Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

C algoritmo de kadane / subarray/ vetor contiguo de soma maxima


nagatonie

Posts recomendados

Oi pessoal, feliz ano novo p vcs!

 

Estou estudando o algoritmo de kadane em c, mas não consigo resolver um porém. Criei um código onde ele lê o valor de soma máxima e mínima, mas o objetivo é adicionar uma subsequência de k elementos de L, com maior e menor somatórios do vetor. 

por exemplo:

L = { -2, 3, 4 , 1, 2, -1}

K = 2

maior somatorio: { 4, 1} = 5

menor somatorio = { -2, 3} = 1 (primeira) | {2, -1} = 1 (ultima)

A minha única dúvida é ler a subsequência do K, pois o código que fiz pega o maior somatório e o menor somatório de todo o L. 

for(i = 0; i < n; i++) {  // n = tamanho da sequencia de l (que é digitada posteriormente pelo usuário)

        max_atual += l[i];
    
        if(max_atual < 0 ){
            max_atual = 0;
        }
        if (max_atual > max) {
            max = max_atual;
        }
    }
    
    for(i = 0; i < n; i++){
        
        min_atual += l[i];
        if(min_atual > 0 ){
            min_atual = 0;
        }
        if (min_atual < min) {
            min = min_atual;
        }
    
    }
    

Poderiam me dar uma luz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a solução tá em dividir o vetor em pedaços iguais a k (passando k como n às funcões de menor soma e maior soma), e ir atualizando a menor e maior soma conforme caminha pelo vetor (indo de 0 a k, depois de 1 a k + 1, depois de 2 a k + 2, etc, até k + x == n. k não pode ser maior que o tamanho do vetor, e não pode ser menor que 2.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você vai ter que percorrer o vetor 2 vezes, primeiro para encontrar a maior e menor soma, e depois para exibir as sequências que formam k.

 

Primeiro use um for para somar os k primeiros elementos de L e atribua a soma para o maior e o menor valor.

 

Crie um for de 1 até (número de elementos de L) - k ;