Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom galera, acabei de montar meu computador com as seguintes config:

placa-mãe: MSI B550 BAZOOKA

Processador: Ryzen 5 5600g + cooler que vejo junto

Memória: Gloway 16gb (8x2) 

SSD crucial 480gb

Fonte: EVGA 450w 80+ bronze (usada por mim mesmo)

Após montado, percebi que quando eu ligava, entrava automaticamente na BIOS invés de inicializar. após trocar o BIOS mode de UEFI para CSM/Legacy, inicializou.

Porém, o computador reinicia segundos dps de entrar na área de trabalho. No gabinete nada para de funcionar durante o reiniciamento, simplesmente a tela escurece e a inicialização acontece.

Quando estou na BIOS ele não reinicia, nem quando a tela de reparo do windows está a mostra, somente reinicia quando o PC inicializa. No modo segurança também reinicializou sozinho.

Gostaria de saber se tem alguma coisa a ver com o windows ou se é alguma peça do PC que possa estar com defeito.

Postado

@Le0o Mantém UEFI ativada, deixar em modo legacy hoje em dia, somente computadores antigos que não tem suporte para tal.

O modo de inicialização precisa estar no mesmo padrão que o Windows instalado, Ele está reiniciando direto provavelmente pois o Windows foi instalado em MBR ou GPT e o BIOS está diferente, algumas vezes iniciando de modo errado pode ter corrompido a inicialização do Windows e mesmo que "volte o BIOS para o certo" o Windows não vai iniciar.

Antes de formatar procura o modelo/versão correta no fabricante da placa-mãe e atualiza sua versão do BIOS e vai testando, senão deu certo, deixa o BIOS em UEFI e formata o Windows em UEFI também.

• Curtir 1
Postado
30 minutos atrás, LuisJacaranda disse:

@Le0o Mantém UEFI ativada, deixar em modo legacy hoje em dia, somente computadores antigos que não tem suporte para tal.

O modo de inicialização precisa estar no mesmo padrão que o Windows instalado, Ele está reiniciando direto provavelmente pois o Windows foi instalado em MBR ou GPT e o BIOS está diferente, algumas vezes iniciando de modo errado pode ter corrompido a inicialização do Windows e mesmo que "volte o BIOS para o certo" o Windows não vai iniciar.

Antes de formatar procura o modelo/versão correta no fabricante da placa-mãe e atualiza sua versão do BIOS e vai testando, senão deu certo, deixa o BIOS em UEFI e formata o Windows em UEFI também.

Com UEFI o PC n reconhece o SSD, só reconhece em modo legacy.

A BIOS já está na última versão. Mas vou fazer como disse então, formatarei o windows em UEFI e verei se inicia sem problemas.

valeu pela ajuda 

Postado

@Le0o Siga as dicas do colega @LuisJacaranda , mas observe duas coisas também: Na hora de criar sua mídia de instalação (pendrive), use a ferramenta oficial da Microsoft, pois ela funcionará corretamente e utilizará a ISO mais recente do site da Microsoft automaticamente (não precisa baixar ISO). Além disso, se estiver com o XMP ligado na sua BIOS, ele pode causar instabilidade no seu sistema e ocasionar o problema citado. Desligue o XMP e teste iniciar seu sistema antes de tentar reinstalá-lo. Se funcionar normalmente, então seu problema já estará resolvido, mas se tiver instalado seu sistema no modo legacy ainda precisará reinstalá-lo no modo UEFI, lembrando sempre que seu SSD precisa ter sido iniciado em sistema de arquivos GPT e é muito recomendado particioná-lo, deixando de 100 a 150 GBs para o sistema, o restante reservado para arquivos pessoais. Sobre como fazer o particionamento e gerenciar sua instalação para facilitar futuras manutenções, leia este tópico: https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1528995-como-preparar-seu-pc-após-a-montagem-instalação-do-sistema-configurações-etc/

Se o XMP realmente estiver instável, o que seria bem comum com memórias Gloway que são de baixa qualidade, geralmente dá para estabilizá-lo aumentando 0.05V na tensão de operação, o que é seguro e é necessário em overclocks (XMP é o mesmo que overclock e já aumenta a tensão de 1.2 para 1.35V automaticamente ao ser ativado). 

