Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde,

Esta é minha primeira participação no fórum e gostaria de algumas dicas. Já adquiri um processador i9-10900k, uma placa-mãe ASUS tuf gaming z490-plus atx LGA 1200, por enquanto um pente de 16 gb kingston hyperx fury black series DDR4-2666, um SSD sandisk plus 480gb 2,5'', o gabinete corsair carbide spec-05 atx midtower, uma fonte xpg core reactor 750 w certificado 80+ gold semi atx. Pensei na placa de vídeo a gainward GeForce GTX 1650 d6 ghost, estava procurando placas na faixa de 2.000 máximo 2.500 e encontrei ela, alguma outra sugestão? O cooler comprei um h60 corsair hydro series, estava pensando em mais um desses e um noctua 12cm nf-p12 redux 1700, mas não tenho certeza pois não sei se caberá nesse gabinete. Quem puder ajudar (lembrando que já está tudo comprado, salvo coolers extra e placa de vídeo, então criticas ao já comprado não farão sentido)

Postado

@Openkore Ficou realmente mal escrito, eu já comprei uma h60 dessas, estava pensando em colocar mais uma h60 destas e talvez mais um noctua deste que passei. Acontece que esquenta muito esse processador e fiquei com medo de diminuir vida util e performance. Quanto a placa o valor máximo será 2.500 eu economizando ou não nos coolers.

Postado
5 minutos atrás, Lourival Barrionuevo Aliaga Júnior disse:

@Openkore Ficou realmente mal escrito, eu já comprei uma h60 dessas, estava pensando em colocar mais uma h60 destas e talvez mais um noctua deste que passei. Acontece que esquenta muito esse processador e fiquei com medo de diminuir vida util e performance. Quanto ao a placa o valor máximo será 2.500 eu economizando ou não nos coolers.

Normal Core i9 esquentar, você pode colocar um water cooler de R$1.000 que ele ainda vai pegar mais de 80 graus em estresse máximo. Se o processador chegar a algum valor que seja danoso para ele, isso é, acima de 100 graus, o computador irá desligar automaticamente.

Pegar uma placa é melhor é uma boa. Mas eu sugiro investir na GTX 1650 Super, sua relação desempenho x preço é melhor que da GTX 1650. Só consideraria a GTX 1660 se estiver na casa dos R$3.000~3.200 no máximo, pois em algumas situações ela acaba perdendo para a GTX 1650 Super, sua única vantagem é a maior quantidade de memória. Link para 1650 Super:

https://www.amazon.com.br/ASUS-GeForce-GTX1650-Gaming-TUF-GTX1650S-O4G-GAMING/dp/B081TGN2L1

Postado

@GuilhermeGB Estava pensando em colocar os 2 cooler h60 refrigerar a região do processador e a noctua para a placa-mãe, a placa de vídeo já tem e o gabinete tem um cooler. Então você acha que não compensa eu colocar a h60 extra ou até mesmo a noctua? Deixo somente a h60 que já comprei e o cooler que já tem no gabinete?

Passa dos 2500 essa placa super ai complica pro meu lado

Postado
7 minutos atrás, Lourival Barrionuevo Aliaga Júnior disse:

@GuilhermeGB Estava pensando em colocar os 2 cooler h60 refrigerar a região do processador e a noctua para a placa-mãe, a placa de vídeo já tem e o gabinete tem um cooler. Então você acha que não compensa eu colocar a h60 extra ou até mesmo a noctua? Deixo somente a h60 que já comprei e o cooler que já tem no gabinete?

Passa dos 2500 essa placa super ai complica pro meu lado

Não sei bem se estou entendendo o que você quer dizer, acho que está havendo falha de comunicação aqui desde o primeiro post. Primeiramente, cooler é o conjunto de peças usadas para refrigeração, o ventilador sozinho não se caracteriza como cooler. O nome H60 é o modelo do water cooler que você comprou, que é o conjunto de bomba, radiador, ventilador, etc. Agora estou confuso se você quer colocar um outro H60 no seu gabinete ou apenas acrescentar mais ventoinhas.

