Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe não salva configurações, não reconhece HD e demora para ligar


JeanVP

Posts recomendados

Oi galera, recentemente, meu pc estava demorando pra ligar, e eu pensei "deve ser a fonte"
troquei pra uma antiga, funcionou, usei ontem o dia todo, mas hoje o mesmo problema aconteceu.

e com "demorando pra ligar" significa que eu estava apertando no power, e não estava acontecendo nada. Mas aí, o pc decidia ligar sozinho de novo.

 

Hoje de manhã acordei e decidi fazer a mesma coisa, tentar ligar normalmente.

Tentei, deu o mesmo problema, apertei no power e não tava querendo ligar, e depois de uns 3 minutos, ligou.

 

Questão é, depois que essa última "ligada" ocorreu, a placa entrou na BIOS automaticamente, e não estava reconhecendo meu HD.

Então eu tirei da tomada, esperei um tempo, botei de novo, religuei o computador e ele bootou, sem problema.

 

Aí fico nessa dúvida, o que carambas tá acontecendo?

A esse ponto eu tenho certeza que a placa-mãe ta morrendo, mas tem algo que eu possa fazer pra consertar?
Ah, fora isso, a bateria da BIOS dela também tá ruim, não tá salvando nenhuma config, e ontem também fiz a troca pra uma bateria antiga, e mesmo assim não segurou as conf.

Ah e outra pergunta: é seguro eu continuar usando o pc? Uso ele pra trabalho, e simplesmente esse erro acontecer antes de eu receber, é osso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JeanVP

Para melhor a comunidade lhe ajudar, por favor nos informe a configuração completa de seu PC, incluindo o modelo e marca da fonte de alimentação.

 

27 minutos atrás, JeanVP disse:

Ah, fora isso, a bateria da BIOS dela também tá ruim, não tá salvando nenhuma config, e ontem também fiz a troca pra uma bateria antiga, e mesmo assim não segurou as conf.

Bateria fraca ou sem mais energia não segura mais as configurações mesmo, e neste caso recomendo que utilize uma bateria nova. Trocar uma "ruim" por uma antiga já usada não adiante nada.

 

27 minutos atrás, JeanVP disse:

Questão é, depois que essa última "ligada" ocorreu, a placa entrou na BIOS automaticamente, e não estava reconhecendo meu HD.

Botar uma bateria nova pode ajudar, como também checar os fios e cabos dentro do gabinete.

 

Aliás, quanto a alimentação de energia, você liga o PC diretamente na tomada ou usa estabilizador/filtro de linha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, Lost Byte disse:

@JeanVP

Para melhor a comunidade lhe ajudar, por favor nos informe a configuração completa de seu PC, incluindo o modelo e marca da fonte de alimentação.

 

Bateria fraca ou sem mais energia não segura mais as configurações mesmo, e neste caso recomendo que utilize uma bateria nova. Trocar uma "ruim" por uma antiga já usada não adiante nada.

 

Botar uma bateria nova pode ajudar, como também checar os fios e cabos dentro do gabinete.

 

Aliás, quanto a alimentação de energia, você liga o PC diretamente na tomada ou usa estabilizador/filtro de linha?

Sempre direto da tomada, utilizando um benjamin.

 

As configurações atuais do meu PC são:
i3-9100F

H310M E R2.0 (ASUS)

Corsair VS400 (anteriormente estava usando uma Pichau Nidus 500w, mas como eu disse, troquei ela ontem pra verificar se o problema parava)

16 GB DDR4 2400MHZ

Placa de Vídeo GTX 960


O problema real aqui, que estou tendo mais preocupações, é a demora pra ligar após apertar o botão power.

A placa recebe energia da fonte, porém não liga, e eu tenho que esperar a placa-mãe estar toda energizada pra aí sim, funcionar.

 

Esse negócio da bateria sem carga, ela pode ocasionar todos esses problemas? Da placa-mãe não reconhecer o HD, o pc não ligar de primeira e etc?

Estou utilizando o pc agora, depois de umas tentativas tentando ligar hoje de manhã, finalmente ligou com o HD e todas as configurações normalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, JeanVP disse:

Vou ir no centro ainda hoje, e verifico isso

Passei lá no centro, peguei essa pilha aqui image.png.5e1e952e678c113faa059c1c8f0e5d09.png

dá pra usar, né não?

 

Usei o pc o dia todo hoje, mas assim que o tempo esfriar, e desligar ele, vai dar problema de novo.

 

Então, antes q isso ocorra, troco amanhã quando tiver tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, JeanVP disse:

Esse negócio da bateria sem carga, ela pode ocasionar todos esses problemas? Da placa-mãe não reconhecer o HD, o pc não ligar de primeira e etc?

Talvez não seja a raiz do problema, mas contribui. Toda hora resetando o BIOS a placa precisa sempre verificar todos os componentes novamente, e isto tende de certa forma a atrapalhar.

