Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5900X vs 5800x, qual o melhor para Premiere e After Effects?


Granatto

Posts recomendados

Pessoal, tudo bem?

Queria dar um upgrade no PC agora na Black Fraude e estou em dúvida entre dois processador: Ryzen 5900X ou 5800X.

Eu trabalho com After Effects e Premiere. Atualmente tenho um Ryzen 2600x, que está apanhando bastante em render/preview, por isso queria fazer o upgrade. Sempre vejo muita gente dizendo que existe pouca diferença entre o 5900x e o 5800x, por isso fiquei na dúvida, pois em termos de preço, o 5800x tá beeem mais barato. Uma coisa que me assustou um pouco também, é que vi algumas pessoas falando que o 5800x esquenta muitooo e por isso recomendavam mais o 5900x para trabalho. Isso é real? Vale a pena desembolsar bem mais grana pelo 5900x?

Obrigado desde já! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Granatto disse:

Eu trabalho com After Effects e Premiere. Atualmente tenho um Ryzen 2600x, que está apanhando bastante em render/preview, por isso queria fazer o upgrade. Sempre vejo muita gente dizendo que existe pouca diferença entre o 5900x e o 5800x, por isso fiquei na dúvida, pois em termos de preço, o 5800x tá beeem mais barato.

 

5800x é um 8/16 (8 núcleos 16 Threads) enquanto o 5900x é um 12/24, além de ter o dobro de memória cache. Para aplicações que se beneficiam da tecnologia multithread nem se comparam, o 5900x é muito superior.

Justamente por isso o 5800x é bem mais barato.

 

22 minutos atrás, Granatto disse:

Uma coisa que me assustou um pouco também, é que vi algumas pessoas falando que o 5800x esquenta muitooo e por isso recomendavam mais o 5900x para trabalho. Isso é real? :)

 

Se um 8 núcleos já esquenta, imagina um com 12, vai precisar de uma boa solução de refrigeração aliado a um gabinete muito bem ventilado.

 

22 minutos atrás, Granatto disse:

Vale a pena desembolsar bem mais grana pelo 5900x?

 

O desempenho é proporcional ao investimento.

 

 

PS: Qual seu setup atual? (placa-mãe, memória, fonte, gabinete, placa de vídeo etc)? Dependendo do que tiver será preciso trocar também a placa-mãe, Ryzen 9 não pode "derreter" boa parte das plaquinhas de entrada que temos por ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL Entendo. É que vi muita gente falando que o 5800x esquentava mais que o 5900x, por ser mal otimizado.

Meu Setup: Prime-B450/GAMING BR, 32GB DDR4  Ryzen 2600x, GTX 1060 6GB, Corsair CX-600W, Corsair water cooler h100i.

A placa-mãe é outra coisa que eu penso em dar um upgrade, mas seria em outro momento, seria ***** gastar nos dois kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Granatto disse:

@NIGHT FALL Entendo. É que vi muita gente falando que o 5800x esquentava mais que o 5900x, por ser mal otimizado.

 

Faz zero sentido essa afirmação, o simples fato de ter mais núcleos já faz dele um processador mais quente.

Se o 5900x fosse "mal otimizado" o 5800x também seria, são da mesma família.

 

9 horas atrás, Granatto disse:

Meu Setup: Prime-B450/GAMING BR, 32GB DDR4  Ryzen 2600x, GTX 1060 6GB, Corsair CX-600W, Corsair water cooler h100i.

 

Ryzen 9 ai pode esquecer, no máximo um Ryzen 7 e vai precisar dar muita atenção ao sistema de refrigeração do seu gabinete visto que a placa-mãe não tem dissipação passiva no VRM pra evitar problemas com perda de desempenho (Vulgo Thermal Trotthling)

 

9 horas atrás, Granatto disse:

A placa-mãe é outra coisa que eu penso em dar um upgrade, mas seria em outro momento, seria ***** gastar nos dois kkkk

 

Então já tira o Ryzen 9 da sua lista, é um processador entusiasta é exige uma placa-mãe preparada para suprir a demanda energética do mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Em 19/11/2021 às 19:56, NIGHT FALL disse:

 

Faz zero sentido essa afirmação, o simples fato de ter mais núcleos já faz dele um processador mais quente.

Se o 5900x fosse "mal otimizado" o 5800x também seria, são da mesma família.

 

 

Ryzen 9 ai pode esquecer, no máximo um Ryzen 7 e vai precisar dar muita atenção ao sistema de refrigeração do seu gabinete visto que a placa-mãe não tem dissipação passiva no VRM pra evitar problemas com perda de desempenho (Vulgo Thermal Trotthling)

 

 

Então já tira o Ryzen 9 da sua lista, é um processador entusiasta é exige uma placa-mãe preparada para suprir a demanda energética do mesmo.

Olá amigo... sim o Ryzen 5800x é realmente mais quente que o 5900X como relatam diversos usuários, pois o "binning" e os "nodes" são superiores neste último. O 5800x concentra 8 cores em apenas uma unidade de chiplet (com 16 threads) já o 5900x tem 2 conjuntos de nodos em trabalho de 6 núcleos (com 12 threads). O processamento no 5900x é feito em duas etapas com espaçamento maior entre os circuitos. Portanto 6 + 6 cores por processo completo... deixando vários núcleos inativos de acordo com as arquiteturas de software. O 5800x trabalha de modo monolítico, com menor espaçamento de núcleo... resultando em maior calor desperdiçado... Além do mais o 5900x tem mais cache, descarregando mais rapidamente os dados nos outros componentes computacionais do que o 5800x, este necessita mais frequentemente repetir o processo de cálculos em clock mais alto e ainda assim acaba oferecendo menos desempenho do que o seu irmão maior... O 5800x é em média 5 ⁰C mais quente numa rotação de 50% rpm de fans em AIO's líquidos de 360mm e 9 ⁰C em rotação de fans em 100% rpm (stress)... A relação consumo/processamento é bem melhor no 5900x... A pior média nesse quesito fica com o 5800. Segue a relação do melhores nodos:

1 - 5950x.

2 - 5600x.

3 - 5900x.

4 - 5800x. (O 5800, versão OEM é pior do que o da versão x).

 

A saber: a nova versão do "Ryzen 5900x B2", com a função AVX desligada no BIOS (Sistema Básico de Entrada e Saída) consome próximo a 30% menos do que o antigo Ryzen 5900x em idle, ficando próximo a um 5600x...

 

God bless you and your loved ones...

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!