Se você está querendo colocar mais uma ventoinha no seu water cooler ou colocar uma melhor, creio que não resultará em nenhum ganho significativo. Na verdade o primeiro erro foi ter comprado um water cooler de 120mm, o radiador é pequeno e geralmente esses modelos não oferecem um resultado tão bom quando os de 240mm ou maiores.

Agora sobre a ventoinha para o gabinete, você deve usar aí a única que acompanha o gabinete e fábrica junto com a do radiador do water cooler, certo? Então você ainda pode colocar mais quatro aí. Esse modelo da DeepCool é uma das melhores opções de compra atualmente, não faz sentido investir em ventoinhas super caras: https://www.kabum.com.br/produto/114972/cooler-fan-deepcool-rf120-f2-120mm-RGB-dp-fled3-rf120-fs

Sobre a placa de vídeo, aí é com você, apenas sugeri uma opção para você perder menos dinheiro possível, considerando os preços das placas atuais. Levando em conta o restante do computador, você está fazendo um investimento muito baixo em placa de vídeo, dava pra ter equilibrado melhor o investimento entre as peças.

Postado

@GuilhermeGB a ideia era colocar outro h60 completo, ficariam 2 h60 completos e especifico para a placa-mãe colocaria a noctua. A ideia também era gastar com tudo do melhor salvo a placa de vídeo que estão carissimas e nenhuma na verdade esta compensando, então de quebra galho colocaria uma no preço maximo de 2.500 e achei a que 1650, gostaria de saber se teria alguma melhor até o preço de 2.500. 

Postado
2 minutos atrás, Lourival Barrionuevo Aliaga Júnior disse:

@GuilhermeGB a ideia era colocar outro h60 completo, ficariam 2 h60 completos e especifico para a placa-mãe colocaria a noctua. A ideia também era gastar com tudo do melhor salvo a placa de vídeo que estão carissimas e nenhuma na verdade esta compensando, então de quebra galho colocaria uma no preço maximo de 2.500 e achei a que 1650, gostaria de saber se teria alguma melhor até o preço de 2.500. 

Como exatamente você pretende usar dois water coolers no seu computador? Não faz nenhum sentido. A única forma de melhorar a refrigeração do seu processador é trocando completamente o water cooler ou customizando as partes do q você já tem, trocando o radiador, bomba, ventoinhas, etc. Mas precisa ver o nível de compatibilidade das peças com as opções de customização.

Não existe placa melhor que a GTX 1650 nessa faixa preço, nem recomendo que pague muito numa 1650, tente pegar a mais barata possível, as vezes dá pra encontrar algumas por menos de R$2.000. Até entendo o seu investimento no melhor possível, mas se sua intenção é apenas rodar jogos, você fez o investimento errado, pois ainda vai ter um resultado similar a um Core i5 em jogos, por mais que coloque a melhor placa de vídeo do mercado. O máximo que vale a pena investir para jogos é um Core i7, mas geralmente um Core i5 dá conta por bastante tempo.

Um processador do porte do Core i9 é feito para entusiastas com muito dinheiro pra gastar, ou para profissionais que precisam extrair até a última gota de desempenho do PC. Em jogos o Core i9 ficará subutilizado o tempo inteiro, e você ainda precisará investir além do necessário em refrigeração, placa-mãe, etc. Mesmo que você considere ele como uma opção "future-proof", quando os jogos realmente começarem a se aproveitar o desempenho extra que ele oferece sobre os modelos atuais, já vão existir processadores intermediários superiores a ele sendo vendidos.

