Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Recentemente fiz um upgrade de um Ryzen 5 3600xt para um Ryzen 9 5900x, juntamente a um WC 240mm (ASUS ROG RYOU), instalei tudo certinho, 2 fans em cima do gabinete jogando ar pra dentro, um atras jogando o ar quente p fora, water cooler na frente pegando o melhor ar, mas em jogos minha CPU ta aquecendo muito :(, bichinho ta batendo 77° em alguns jogos, seria uma temperatura normal ou isto futuramente pode diminuir a vida util do processaodor?.... será que se eu trocar em um WC 360mm ja consigo diminuir uns 10 graus? qualquer coisa faço um undervolting pra diminuir mais ainda

*pasta termica aplicada foi uma silver, ja tenho ela a 1 ano guardada

*water cooler ja vinha com pasta pre colocada, só coloquei um pouco mais no processador 

*meu PC quando esquenta muito, uma das fans sem serem da ASUS começam a piscar em cores diferente 

*na troca do processador, não atualizei BIOS nem nada

*meu fps estava baixo em comparação ao poder de processamento do PC, o que pode causar isso? temp alta? levando em consideração que esse jogo é bem levinho e roda a 200 frames em qualquer config

*eu jogo a 280hz, logo limitar fps pra mim é ruim

* CONFIG :

- placa-mãe: ASUS TUF B550M-PLUS

-processador: Ryzen 9 5900X 

-Placa de vídeo: RTX 2080 SUPER ZOTAC GAMING 

-Memoria: 2X16 3200MHZ HYPERX FURY

-Fonte: N LEMBRO O NOME KKKK 650W BRONZE

-Water cooler: WC 240MM ASUS ROG RYOU

- HD 1TB SEGAYTE 7200RPM

- SSD XPG S50 LITE 1TB 

- 3 FANS FATHERS PICHAU RGB

Sem título.png

WhatsApp Image 2021-12-02 at 13.51.03.jpeg

Postado

Olá @zcas5, boa tarde.

Ryzen 9 é bem esquentadinho, mas aparentemente o seu gabinete não aparenta ter uma boa ventilação, você mencionou que usa as fans de cima para jogar ar pra dentro mas geralmente as fans de cima é pra tirar o ar quente de dentro (já que todo ar quente sempre vai subir) e pra finalizar também percebi que você aplicou mais pasta térmica além do que já vem no wc, lembre-se que muita pasta térmica acaba virando isolante térmico fazendo que ao invés diminua a temperatura acaba subindo a temperatura ainda mais.

Dê atenção a esses pequenos detalhes que poderá sim da uma diferença.

Abraços.

• Curtir 2
  • Amei 1
Postado

@zcas5 Provavelmente você abusou na pasta térmica. A pasta térmica é usada pra preencher as lacunas de ar entre cooler e cpu, o ideal seria o contato perfeito entre cpu e cooler, mas nenhum dos 2 é plano o bastante. Como você deve saber, condutividade térmica entre metais é altíssima, o cobre por exemplo possui 401w de condutividade, pastas térmicas de qualidade possuem 12,5w, em outras palavras você restringiu a condutividade térmica do cooler e cpu por ter abusado na quantia. Tente por apenas um pingo minusculo, deixe que a pressão do cooler espalhe a pasta térmica entre as lacunas de ar.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...