Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Outro Sistemas Operacionais para Programar


Ir à solução Resolvido por Marlon Vinicius Cardoso,

Posts recomendados

Um ótimo dia a todos! 

Eu gostaria muito de começar a aprender a programar e isso já faz um tempo.

Em uma conversa que tive há alguns dias atrás com um desenvolvedor e analista de sistemas, ele comentou que já fazia mais de 10 anos que ele utilizava apenas Ubuntu, por achar um sistema melhor que o Windows. Isso em qualquer paramêtro, não só para programar, mas também como sistema operacional de "lazer".

 

Afinal, vale a pena trocar o sistema operacional para programar? Ubuntu, Linux ou qualquer outro "Sistema Operacional" realmente dá alguma diferença? Se sim, quais? E por que seria interessante migrar do Windows para Ubuntu (ou qualquer outro sistema)?

Pergunto porque pra ser sincero, nunca tive a vontade de migrar para outro, justamente por ser muito habituado ao Windows, mas preciso dizer que desde que tive essa conversa (e depois de mexer um pouquinho em Ubuntu no notebook dele), me bateu uma certa curiosidade de experimentar outro sistema.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai de cada um e de cada projeto.

Trabalho com um programador que usa o Windows, e tem maquinas virtuais com Linux. Mas trabalha mais com o Windows no que tange programação. Vai para o ambiente Linux só quando precisa realizar algum teste.

O ideal se você nunca usou o Linux seria começar com um ambiente virtualizado.

Eu mesmo, que nem programador sou, tenho três maquinas Linux com finalidades distintas (desde um Kali Linux até um Debian).

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @pedro.moura, boa tarde.

 

Eu uso o Linux Mint para programar em Python e Java, me atende super bem (principalmente por ser um notebook mais antigo), é leve, simples e tem a mesma cara do Windows. Porém é de finalidade de cada um, geralmente para testes de segurança eu iria de Kali Linux, para mexer com a parte de rede e outras coisas mais complexas eu iria de Debian Linux e assim vai... 

 

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, pedro.moura disse:

@Marlon Vinicius Cardoso @Openkore Então não há bem uma razão para usar APENAS linux e ubuntu? Mas é interessante ter máquinas (seja virtual ou não) para fazer testes específicos nesses sistemas?

 

Ubuntu é Linux, é uma distribuição assim como o Mint que eu citei, geralmente no início pra quem quer começar com Linux eu sempre indico o Mint, principalmente por geralmente estar saindo de um Windows.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Marlon Vinicius Cardoso disse:

 

Ubuntu é Linux, é uma distribuição assim como o Mint que eu citei, geralmente no início pra quem quer começar com Linux eu sempre indico o Mint, principalmente por geralmente estar saindo de um Windows.

Bacana, não sabia disso.

Mas e se eu programasse algo em Linux, eu teria que dá mesma forma ficar atento com a compatibilidade com o Windows? Ou com o Windows essa questão é mais "fácil?"

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, pedro.moura disse:

Bacana, não sabia disso.

Mas e se eu programasse algo em Linux, eu teria que dá mesma forma ficar atento com a compatibilidade com o Windows? Ou com o Windows essa questão é mais "fácil?"

 Você quer saber se você programar algo em Linux ele iria rodar em Windows? Aí depende da linguagem, tecnologias e questões/características da programação.

No JAVA por exemplo você pode programar em Windows que ele irá rodar até no celular, geladeira, carro e etc porque ele usa uma máquina virtual java (JVM) para compilar para diferentes versões de sistemas operacionais. Aí é pesquisar o que você quer e o que será melhor, mas Linux pra programação eu prefiro bem mais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
1 minuto atrás, pedro.moura disse:

@Marlon Vinicius Cardoso Bacana, estou tentado a experimentar Linux.

Linux Mint então é a melhor opção? Vou dar uma pensada a mais sobre o assunto e começar, então.

 

De início pelo menos para você se adaptar acho que seria legal sim, claro que futuramente quando você pegar o jeito da coisa talvez não vá te atender mais, mas eu por exemplo comecei e estou nele ainda porque ainda atende para o que eu preciso, pois como eu disse depende do uso de cada um.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...