Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, estou tentando um problema com o meu processador, a temperatura dele sobe muito quando uso jogos com gráficos pesados ( No meu caso é o Dying light ), não ocorre nenhum drop de fps nem nada, mas ele passa a esquentar muito, gostaria de saber o que fazer, cheguei a notar que tem horas que a temperatura passa de 90°C, não sei se troco o Air Cooler que veio junto com o processador por um Air Cooler melhor ou se tenho que migrar para um Water Cooler, não tô podendo gastar muito, então uma solução que de bom resultado sem ter que gastar muito.

Postado

@Gabriel_Caldeira Estou usando no cloak padrão sim, no momento eu não tenho nenhuma fan auxiliar para a ventilação do gabinete, e é nesse quesito que eu fico em dúvida, se eu compro fans auxiliares para a ventilação do gabinete ou um cooler melhor para o CPU

Postado
6 minutos atrás, Ricardo Fuad disse:

@Gabriel_Caldeira Estou usando no cloak padrão sim, no momento eu não tenho nenhuma fan auxiliar para a ventilação do gabinete, e é nesse quesito que eu fico em dúvida, se eu compro fans auxiliares para a ventilação do gabinete ou um cooler melhor para o CPU

Pra um PC gamer você quer pelo menos dois fans, um atrás tirando ar e um na frente, jogando ar na placa de vídeo. Um seria menos que o ideal e não ter nenhum claramente é a origem do teu problema. Tem que ver o gabinete também, cabos desorganizados atrapalham o fluxo de ar, e caso seja aqueles que tem um tampo de vidro colado na frente, sem aberturas, não adianta colocar fan frontal porque ele vai ser inútil.

• Curtir 1
Postado

@Ricardo Fuad Recomendo trocar o CPU cooler pelo Gammax 400v2 e comprar fans para seu gabinete. O cooler box no 5600X já é capaz de gerar throttling, juntando com a má refrigeração do seu gabinete, o seu PC vira um forno. 

2 minutos atrás, leonardobr_ disse:

Não há sentido nenhum pegar um WC, ele tem desempenho de um Gammax 400 v2 pelo dobro do preço, sem contar as despesas a mais que vai ter no futuro, pois manutenção que precisa ser efetuada com muito mais frequência que um air cooler e sua vida útil é muito menor. Só indico WC para PC extremamente high-end, e que vão ser usados com OC extremo, esses WC de entrada é só decepção

• Curtir 1
Postado
agora, Lenhal disse:

Não há sentido nenhum pegar um WC, ele tem desempenho de um Gammax 400 v2 pelo dobro do preço

É superior ao gammaxx kkkkk possuo os 2 coolers em casa

1 minuto atrás, Lenhal disse:

esses WC de entrada é só decepção

Acho que você não conhece o h45 kkkkkkkk da uma pesquisada antes de falar, é o melhor WC 120mm do mercado, ele tem praticamente o mesmo desempenho do h100i GTX que é o modelo de 2 fans da corsair, em graus no meu PC deu uma diferença de 10 graus um pro outro, rodo no over meu CPU, agora em stock a temp é a mesma praticamente.

3 minutos atrás, leonardobr_ disse:

Acho que você não conhece o h45 kkkkkkkk da uma pesquisada antes de falar, é o melhor WC 120mm do mercado, ele tem praticamente o mesmo desempenho do h100i GTX que é o modelo de 2 fans da corsair, em graus no meu PC deu uma diferença de 10 graus um pro outro, rodo no over meu CPU, agora em stock a temp é a mesma praticamente.

Teste feito aqui no próprio Clube do Hardware 

• Curtir 1
Postado

@Shaman93 Eu tenho o Gabinete com esse tampo de vidro mesmo, a minha placa de vídeo tem 2 fans próprias, e no caso eu não tenho cabos atrapalhando o ar pois o próprio gabinete tem entradas atrás da placa-mãe que escondem todos os cabos, então no caso desse gabinete, eu usaria as Fans auxiliares onde ?? Só um atrás para tirar o ar quente ?? Pois poderia colocar um kit de 3 fans na parte frontal ( que é o sugerido pelo gabinete ) um fan no teto jogando o ar para fora ( onde tem outro saída de ar ) e um fan traseiro removendo o resto do ar 

Postado
8 minutos atrás, leonardobr_ disse:

É praticamente a mesma coisa. A diferença de desempenho é quase nula, cerca de 4 graus no máximo. 

