Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@.if O minimalismo do cabo fez crescer a eletrônica. Isso é técnica de telefonia, tem até CIs dedicados a isso. E se passa voz dá para passar trem de dados de forma bidirecional. O ciclo vai de 80us a 4ms, está dentro da frequência de voz. O cabo de 2 pares sai por menos de 60 centavos o metro fazendo compra de 100m. Comprando 305m sai por pouco mais de 40 centavos. E isso porque estou comprando de revenda mais intermediação de Mercado Livre. Havendo sucesso será compra direta, vai cair no mínimo 50% este custo. O consumidor padrão se contenta com 10m, poucos necessitarão de tamanhos maiores. A ideia de rádio Lora está pensada para aplicações rurais (bebedouro de animais no pasto e reservatórios). Uma plaquinha solar tamanho A4 + uma pequena bateria de chumbo 6V + eletrônica simples resolve.  Isso será uma segunda etapa.

• Membro VIP
Postado
26 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

O consumidor padrão se contenta com 10m,

Perdão mas não havia percebido o tamanho. Este tamanho é pouco e está sujeito a pouca mas quiçá considerável interferência.

17 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

O minimalismo do cabo fez crescer a eletrônica.

Se você diz então tá amigo. Me permita registrar mais uma ligeira vantagem de 2 fios: precisa de menor conhecimento para instalação e troca. Permita-me também sugerir que deixe a ideia em banho maria bem como as demais que vos dei no tocante às prováveis irregularidades, instabilidades, ruídos e afins. E concordo sim: se um pequeno aumento da eletronica não lhe causar uma média ou grande melhoria, pode sim ser descartado ok?

Pra concluir, lembremos que minhas ideias são sementes apenas. A fertilidade da terra do outro lado do monitor é por conta de quem está lendo... não necessariamente você mas alguém que em algum momento no futuro passe por dilemas similares ok? Espero que não seja seu concorrente...😁

abç & sucessos...  e boa sorte nos experimentos 😉

• Obrigado 1
Postado

@.if Seu entusiasmo em acompanhar o tópico é bom, várias cabeças sempre pensam melhor. A ideia de se colocar o circuito de descarga e comparação próximo a sonda é excelente solução caso 1 par bem trançado e soldável não resolva. Testes, testes e testes, apenas eles nos informam se o dragão tem 7 cabeças ou apenas 2. Passando este teste será feito um segundo numa sonda de 2m onde o passeio de fio previsto deve dar uns 30m. O projeto completo prevê várias etapas, a comunicação HMI é uma delas mas estou indo por partes. A atual calibração está sendo escrita de forma direta na programação. Isso é bom para o hobista que vai fazer 1 peça para si mas não rola na produção comercial, gera muito atendimento. Já tenho alguns rascunhos de como enfrentar isso mas só me dedicarei depois de resolvida a atual etapa. Não me abandone, conto com seu entusiasmo e ideias.

• Haha 1
Postado

Confesso que a discussão superou meu nível de conhecimento a um bom tempo.

Mas rapidamente vi uma discussão:
-fio + barato que eletrônica
-Uso de mais de um arduino

Então, me permita uma ideia diferente: Um fio p/ cada leitura de nível, como fiz com 4 aqui, mas se vai ter um arduino só pra leiutura, pode usar até 18 pinos (porque precisaria 2 p/ a comunicação). Fiz um desenho só de 4 p/ facilitar o entendimento da ideia.
image.png.fd347a5b04faf380f15b12da707ec2bc.png

Postado

@Thiago Miotto Grato pela postagem. Essa ideia tem aos montes já sendo vendidas na internet. Se digitar nível d'água no google imagens, verás dezenas desses. Fazem com tubo de PVC, parafuso de aço inox e por aí vai. Ter a medida exata do nível pode até ser uma frescura mas ter um diferencial é sempre bom. Display 16x2 ou um OLED (não me decidi ainda), 2 relés de saída para bombas e mais algumas funcionalidades fazem parte do projeto. Já há a venda um que sai por mais de 600 reais. Pretendo colocar na praça por menos de 200 já IOT, o ESP básico é barato, menos de 1USD, o tape reel vem com 600 pçs. Os mc ARM, em especial os da ST são baratos e processam muito bem grandes números, há cada vez mais bibliotecas e exemplos disponíveis no Github, é uma festa.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!