Postado
5 horas atrás, WOZ Dods disse:

@Le0o Siga as dicas do colega @LuisJacaranda , mas observe duas coisas também: Na hora de criar sua mídia de instalação (pendrive), use a ferramenta oficial da Microsoft, pois ela funcionará corretamente e utilizará a ISO mais recente do site da Microsoft automaticamente (não precisa baixar ISO). Além disso, se estiver com o XMP ligado na sua BIOS, ele pode causar instabilidade no seu sistema e ocasionar o problema citado. Desligue o XMP e teste iniciar seu sistema antes de tentar reinstalá-lo. Se funcionar normalmente, então seu problema já estará resolvido, mas se tiver instalado seu sistema no modo legacy ainda precisará reinstalá-lo no modo UEFI, lembrando sempre que seu SSD precisa ter sido iniciado em sistema de arquivos GPT e é muito recomendado particioná-lo, deixando de 100 a 150 GBs para o sistema, o restante reservado para arquivos pessoais. Sobre como fazer o particionamento e gerenciar sua instalação para facilitar futuras manutenções, leia este tópico: https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1528995-como-preparar-seu-pc-após-a-montagem-instalação-do-sistema-configurações-etc/

Se o XMP realmente estiver instável, o que seria bem comum com memórias Gloway que são de baixa qualidade, geralmente dá para estabilizá-lo aumentando 0.05V na tensão de operação, o que é seguro e é necessário em overclocks (XMP é o mesmo que overclock e já aumenta a tensão de 1.2 para 1.35V automaticamente ao ser ativado). 

Então, desativei o XMP mas o problema continuou.

Fiz o pendrive bootavel com windows 10 mas não consigo instalar. Quando termina a instalação e o sistema diz que o PC reiniciará para prosseguir, ele reinicia mas a instalação não prossegue e acaba dando erro na instalação, me forçando a instalar tudo dnv e criando assim, um loop.

Já formatei o SSD e converti para GPT.

Agora até na BIOS o sistema tá reiniciando, não tá dando pra fazer nada

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, Le0o disse:

Fiz o pendrive bootavel com windows 10 mas não consigo instalar. Quando termina a instalação e o sistema diz que o PC reiniciará para prosseguir, ele reinicia mas a instalação não prossegue e acaba dando erro na instalação, me forçando a instalar tudo dnv e criando assim, um loop.

Você deixou a BIOS no modo UEFI? Iniciou pelo pendrive usando também o UEFI? Como criou seu pendrive, com a ferramenta oficial da microsoft que baixa a ISO automaticamente?

2 minutos atrás, Le0o disse:

Agora até na BIOS o sistema tá reiniciando, não tá dando pra fazer nada

Isso é um indicativo muito ruim. Você fez update da BIOS antes de começar tudo isso? Lembrando que nessa MB você pode fazer update com o PC desligado.

Já olhou suas temperaturas?

Postado
14 minutos atrás, Le0o disse:

Já formatei o SSD e converti para GPT.

Como assim você formatou e DEPOIS converteu?

Quando o BIOS e o pendrive com a imagem estão em UEFI, não precisa converter ou fazer qualquer comando a mais, apenas seguir a instalação normal do Windows.

O BIOS tem que estar em UEFI (Security boot habilitado ou não, "dá no mesmo")

A .Iso do Windows senão foi baixando pelo MediaCreationTools, precisa confirmar se a gravação foi feita em UEFI TAMBÉM (EX. o YUMI tem 2 versões do programa sendo mbr e uefi)

No geral existe uma possibilidade do seu sdd está om problema.

• Curtir 1
Postado
17 minutos atrás, LuisJacaranda disse:

No geral existe uma possibilidade do seu sdd está om problema.

Para diagnosticar o SSD é necessário rodar o Crystaldiskinfo. Se não consegue rodar o sistema para fazer isso, pode usar o Hiren's BCD num pendrive para carregar o windows 7 portátil e rodar o Crystal por ele.

Postado
30 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Você deixou a BIOS no modo UEFI? Iniciou pelo pendrive usando também o UEFI? Como criou seu pendrive, com a ferramenta oficial da microsoft que baixa a ISO automaticamente?

Sim

Sim

Sim

31 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Isso é um indicativo muito ruim. Você fez update da BIOS antes de começar tudo isso? Lembrando que nessa MB você pode fazer update com o PC desligado.

Já olhou suas temperaturas?

Fiz pois a placa-mãe é nova, atualizei a BIOS antes de instalar o processador Ryzen 5 5600g

As temperaturas tão abaixo de 40

21 minutos atrás, LuisJacaranda disse:

Como assim você formatou e DEPOIS converteu?

Sim, eu formatei durante a instalação do windows, naquela parte que pede para escolher o dispositivo que desejo instalar o windows. Abri o prompt de comando com shift + f10 - diskpart - list disk - select disk 0 - clean - convert gpt - exit - exit. Aí instalei o windows no SSD.

