Ir ao conteúdo

Clock do processador i5 9400f oscilando muito sem nenhum jogo aberto

Ir à solução Resolvido por Shaman93,

Posts recomendados

Postado

Meu processador i5 9400f ta oscilando muito o clock e o uso da cpu, consequentemente a temperatura também oscila, tudo isso sem nenhum jogo aberto,  como eu jogo competitivamente eu procurei fazer otimizações no windows e acho q possa ter sido isso, talvez uma formatação resolvaimagem_2021-12-29_125613.png.f53c70a00c43a64ccf87d3eb7054b18c.pngimagem_2021-12-29_125443.png.e6be952d93083ae79a698e5779b33716.png

Postado

Completamente normal, volta e meia o Windows roda processos em segundo plano e o clock sobe e desce acompanhando. Só que, realmente, "otimizações" (principalmente se seguiu algum youtuber qualquer...) geralmente tendem mais a atrapalhar do que ajudar.

Postado

@Shaman93 é que isso está acontecendo praticamente 100% do tempo, sem ficar estável nenhum segundo, o clock base do processador é 2800 mas aqui ele oscila de 800 pra 4000 o tempo todo, eu abri o process lasso aqui e ativei o modo de desempenho e ele conseguiu ficar estável, mas no clock máximo o tempo todo. Agora sobre as otimizações, elas ajudaram em questão do fps, porém nunca formatei o pc e já fiz varias otimizações de pessoas diferentes

• Solução
Postado
agora, NinjaOfThEPiViPi disse:

@Shaman93 é que isso está acontecendo praticamente 100% do tempo, sem ficar estável nenhum segundo, o clock base do processador é 2800 mas aqui ele oscila de 800 pra 4000 o tempo todo, eu abri o process lasso aqui e ativei o modo de desempenho e ele conseguiu ficar estável, mas no clock máximo o tempo todo.

De novo, perfeitamente normal, não tem nada de errado com esse comportamento.

1 minuto atrás, NinjaOfThEPiViPi disse:

Agora sobre as otimizações, elas ajudaram em questão do fps, porém nunca formatei o pc e já fiz varias otimizações de pessoas diferentes

Ajudaram de fato ou você só tem a impressão que ajudaram? Rodou algum benchmark (por exemplo Superposition, PCMark, Heaven...) e viu um aumento consistente da pontuação?

• Curtir 1
Postado

28 minutos atrás, Shaman93 disse:

Ajudaram de fato ou você só tem a impressão que ajudaram? Rodou algum benchmark (por exemplo Superposition, PCMark, Heaven...) e viu um aumento consistente da pontuação?

Bom, enquanto eu jogava eu tinha drops de fps e o fps ficava "baixo", mas depois de fazer algumas otimizações  eu sentia uma boa diferença (menos drops, fps mais alto e mais estavel a maioria das vezes) mas foram otimizações, como, deixar o cpu o tempo todo em 100% (coisa que não faço mais pois talvez isso não seja saudável pro componente e tambem por causa da refrigeração complicada do meu setup) e pretendo formatar o pc pra voltar o windows pro padrão

edit: Esqueci de agradecer kkk, mas de qualquer forma obrigado pela ajuda!

Postado

@NinjaOfThEPiViPi O windows trabalha em segundo plano 24 hrs. Geralmente isso estabiliza e fica baixo (abaixo de 6% de uso) depois de algum tempo de aberto, mas ele nunca fica parado. Sempre tem algum processo de otimização rolando, diagnóstico, e se você não souber configurar ainda rolam mais uns milhares de processos desnecessários.

Otimizações de windows que você encontra na internet raramente vão de fato otimizar ele. A maioria dos artigos do tipo é "click bait". Para jogar bem tem poucas coisas que recomendo que você faça, todas descritas nesse meu tópico: https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1528995-como-preparar-seu-pc-após-a-montagem-instalação-do-sistema-configurações-etc/

Use só o windows defender, sem outros antivírus externos, e evite programas de monitoramento como MSI Afterburner, aida64, rivatuner, etc. Eles também vão consumir alguns ciclos de processamento o tempo inteiro. 

44 minutos atrás, NinjaOfThEPiViPi disse:

eu abri o process lasso aqui e ativei o modo de desempenho e ele conseguiu ficar estável

O modo de alto desempenho não aumenta seu desempenho, só evita que o processador, e outros componentes, reduza sua atividade para poupar energia, aquecimento e outras coisas. Sempre vai ser negativo para seu PC, pois CPU rodando constantemente com clock elevado é CPU quente, e CPU quente não tem desempenho bom. O certo é mudar constantemente o clock, isso não desgasta o componente já que ele foi projetado para operar dessa forma. Volte para o modo equilibrado, isso é o correto.

40 minutos atrás, NinjaOfThEPiViPi disse:

Bom, enquanto eu jogava eu tinha drops de fps e o fps ficava "baixo", mas depois de fazer algumas otimizações  eu sentia uma boa diferença (menos drops, fps mais alto e mais estavel a maioria das vezes) mas foram otimizações, como, deixar o cpu o tempo todo em 100% (coisa que não faço mais pois talvez isso não seja saudável pro componente e tambem por causa da refrigeração complicada do meu setup) e pretendo formatar o pc pra voltar o windows pro padrão

Deixar em 100% mesmo durante só uma partida vai reduzir a vida útil do seu equipamento. Se você está tendo frame drops em jogos competitivos o culpado mais comum é o MSI Afterburner, que geralmente deixa os programas anticheat desses jogos estressados, verificando cada acesso do programa. Se quer monitorar FPS, todos os jogos de tiro tem algum atalho que permite visualizar os FPS na tela.

Volte com o windows padrão. Minhas dicas de otimização estão todas nesse tópico que citei acima.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...