Postado

@GuilhermeGB como disse, o que já está comprado não adianta muito falar sobre pois já está comprado. Então usarei o h60 que comprei e adicionarei mais 4 ventoinhas da deep cool. Mas acho que adicionar esse noctua 12cm nf-p12 redux 1700 teria espaço ainda não? Não valeria a pena colocar esse noctua para funcionar junto com o h60? Deixaria o h60 para a base do gabinete e o noctua somente sobre a placa-mãe? (sou bem leigo, desculpe se não entendo tanto para discutir sobre o assunto de forma apropriada). Tenho um cupom desconto de aniversario e acredito que consiga a placa na amazon 1650 super pelos 2.500 ou talvez a 1660 bem aproximado de 2.500, talvez seja uma boa pedida. 

Postado
1 hora atrás, Lourival Barrionuevo Aliaga Júnior disse:

@GuilhermeGB como disse, o que já está comprado não adianta muito falar sobre pois já está comprado.

Sim, eu li seu primeiro post. Mas não tem como deixar de comentar isso, acho até importante para que os usuários que forem ler esse tópico não cometam esse tipo de erro.

1 hora atrás, Lourival Barrionuevo Aliaga Júnior disse:

Mas acho que adicionar esse noctua 12cm nf-p12 redux 1700 teria espaço ainda não? Não valeria a pena colocar esse noctua para funcionar junto com o h60? Deixaria o h60 para a base do gabinete e o noctua somente sobre a placa-mãe?

Como eu disse antes, o radiador de um water cooler de 120mm é pequeno, não sei se trocar de ventoinha vai fazer tanta diferença assim. Acho que valeria o investimento nessa Noctua se você tivesse um water cooler mais robusto e tivesse certeza que a troca de ventoinha seria suficiente para uma melhoria significativa. Pelo que vi, esse modelo tem um preço relativamente alto para dar um tiro no escuro. Se for pra arriscar, acho que seria melhor tentar um push-pull colocando mais uma ventoinha do outro lado do radiador, mas que não seja tão cara.

Postado
7 minutos atrás, Lourival Barrionuevo Aliaga Júnior disse:

@GuilhermeGB então seria melhor eu vender esse meu h60 e comprar um DeepCool Gammaxx L240 V2 por exemplo que tem 240mm?

Cara, eu não achei nenhum review desse cooler testando um processador no nível do Core i9 e comparando com outros modelos. Seu preço está bem abaixo de outros modelos de 240mm, então isso é um bom motivo pra ficar com pé atrás. Não dá pra confiar que ele vai ser melhor apenas por ser 240mm, existem muitos outros fatores envolvidos. Esses dias o Peperaio Hardware fez o review de um cooler de 360mm, que usava até boas ventoinhas da Noctua, mas seu resultado foi inferior a alguns modelos de 240mm:

Screenshot_18.thumb.png.7ed5345987e8e5300fb1179237f19115.png

Fonte: 

Postado
2 horas atrás, Lourival Barrionuevo Aliaga Júnior disse:

@GuilhermeGB pesquisei melhor water cooler custo beneficio e ele foi um dos melhores no site geek360. Dei uma olhada e cheguei nesse aqui então como substituto, conhece ele? Corsair H115i PRO, o custo n tá tão absurdo e o tamanho e performance parece boa

Estava vendo um review dele aqui, parece um boa opção. Também vi o EVGA CLC 280 com bons resultados, inclusive bem próximo quando você usa as ventoinhas na mesma rotação em ambos, mas o EVGA ainda tem a opção de ir até 2200 RPM se você quiser mais desempenho e não liga pra barulho. O próprio autor do review indica o EVGA CLC 280 como opção, tendo também o ponto positivo do preço menor (pelo menos por lá).

Link para o EVGA CLC 280: https://www.kabum.com.br/produto/89179/water-cooler-evga-clc-280mm-2x-140mm-closed-loop-cpu-cooler-amd-intel-400-hy-cl28-v1

Review: https://www.gamersnexus.net/hwreviews/3457-corsair-h115i-RGB-platinum-cooler-review-asetek-vs-coolit

Resultado: 

corsair-h115i-platinum_all-thermals.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!