26 minutos atrás, LuisJacaranda disse:

Quando o BIOS e o pendrive com a imagem estão em UEFI, não precisa converter ou fazer qualquer comando a mais, apenas seguir a instalação normal do Windows.

Então, na hora de escolher o dispositivo pra instalar o windows, não tava dando pra clicar em avançar pois o sistema dizia que meu SSD ainda estava em MBR, por isso que dei clean e converti para GPT, aí a opção avançar ficou disponível dps disso.

Postado
1 minuto atrás, Le0o disse:

Sim, eu formatei durante a instalação do windows, naquela parte que pede para escolher o dispositivo que desejo instalar o windows. Abri o prompt de comando com shift + f10 - diskpart - list disk - select disk 0 - clean - convert gpt - exit - exit. Aí instalei o windows no SSD.

Esquece isso, era justamente o que não precisava fazer.

Segue a instalação normal do Windows ele sabe o que faz, não tem estresse.

4 minutos atrás, Le0o disse:

Então, na hora de escolher o dispositivo pra instalar o windows, não tava dando pra clicar em avançar pois o sistema dizia que meu SSD ainda estava em MBR, por isso que dei clean e converti para GPT, aí a opção avançar ficou disponível dps disso.

A instalação do Windows está acusando esse erro pois você não FORMATOU E APAGOU seu SSD.

image.png.a6fbbce4f2808a7b220d6b0f4145af2f.png

Quando aparecer essa tela, clica em formatar TODAS AS PARTIÇÕES E DEPOIS EXCLUIR CADA UMA DELAS, vai restar apenas uma linha (que vai ser seu SSD) clique em avançar e seja feliz :)

Postado
23 minutos atrás, LuisJacaranda disse:

Quando aparecer essa tela, clica em formatar TODAS AS PARTIÇÕES E DEPOIS EXCLUIR CADA UMA DELAS, vai restar apenas uma linha (que vai ser seu SSD) clique em avançar e seja feliz :)

Fiz isso mas foi o mesmo de sempre, windows pediu pra reiniciar pra continuar a instalação, o sistema reiniciou e não voltou mais

Postado

@Le0o Então seu SSD está com algum problema.

Tente usar outro SSD ou mesmo HD e veja se ocorre o mesmo problema.

Se tudo foi seguido como falamos aqui, sem fazer conversão no prompt de comando, .Iso baixada do MediaCreationTools, BIOS em UEFI... só trocando o SSD mesmo.

Postado
57 minutos atrás, Le0o disse:

Se o SSD era novo esse passo era desnecessário e pode ter causado algum problema.

57 minutos atrás, Le0o disse:

Estranho, SSD sai da fábrica limpo, sem espaço algum alocado nem partição criada. Esse SSD é novo?

55 minutos atrás, LuisJacaranda disse:

Não use formatar partições, apenas excluir. Não faz sentido formatar e depois excluir.

32 minutos atrás, Le0o disse:

Fiz isso mas foi o mesmo de sempre, windows pediu pra reiniciar pra continuar a instalação, o sistema reiniciou e não voltou mais

Recomendo que vá na BIOS, vá na opção LOAD OPTIMAL DEFAULTS, confira se o XMP está desligado, confira se o secure boot está desligado, ligue o UEFI e desligue o CSM. 

Se tiver outro PC, vá nele, conecte esse SSD, ligue o PC, dê o comando CLEAN do diskpart. Abra o gerenciador de discos, ele vai te mostrar a unidade como inativa. Clique com o botão direito sobre ela e selecione "iniciar". Confirme como GPT. 

Feito tudo isso, tente novamente instalar seu sistema. Recomendo muito que particione como indico no meu primeiro post, só criando uma partição para o sistema de 150 GBs, aí criando uma segunda para os arquivos de usuário e mandando instalar na primeira partição. Jamais altere a estrutura das partições de suporte ao sistema que o windows cria.

Geralmente são duas, salvo engano, uma com 100 MBs e outra com uns 500.

Postado
12 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Estranho, SSD sai da fábrica limpo, sem espaço algum alocado nem partição criada. Esse SSD é novo?

Não, eu usava ele no meu PC velho, por isso a partição tava em MBR.

Um detalhe importante foi que eu acabei de conectar outro HD e desconectei o SSD, liguei o PC e quando entrei na BIOS ele reiniciou. Talvez o problema não seja do SSD.

O que tá impedindo tudo é essa reinicialização 

Postado
40 minutos atrás, Le0o disse:

Um detalhe importante foi que eu acabei de conectar outro HD e desconectei o SSD, liguei o PC e quando entrei na BIOS ele reiniciou. Talvez o problema não seja do SSD.

