Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Escreva um programa em C, para o PIC18F4431, que controle um motor de passo, utilize o pino RB0
para ligar o sistema, e os pinos RB1 e RB2 para controlar o tipo de acionamento. O atraso entre os pulsos
deve ser de 10μs. O pino RB3 inverte o sentido de rotação. Apresente luzes de indicação de tipo de
acionamento e de sentido de rotação. Utilize 8MHz como frequência de oscilação.

image.thumb.png.5549dbc1f520c3899ccc50a160aa5403.png

Quem puder me dar uma força, agradeço!

• Haha 1
Postado

@CaioSP2021 ,

Sim, mas seja claro no que você está tendo dificuldade... você sabe como funciona um motor de passo, sabe como identificar quantos enrolamentos deve ter pelo enunciado, sabe qual a física de acionamento dele, então poste o esquema indicando todos os pinos que você está usando, bem como a indicação da fase de cada enrolamento, bem como a pinagem de controle.

A seguir, poste o programa que você já fez, com toda a inicialização do hardware, e claro, a sua ideia de como fazer o controle das fases com o delay de 10uS ok ?

Por favor, se postar algum código, comente o porquê de cada etapa para facilitar o entendimento ok ?

Paulo

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Suspeitei desde o princípio . Se você não sabe, sua dificuldade atinge um outro nível... mas vou te ajudar... perceba na tabela que o último dado faltando um 1.

1000

0100

0010

0001

Perceba agora o 1 deslocando da direita pra esquerda.. percebeu? Aquilo representa as bobinas do motor sendo acionadas em sequência. Então é isso que seu programa deve fazer. Algo como ... (só pro single step):

unsigned char d=0b1000;
for(;;)
{
PORTB=d;
delay(10us);
d>>=1;
if (d==0) d=0b1000;
}

Espero que tenhas maturidade suficiente pra não pensar que um ctrl-c ctrl-v vai resolver sua vida ok? 😁

Pro half step sugiro criar uma tabela e colocar ela indexadamente e sequencialmente no port

• Curtir 1
Postado

@.if Ajudou mas agora não sei para onde seguir rs

Realmente não tenho ideia como concluir o código.

É algo que desejo aprender apenas extracurricular... 

Quebra essa rs

• Membro VIP
Postado

Neste caso sua dúvida é ainda mais elementar meu caro.  Sinto mas a este nível teremos sérias dificuldades em lhe conduzir ok? Por gentileza considere começar com a inqueimável etapa de um pisca led... o hello world dos microcontroladores. Mas antes defina qual mc vais usar e qual compilador. Hás de aprender também a ler e interpretar datasheets bem como ter uma noção básica de eletronica, lógicas, operações digitais, linguagem c e alguns etc. Ou seja tens um bom e longo caminho pela frente mas não desista. Vá! Enfrente! Vá em frente! 😁

Pra não dizer que ajudei pouco na sua dúvida cruel, veja isso que simplista

qdQE3cKC0p7SU_bn2IwSgYf15MCGm9J5yTiTAZSUpercebe algo familiar?

E não te acanhes de publicar teus progressos.

tmj 😉

Postado

@CaioSP2021 ,

Não concluímos nada, meu amigo, quem concluí sempre é você kkkkk !

Agora, se coloque em nosso lugar

Para quê iremos resolver o SEU PROBLEMA se você mesmo não quer aprender ?

O interessante é que você fala que "não consegue concluir o código" .... mas me parece que você nem quer COMEÇAR o código também !

Oras, se é extra-curricular, você pode aprender bastante coisa lendo nos sites .... 

Vou lhe dar uma ajuda :

https://circuitdigest.com/microcontroller-projects/interfacing-stepper-motor-with-pic16f877a

Agora você vai entender o porque da pergunta da 

4 horas atrás, .if disse:

tem algo me incomodando na tabela single... 🤔

Boa sorte, meu amigo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!