Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

vou criar um fila , onde se insere numeros ,como eu crio a função de calcular o segundo maior elemento dessa fila ?

#include 

struct Fila {
    int capacidade;
    float *dados;
    int primeiro;
    int ultimo;
    int nItens; 
};

void criarFila( struct Fila *f, int c ) { 
    f->capacidade = c;
    f->dados = (float*) malloc (f->capacidade * sizeof(float));
    f->primeiro = 0;
    f->ultimo = -1;
    f->nItens = 0; 
}

void inserir(struct Fila *f, int v) {
    if(f->ultimo == f->capacidade-1)
        f->ultimo = -1;

f->ultimo++;
    f->dados[f->ultimo] = v; // incrementa ultimo e insere
    f->nItens++; // mais um item inserido
}

Postado

void maiorMenorElemento( fila *f)
{
if(vaziaFila((f))
return 0;
int maior ,menor,i;
maior=f.elemento[f.frente];
menor=f.elemento[f.frente];

for(i=f.frente;i<-f.final;i++)
{
if(f.elemento[i]>maior)
maior-f.elemento[i];
if(f.elemento [i]<menor)
menor-f.elemento[i];

}
printf("Maior :%d :",maior);
return 1;
}

Postado
9 horas atrás, Anny Silva disse:

vou criar um fila , onde se insere numeros ,como eu crio a função de calcular o segundo maior elemento dessa fila ?

:) Você em recebido projetos curiosos. Depois de achar uma proporção de elementos pares numa pilha de números agora precisa do segundo maior elemento numa fila. 

Alguém está subvertendo a noção de estruturas de dados no seu curso. 

• numa pilha não há sentido em calcular valores estatísticos do conteúdo. Nada do conteúdo. Todo o sentido de implementar uma pilha é esconder TODOS os elementos EXCETO o primeiro. Isso é pilha. Insere, Remove, Olha o topo. Só isso. Quando se precisa de mais que isso não se usa uma pilha
  • numa fila importa o tamanho da fila, o próximo e em alguns casos o tamanho. Se o importante é o tamanho insere na ordem. Precisa do segundo maior? Se tiver ao menos dois será primeiro->prox.

De todo modo se precisa escrever isso apenas melhore sua estrutura e coloque lá o maior e o segundo maior, por exemplo...

Escreva em torno dos dados 

Sua fila não é de números reais. É de nós, como toda fila. E os nós apontam para números reais.

Veja esse trecho:

typedef float Dado;

typedef struct st_node
{
    Dado*           dado;
    struct st_node* ant;
    struct st_node* prox;

} Node;

typedef struct
{
    int   capacidade;
    int   nItens;
    Node* primeiro;
    Node* ultimo;

Node* maior;    // se precisa disso
    Node* segundo;  // o mais simples e manter aqui

} Fila;

Fila* criar();
Fila*  apagar(Fila* fila);
int   inserir(Dado* dado, Fila* elemento);

Exceto pelos campos maior e segundo esse é o modo comum de escrever isso. E é comum porque é mais fácil, mais flexível e seguro.

Evite retornar void. Em geral é um desperdício. Retorne algo. E receba argumentos.

Postado
1 hora atrás, Anny Silva disse:

@arfneto  meu professor que passaa esses exercicios ,tenho um exercicio onde tem que criar uma  arvore binária e calcular a média ponderada dos elementos ,onde usa o nivel como peso !

Wow! Ao menos é coerente: nada a ver aquele uso da pilha, ou esse da fila ou o próximo com as árvores. Em geral se usaria uma árvore para percurso, representar estruturas, grafos, caminhos, dicionários.

Ele quer fugir do comum. E do útil. E da razão das estruturas de dados. Pode ser divertido. Útil não é. :) 

Postado

De todo modo acho que deve programar as estruturas normalmente. E depois pode usar as 2 opções comuns:

• coloca na estrutura os valores que precisa para calcular as métricas, e mantem atualizado
  • uma um algoritmo qualquer de percurso --- claro, isso não existe para pilhas --- e faz os cálculos. 

O enunciado exige manter a estrutura intacta depois do cálculo? 

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, arfneto disse:
  • coloca na estrutura os valores que precisa para calcular as métricas, e mantem atualizado
  • uma um algoritmo qualquer de percurso --- claro, isso não existe para pilhas --- e faz os cálculos. 

Uma das duas opções, eu queria dizer. Ou acumula durante o uso ou extrai apenas quando pedido

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...