 

11 horas atrás, JeanVP disse:

Sempre direto da tomada, utilizando um benjamin.

Benjamin não é recomendado sendo o ideal  plugar o cabo da fonte em uma conexão nativa correspondente, como o formato brasileiro de 3 pinos. Usar um adaptador destes a longo prazo pode ocasionar problemas (o seu pode ser um deles). Quando trocar a bateria da placa-mãe, sugiro que tente ligar o monitor e PC com ambos diretamente na tomada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Lost Byte disse:

Talvez não seja a raiz do problema, mas contribui. Toda hora resetando o BIOS a placa precisa sempre verificar todos os componentes novamente, e isto tende de certa forma a atrapalhar.

 

Benjamin não é recomendado sendo o ideal  plugar o cabo da fonte em uma conexão nativa correspondente, como o formato brasileiro de 3 pinos. Usar um adaptador destes a longo prazo pode ocasionar problemas (o seu pode ser um deles). Quando trocar a bateria da placa-mãe, sugiro que tente ligar o monitor e PC com ambos diretamente na tomada.

Isso é... de certa forma, um problema sim.
Ontem, usei o pc o dia inteiro, com aquela bateria de uma placa-mãe antiga. Vi que ela tava segurando as configurações, e hoje de manhã eu liguei, não demorou quase nada pra o power responder sua função, e depois disso apareceu aquela tela de apertar F1, tava reconhecendo HD, configurações anteriores e etc... só que o relógio da BIOS tava uns 40 minutos atrasado.

Como você disse, talvez não seja a raíz do problema, mas que de certa forma atrapalha, atrapalha.

 

Sobre o benjamin, eu não tenho muita opção infelizmente. Aqui, onde o pc fica, no estabelecimento da minha mãe, a tomada que tem ao lado dele só suporta até dois pinos e em uma única conexão, ou seja, eu só consigo conectar uma tomada por vez. A de três está um pouco longe, e eu precisaria de um cabo de pelo menos 6m pra encaixar lá.

 

Uma opção seria levar o computador até o meu quarto, onde eu usava ele normalmente, mas como tive que fazer essa troca, de trazer o PC do quarto para cá, acabei ficando sem muitas opções. Meu quarto possui duas tomadas de 3 pinos com aterramento, o suficiente pra ligar o monitor e o pc junto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, JeanVP disse:

Sobre o benjamin, eu não tenho muita opção infelizmente. Aqui, onde o pc fica, no estabelecimento da minha mãe, a tomada que tem ao lado dele só suporta até dois pinos e em uma única conexão, ou seja, eu só consigo conectar uma tomada por vez. A de três está um pouco longe, e eu precisaria de um cabo de pelo menos 6m pra encaixar lá.

O bom seria trocar a padrão da tomada pedindo para alguém de confiança ou eletricista. Para ligar mais de um equipamento, você depois pode usar um filtro de linha da Clamper por exemplo, sendo ele um bom dispositivo de proteção contra surtos de tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Lost Byte disse:

O bom seria trocar a padrão da tomada pedindo para alguém de confiança ou eletricista. Para ligar mais de um equipamento, você depois pode usar um filtro de linha da Clamper por exemplo, sendo ele um bom dispositivo de proteção contra surtos de tensão.

Quem sabe, sim.
Eventualmente, vou tirar o PC daqui e voltar pro quarto, mas por enquanto, vou ficar verificando o pc essa semana, se for só problema de curto da bateria, ótimo, mas se voltar a ocorrer, mando mensagem no tópico de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje, após dois dias sem dores de cabeça, o problema voltou a ocorrer.

Dessa vez, já troquei pra pilha nova, e ligou normalmente.

 

Mas, esse problema aqui só volta a ocorrer toda vez que o tempo esfria, e ele desiste de ligar.

 

Agora, com a bateria nova, vou ver se o problema para de ocorrer. Mas eu acho que seja isso mesmo, deve ser algo mais próximo da parte da BIOS que tá impedindo o PC de ligar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltando de novo no tópico pra avisar que, os últimos dois dias foram complicados pra ligar o pc. O problema ocorreu de novo, só que agora a frequência está muito maior, e o tempo que tenho que esperar pra o pc dar sinal de vida, também. Não faço ideia do que fazer, seria melhor comprar uma nova placa-mãe, ou mandar pro técnico?

Ah, e mais uma coisa, tem chance de queimar outros componentes se eu continuar usando o pc desse jeito? Porque, após ele ligar, esse problema para de ocorrer, e eu consigo usar o computador normalmente, sabe, jogar jogos pesados, navegar na internet, sem problema algum. Ou seja, o problema só ocorre mesmo após o tempo esfriar, ou como dizem, o sistema entrar em "cold boot"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!