O que tá impedindo tudo é essa reinicialização 

Se o HD tiver em uma inicialização diferente do BIOS do computador, vai dá erro mesmo.

53 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Não use formatar partições, apenas excluir. Não faz sentido formatar e depois excluir.

Tudo estava dando errado pra ele, era apenas redundância, vai que a superstição dá certo 🤣

Postado
53 minutos atrás, LuisJacaranda disse:

Se o HD tiver em uma inicialização diferente do BIOS do computador, vai dá erro mesmo.

Tudo estava dando errado pra ele, era apenas redundância, vai que a superstição dá certo 🤣

Cara consegui instalar o windows pelo outro PC usando meu SSD, deu de boa, 0 problemas. 

Minha última tentativa agora vai ser atualizar a BIOS novamente e dessa vez iniciar o PC pelo UEFI já que o SSD foi convertido pra GPT e agr n vai precisar do Legacy pra entrar. Me sugere algo diferente ou devo tentar isso mesmo?

• Curtir 1
Postado
5 minutos atrás, Le0o disse:

já que o SSD foi convertido pra GPT e agr n vai precisar do Legacy pra entrar.

Se você ainda precisa abrir o prompt e converter algo, ainda tem algo errado.

No geral, se você usa SSD, o BIOS está em UEFI, o Windows está ativado o GPT/UEFI... não tem problema

Postado
1 minuto atrás, LuisJacaranda disse:

Se você ainda precisa abrir o prompt e converter algo, ainda tem algo errado.

No geral, se você usa SSD, o BIOS está em UEFI, o Windows está ativado o GPT/UEFI... não tem problema

Eu usava esse SSD no Pc antigo, e nele foi instalado windows pela partição MBR, sendo assim, meu SSD com o windows era MBR. Eu não estava conseguindo reinstalar o windows nele em GPT porque o sistema ficava reiniciando no meio da instalação. Converti pra GPT pelo prompt só pra garantir que o windows de fato seja instalado nessa partição, já que a anterior era MBR.

Postado
14 minutos atrás, Le0o disse:

Converti pra GPT pelo prompt só pra garantir que o windows de fato seja instalado nessa partição, já que a anterior era MBR.

Excluir as partições na imagem que enviei anteriormente e depois instalar o Windows seguindo os passos que ele mostra, ele já faz isso AUTOMATICAMENTE sem precisar de intervenção.

Postado

Amanhã levarei para um técnico, mas só uma dúvida, vcs acham que a tensão do processador tá alta em 1,4v? Se sim, pode ser esse o problema?

20211220_212150.jpg

20211220_214355.jpg

Postado

@Le0o A CPU parece normal. Se seu PC está reiniciando ainda na BIOS, então tem algo errado com sua MB ou subcomponentes. Já tentou resetar a BIOS com o "load optimal defaults", atualizar e rodar só com uma memória? Pode rodar o memtest86 bootável se quiser se certificar de que não tem nenhum problema nas memórias. Se aparecer algum erro em 10 minutos de teste, repita o teste de 10 minutos com apenas uma memória por vez. 

Antes de levar a um técnico recomendo um teste de bancada, pois ficará mais fácil de determinar qual componente é o culpado.

E não deixe de atualizar sua BIOS. Se tiver pasta térmica boa à mão, reassentar o processador e conferir os pinos é uma boa.

Postado

@WOZ Dods @LuisJacaranda Foi constado pelo técnico que o problema de fato era na placa-mãe. Disseram que a suspeita é de ser um problema de firmware e por isso teriam que dessoldar da placa o chip da BIOS, regravar outro arquivo e soldar dnv, com isso eu perderia a garantia. Ai eu optei por pegar a placa-mãe e trocar por outra nova, resta a Kabum me ajudar nessa.

De qualquer maneira, valeu por terem me ajudado. 🙂

Postado

@Le0o Chip de BIOS falhando? Isso é raríssimo, tão raro que nunca ouvi falar em 20 anos trabalhando na área. Ele tentou atualizar a sua BIOS? Você fez update da BIOS para a versão mais recente quando comprou a MB? 

Leu a parte que falei sobre a memória?

Postado
1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Ele tentou atualizar a sua BIOS? Você fez update da BIOS para a versão mais recente quando comprou a MB? 

Eu ja havia atualizado quando ela chegou e dps ainda atualizei pra versões mais antigas, mas o problema persistiu. Ele tb tentou atualizar.

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Leu a parte que falei sobre a memória?

Sim, mas foi testado com outras memorias e o problema continuou rolando

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...