Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador novo desligando sozinho aleatoriamente


Posts recomendados

Olá.

Na última Black Friday comprei as peças do meu tão sonhado computador. Ontem contratei um montador bom que conheço desde pequeno para montar e, infelizmente, quando começamos a testar, o PC está desligando em momentos aleatórios (pode ser poucos segundos depois que liga, mas também já chegou a durar pouco mais de 50 minutos sem desligar). No pouco tempo que permanece ligado, ele funciona perfeitamente. Segue as especificações:

 

CPU: i5-10400F

Placa-mãe: ASUS Prime B460M-K

GPU: Gigabyte Nvidia GTX 1650 GDDR6 4GB

RAM: 16GB (2x8GB Crucial Ballistix DDR4 3000mHz)

Fonte: Pichau Nidus 500W 80+ Bronze

Armazenamento: SSD Kingston 240 GB Sata; HD WesternDigital 1TB 3.5" SATA III

Gabinete: Sharkoon TG5 com 4 fans

 

Estou desesperado por não fazer a menor ideia do que está acontecendo, pois simplesmente desliga sem nem dar algum sinal de aviso. Realizamos testes com alguns programas (CPU-Z, Aida64, HWMonitor) e tudo aparenta estar bem, com temperaturas de CPU, placa-mãe e GPU na faixa dos 50~60.

 

Nós suspeitamos que pudesse ser a RAM, pois havia um fio de cabelo ruivo enrolado nos componentes de uma delas, mas não temos como comprovar a suspeita.

 

Alguém pode me ajudar a descobrir o que seja ou qual pode ser a raiz do problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Defeito na RAM geralmente provoca tela azul e/ou reset do sistema, não desligamento completo.

De todo modo, você pode realizar diagnóstico de memória (DIGANÓSTICO DE MEMÓRIA DO WINDOWS E/OU MEMTEST86) para verificar se as memórias estão ok.  Senão conseguir realizar o teste o seu PC, tente testar em outro.

Desligamento aleatórios GERALMENTE são causados por defeito na fonte de alimentação ou na placa-mãe,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flávio Pedroza estou com medo de ficar ligando ele pra depois ele desligar, pois já foram muitas vezes. Porém, o programa Aida64 testou ontem as RAMs especificamente e estava tudo ótimo com as frequências, latencias, tensões e temperaturas...

 

Mas realmente suspeito que não seja a RAM pelo que você falou, se fosse elas daria algum tipo de aviso ou a tela azul.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...