Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 9 5900x batendo 75 °C é normal?


Posts recomendados

Recentemente fiz um upgrade de um Ryzen 5 3600xt para um Ryzen 9 5900x, juntamente a um WC 240mm (ASUS ROG RYOU), instalei tudo certinho, 2 fans em cima do gabinete jogando ar pra dentro, um atras jogando o ar quente p fora, water cooler na frente pegando o melhor ar, mas em jogos minha CPU ta aquecendo muito :(, bichinho ta batendo 77° em alguns jogos, seria uma temperatura normal ou isto futuramente pode diminuir a vida util do processaodor?.... será que se eu trocar em um WC 360mm ja consigo diminuir uns 10 graus? qualquer coisa faço um undervolting pra diminuir mais ainda

*pasta termica aplicada foi uma silver, ja tenho ela a 1 ano guardada

*water cooler ja vinha com pasta pre colocada, só coloquei um pouco mais no processador 

*meu PC quando esquenta muito, uma das fans sem serem da ASUS começam a piscar em cores diferente 

*na troca do processador, não atualizei BIOS nem nada

*meu fps estava baixo em comparação ao poder de processamento do PC, o que pode causar isso? temp alta? levando em consideração que esse jogo é bem levinho e roda a 200 frames em qualquer config

*eu jogo a 280hz, logo limitar fps pra mim é ruim

* CONFIG :

- placa-mãe: ASUS TUF B550M-PLUS

-processador: Ryzen 9 5900X 

-Placa de vídeo: RTX 2080 SUPER ZOTAC GAMING 

-Memoria: 2X16 3200MHZ HYPERX FURY

-Fonte: N LEMBRO O NOME KKKK 650W BRONZE

-Water cooler: WC 240MM ASUS ROG RYOU

- HD 1TB SEGAYTE 7200RPM

- SSD XPG S50 LITE 1TB 

- 3 FANS FATHERS PICHAU RGB

Sem título.png

WhatsApp Image 2021-12-02 at 13.51.03.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @zcas5, boa tarde.

 

Ryzen 9 é bem esquentadinho, mas aparentemente o seu gabinete não aparenta ter uma boa ventilação, você mencionou que usa as fans de cima para jogar ar pra dentro mas geralmente as fans de cima é pra tirar o ar quente de dentro (já que todo ar quente sempre vai subir) e pra finalizar também percebi que você aplicou mais pasta térmica além do que já vem no wc, lembre-se que muita pasta térmica acaba virando isolante térmico fazendo que ao invés diminua a temperatura acaba subindo a temperatura ainda mais.

Dê atenção a esses pequenos detalhes que poderá sim da uma diferença.

 

Abraços.

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zcas5 Provavelmente você abusou na pasta térmica. A pasta térmica é usada pra preencher as lacunas de ar entre cooler e cpu, o ideal seria o contato perfeito entre cpu e cooler, mas nenhum dos 2 é plano o bastante. Como você deve saber, condutividade térmica entre metais é altíssima, o cobre por exemplo possui 401w de condutividade, pastas térmicas de qualidade possuem 12,5w, em outras palavras você restringiu a condutividade térmica do cooler e cpu por ter abusado na quantia. Tente por apenas um pingo minusculo, deixe que a pressão do cooler espalhe a pasta térmica entre as lacunas de ar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!