Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook muito lento após um tempo jogando


Dolly10

Posts recomendados

Então galera, eu jogo uns 30min de qualquer jogo e ele cai o fps bruscamente. Por exemplo, no lol eu estou jogando com 120 fps normal e começa a cair até ficar 20 fps e não sobe mais.

 

Especificações do note:

Intel(R) Core(TM) i5-7300HQ CPU @ 2.50GHz   2.50 GHz

8,00 GB

GTX 1050Ti 4gb

Windows 10 Home

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dolly10 Seu notebook está superaquecendo. Com essas temperaturas seus componentes estão reduzindo o desempenho para não queimarem (thermal throttling). Você precisa posicionar seu notebook sobre uma mesa, de preferência com uma base de ventilação (notepal), deixar ele no modo de energia "equilibrado" (modo alto desempenho superaquece o notebook e reduz sua vida útil sem de fato aumentar o desempenho), bem como observar as temperaturas de uso. Se mesmo com essas medidas a situação não melhorar (a temperatura em jogos deveria idealmente estar abaixo de 70°), então você precisará tomar outras medidas, como reduzir o desempenho de componentes chave para evitar o aquecimento.

 

As saídas e entradas de ar do notebook devem SEMPRE estar 100% desobstruídas. Você precisa remover pelos e poeira se vir algum acúmulo e não deve nunca usa-lo sobre qualquer material que absorva/retenha calor. O correto é mesa rígida, de preferência metal, vidro e em último caso madeira. Se seu note tiver bateria removível, retirá-la e rodar só na tomada pode ajudar mais um pouco.

 

Para monitorar as temperaturas use o MSI Afterburner ou o HWmonitor.

4 minutos atrás, Alink disse:

@Dolly10 não esta com uma temperatura amigável. recomendo tentar fazer a limpeza e a troca de pasta térmica.

Não recomendo troca de pasta térmica. Além de ser arriscado, raramente traz resultados satisfatórios. A maior causa de superaquecimento (fora as que citei acima) é acúmulo de poeira nas barbatanas do dissipador ou desgaste da ventoinha. Uma ventoinha custa em média 30 reais e a substituição não costuma ser difícil, mas deve ser realizada sempre por técnico qualificado. Um erro simples na desmontagem e remontagem do bloco do dissipador pode inutilizar um notebook que geralmente sequer se beneficiaria da troca da pasta térmica para começo de conversa. As pastas térmicas de mínima qualidade fabricadas na última década ou mais não requerem substituição regular como as antigas. Além disso as propriedades de pastas térmicas comumente disponíveis no mercado não são apropriadas para o uso em notebook. Você pode ver um ganho imediato na troca, mas por não ser adequada ela pode se degradar muito mais rapidamente e, com isso, induzir a frequentes e dispendiosas manutenções, quais sempre adicionam mais um ponto de falha ao equipamento.

 

Em resumo, não recomendo troca de pasta térmica, seja de notebook, CPU ou GPU, a não ser como última alternativa ou no caso de a usada originalmente ser de fato de má qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dolly10 Tudo que você comprar da C3 tech só vai lhe trazer mais problemas. Se quer um notepal de qualidade procure Zalman, Thermaltake, Cooler Master e outras marcas de qualidade conhecida. Confio mais em um de 50 reais dessas marcas do em um de 200 da C3, Multilaser e outras marcas picaretas.

 

Se comprar um notepal dessas marcas sua temperatura vai cair entre 5° e 10°. Ainda não é o suficiente para resolver seu problema. Recomendo que observe minhas outras recomendações e se o problema ainda persistir, aí você terá que procurar alguém realmente de confiança e pedir a limpeza do dissipador e eventual substituição da ventoinha se for necessário. Se você mesmo quiser fazer o serviço, procure sempre service guide/service manual antes de desmontar, ou pelo menos um desassembly básico no youtube. Veja o modelo exato da ventoinha e compre uma igual no ML (se achar nova e confiável) ou no aliexpress. 

 

Quando mudar para o equilibrado, recupere as configurações de energia do plano e não altere nada depois. Se o problema persistir, entre nas configurações avançadas do plano, mude o desempenho máximo para 80%, ventilação sempre ativa, e teste. Se ainda não estiver na casa dos 70° ou menos, reduza mais a performance do processador. 

 

Se continuar rodando nessa sua temperatura, logo terá que trocar esse note.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dodsentão mano, eu coloquei uns livros pra desobstruir a ventilação e coloquei um ventilador pra ajudar (não sei se faz diferença kk), coloquei no desempenho equilibrado e passei um paninho e um pincel pra dar uma limpada, só não tive coragem de abrir porque sou mt iniciante nessas coisas e tenho medo de estragar. E ficou assim.
Em repouso que antes ficava 70, agora ta entre 50 e 60 graus

E jogando antes ficava 90-100 e agora ta entre 85-90 (Eu joguei por uma hora e o fps não caiu mais)

Enfim, como você disse eu vou achar alguém de confiança pra limpar ele pra mim e vou comprar um notepal das marcas que você recomendou, acho que vai resolver o problema, muito obrigado mesmo.

 

20220103_191131.jpg

Em repouso.png

Jogando.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!