matx-DDR4?gclid=CjwKCAiAp8iMBhAqEiwAJb94zyHBWwC-Q584VZg6rpH1Vkdl-8UI4dP3Q9kxJwKAfYJosXOomYMX8hoCCEYQAvD_BwE, vou optar por ficar com ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Victor Smilgys disse:

Show amigo, obrigado! Como falei aqui agora em cima, a B550M parece que entrou agora em promoção na Kabum, https://www.kabum.com.br/produto/115216/placa-mãe-ASUS-tuf-gaming-b550m-plus-amd-b550-matx-DDR4?gclid=CjwKCAiAp8iMBhAqEiwAJb94zyHBWwC-Q584VZg6rpH1Vkdl-8UI4dP3Q9kxJwKAfYJosXOomYMX8hoCCEYQAvD_BwE, vou optar por ficar com ela.

Tudo bem, a escolha é tua, mas saiba que ela não está em promoção, esse é o preço normal dela mesmo, ta a tempos nesse valor.

Já que pretende pegar uma B550, indico a B550M Bazooka.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Victor Smilgys Ah só complementando (não sei se comprou). Placas mais baratas tem menor número de VRM, dissipadores e conexões (portas para serem conectadas nela). Se optar por uma placa de entrada, tenha em mente que dificilmente irá fazer overclock, além de precisar de um bom fluxo de ar dentro do gabinete fora as limitações de conexões. Por exemplo você compra uma placa com 3 conexões PCIe para o SSD, mas só uma delas é PCI 4.0, sendo as outras duas PCIe 3.0. Se tentar comprar dois SSD NVMe PCIe 4.0 seria um desperdício já que a placa só suporta uma conexão em 4.0. O ideal é ver tudo que você pretende colocar dentro do gabinete, quantas entradas irá usar, o que pretende fazer de upgrade futuro (caso queira aproveitar a mesma placa) e aí decidir por uma.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, mineirimbb disse:

Se optar por uma placa de entrada, tenha em mente que dificilmente irá fazer overclock

Na verdade nem ira fazer, as A520 não são liberada para OC.

Não que isso faça diferença, pois um usuário comum dificilmente faria.

10 minutos atrás, mineirimbb disse:

além de precisar de um bom fluxo de ar dentro do gabinete

Independente de uma placa-mãe de entrada ou high-end, ambas precisam de um gabinete com bom fluxo de ar, caso contrário ira super aquecer as demais peças.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Matheus Dutra disse:

Na verdade nem ira fazer, as A520 não são liberada para OC.

Não que isso faça diferença, pois um usuário comum dificilmente faria.

Independente de uma placa-mãe de entrada ou high-end, ambas precisam de um gabinete com bom fluxo de ar, caso contrário ira super aquecer as demais peças.

Um dos motivos pelo qual até comentei que irei adquirir mesmo uma B550 é esse, eu não domino muito este assunto, mas costumo agendar uma otimização de windows, BIOS, memórias e overclock, visando extrair melhor desempenho...

Quanto ao fluxo de ar, acredito estar bom, coloquei 1 Aircooler h412r, 3 cooler fan AF120(jogando ar para dentro) + 1 que veio padrão com o gabinete na parte traseira(para fora)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus Dutra Sim, mas mesmo entre elas há diferenças que vai influenciar na refrigeração. Essa Rog Strix que o colega estava vendo, fui consultar um review no Tom's Hardware e, na análise, ela ficou em média 10º a mais de temperatura acima das placas concorrentes, o que precisaria de uma melhor atenção no resfriamento interno, e não especificamente do processador (mas que pode influenciar o SSD por exemplo, causando throttling).

No meu antigo (que agora estou sem) computador ocorria. Foi instalado o NVMe bem embaixo da placa de vídeo! Quando as fans ligavam e começava a expelir o ar quente ia sobre o SSD, e não conseguia atingir as velocidades máximas dele de modo algum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!