Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena fazer overclock nos Ryzen G?


theleigo

Posts recomendados

Boa noite galera! Como podem ver no meu nick, sou sim, leigo. Sobretudo em OC. Sou apenas um entusiasta. Mas vamos lá.

 

Como podem ver na aba ''Meu PC'' aqui do Fórum, eu possuo um Ryzen 5 5600G. Fiz um pequeno undervolt nele pois, convenhamos, a tensão que a AMD coloca em seus processadores, por padrão, é absurda (1.45v). 

Fiz também um pequeno OC no clock da CPU (de 3.9ghz para 4.0ghz), a fim de equilibrar o undervolt. 

image.png.6de9e4191b5e17575f054a732b6295c5.png

 

A minha pergunta é básica, e será direta: 

 

Vale a pena fazer overclock nessa Vega integrada ao processador? Se sim, será que terá alguma mudança significativa quanto aos FPS? (sei que vão dizer ''teste, e você verá''. Mas, a minha pergunta é mais geral, estou falando das APUs em geral.) É realmente viável fazer OC nesses gráficos integrados? 

 

E outra pergunta: Aumentar o clock do processador, ajuda o gráfico integrado? (sei que OC no processador é maravilhoso para GPU off-board, mas e quanto aos gráficos integrados?)

 

Bom, muito obrigado a todos que me responderem! 

 

(e perdoem-me se eu disse algo errado!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, theleigo disse:

Vale a pena fazer overclock nessa Vega integrada ao processador? Se sim, será que terá alguma mudança significativa quanto aos FPS? (sei que vão dizer ''teste, e você verá''. Mas, a minha pergunta é mais geral, estou falando das APUs em geral.) É realmente viável fazer OC nesses gráficos integrados? 

@theleigo Depende, não sei muito sobre overclock mas já vi alguns testes sobre isso, sim o overclock na iGPU pode dar um boost no desempenho mas também há muitos outros fatores, clock da RAM, se a iGPU chega ao clock e se esse overclock irá fazer diferença.

Eu vi uma live da Adrenaline que eles tacaram um overclock absurdo em um 5700G, quando funcionava dava para ver um ganho bom de desempenho, mas era super instável, um overclock básico pode ser interessante, mas pode ter 0 efeitos, é algo que tem que testar e ver por conta própria.

Alias certifique-se de ter uma fonte boa e um cooler/air flow bom para poder esfriar tudo, além de uma placa-mãe que aguente o OC.

20 minutos atrás, theleigo disse:

E outra pergunta: Aumentar o clock do processador, ajuda o gráfico integrado? (sei que OC no processador é maravilhoso para GPU off-board, mas e quanto aos gráficos integrados?)

Sim e não, se o limitador for o processador sim é algo que pode ajudar, mas no caso dos 5000G que o limitador é a iGPU terá 0 pra pouca diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, PlayerUzumaki disse:

Alias certifique-se de ter uma fonte boa e um cooler/air flow bom para poder esfriar tudo, além de uma placa-mãe que aguente o OC.

Minha config é feita pra OC! HAHA

Tenho uma Seasonic Gold 500w 

O gabinete ta equipado com um kit de fans 

E to usando um water cooler Symphony de 120mm. 

 

2 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

clock da RAM, se a iGPU chega ao clock e se esse overclock irá fazer diferença.

A frequência da RAM acaba sendo fundamental para a capacidade que a APU tem de fazer seu trabalho. Nesse sentido, é mais viável um OC nas memórias ou na Vega? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@theleigo

1 minuto atrás, theleigo disse:

A frequência da RAM acaba sendo fundamental para a capacidade que a APU tem de fazer seu trabalho. Nesse sentido, é mais viável um OC nas memórias ou na Vega? 

Isso depende, se a RAM já for de uma velocidade decente (algo de 3200 a 3600mhz) não haverá muita diferença em tal, e um overclock no iGPU como eu disse é coisa de fazer testes, pode ser que ele pare de aumentar com um OC de 50mhz ou só pare com 500mhz, vai depender muito da sorte e se terá alguma diferença.

 

2 minutos atrás, theleigo disse:

E to usando um water cooler Symphony de 120mm. 

 

Isso ai não foi uma boa escolha, watercooler de 120mm é pior que a maioria dos air coolers de 100 a 150 reais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

watercooler de 120mm é pior que a maioria dos air coolers de 100 a 150 reais.

De fato. Mas esse WC ta tankando de boa a config. Não tenho muito a reclamar. Meu gabinete é M-ATX não rola de por + que 120mm. Peguei ele bem barato, então não acho que foi uma compra muito ruim.

Bateu 57 graus nos testes de stress do CPU-z, com a tensão do processador em 1.275, como mostram os prints a seguir: 

E ainda to usando uma pasta térmica bem meia boca. 

 

image.thumb.png.28849f597152384715e43cf727634ca4.pngimage.png.333f38692c17af4b1cd4ae09429f7f7f.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, mineirimbb disse:

Foi ironia certo? 

Obviamente não foi. Minha configuração é full entrada, um OC rígido nessas peças aqui não seria nada. 

 

 

 

 

Ou seria? 

15 minutos atrás, mineirimbb disse:

fonte de 500w?

Quanto você acha que uma APU com overclock consome? 500w segura uma RTX 3070 sozinha. Sobrando, talvez. 

 

Dizer que um mísero Ryzen 5 5600g consumiria a minha fonte toda é brincadeira. 

 

A pergunta eu volto pra ti, foi ironia isso? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@theleigo WC de 120mm é bem fraco.

 

Recomendo ver as lives do Teclab. Em uma demonstraram o erro básico de achar que uma por uma fonte de X Watts segurando um sistema sem OC aguenta um OC. O sistema estava usando pouco mais de 500w, foi só fazer OC (nem:foi muito) e dava picos de 700. 200w a mais. 

 

22 horas atrás, theleigo disse:

Mas, a minha pergunta é mais geral, estou falando das APUs em geral

Cada setup é único. Não é porque alguém conseguiu que você usando as mesmas peças irá conseguir (ou vice versa). Você tem que ir testando pra ver onde seu setup aguenta e qual o ganho (de novo, independente se outros PCs similares conseguiram ou não). Se não viu os vídeos do Teclab temos do Adreline. Eles ficam testando até onde o setup aguenta. Mesmo eles que vivem fazendo reviews não sabem dizer qual será o ganho do equipamento que estão usando sem testar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...