Na foto abaixo é um teste de estresse no blender, com um 5600X + 400v2 a esquerda, e a direita um 5600X + ML120L, que é bem semelhante ao H45, acredito que até superior.

image.thumb.png.709e8ced94270f012de45d2b9c0e073f.png

1 minuto atrás, Ricardo Fuad disse:

@Shaman93 Eu tenho o Gabinete com esse tampo de vidro mesmo, a minha placa de vídeo tem 2 fans próprias, e no caso eu não tenho cabos atrapalhando o ar pois o próprio gabinete tem entradas atrás da placa-mãe que escondem todos os cabos, então no caso desse gabinete, eu usaria as Fans auxiliares onde ?? Só um atrás para tirar o ar quente ?? Pois poderia colocar um kit de 3 fans na parte frontal ( que é o sugerido pelo gabinete ) um fan no teto jogando o ar para fora ( onde tem outro saída de ar ) e um fan traseiro removendo o resto do ar

Qual o modelo do seu gabinete?

• Curtir 2
Postado

@Lenhal São coolers bem diferentes. A hierarquia é a seguinte: ML240L v2 (Tier 3) > H45 = ML240L v1 = ML120R (Tier 4) >> ML120L (Tier 6) > Gammaxx 400 v2 (Tier 7) >>> Wraith Spire (cooler stock, Tier 10).
https://linustechtips.com/topic/891730-cpu-cooler-performance-tier-list/

18 minutos atrás, Ricardo Fuad disse:

Qual o gabinete?

• Curtir 1
Postado

@Ricardo Fuad Não sei qual é o seu gabinete, mas o correto é você ter um excelente fluxo de ar de entrada FRIO e saida QUENTE! Veja a imagem como exemplo.

Cara quanto ao cooler sempre uso o modelo abaixo indicado e nunca tive queixas, pelo contrário só elegios! É muito silencioso, refrigera super bem e não tem nenhum problema para instalar as memórias RAM. 
Deepcool Gammaxx GTE V2 Hidráulico - Veja aqui as avaliações de compradores.
Sempre uso tb na parte frontal 2 unidades deste modelo Cooler FAN Deepcool XFan 120mm e se o gabinete não vem incluido um fan de 120mm na parte traseira, incluo outro deste mesmo modelo. Difícilmente instalo fans na parte de cima e/ou na parte de baixo do gabinete. Incluir é mais indicado para profissionais que exprime o máximo de rendimento do pc.(Gamers/streamers e profissionais de vídeo/audio/CAD/renders 3D,etc) Usuários normais o indicado é o que acabei de mencionar, que suponhamos que é o seu caso.

Não recomendo Water cooler, sabe porque? Porque agua e eletricidade não se dão bem!!! rsrs Já me deparei com diversos casos de clientes arrasados porque o Water vazou agua e gerou curto geral na placa-mãe, ou seja, poderia ter evitado todo este problema instalando apenas um Air cooler! Water cooler são indicados para profissionais entusiastas que sabem o que estão fazendo! Uma instalação mal feita, poderá ocorrer vazamentos e/ou problemas do próprio fabricante em algum lote que poderá haver vazamento.

Porém, já montei setups com estes dois modelos: Agosto de 2021 - Corsair H100X Hydro Series e Março de 2020 - Corsair Hydro Series H100i v2 e até o momento não me retornaram com queixas...rs Sinal que está funcionando bem! rs

Fluxo de AR no PC.png

Postado

@Shaman93 qual esquema de fans auxiliares poderia fazer, pois tenho uma placa-mãe ASUS prime B450M Gaming-BR que tem apenas 2 slots de fans auxiliares

@Infotec-Net O Cooler para a CPU seria este então ?? https://www.terabyteshop.com.br/produto/13648/cooler-para-processador-deepcool-gammaxx-gte-v2-led-RGB-120mm-intel-amd-dp-mch4-gmx-gtev2?gclid=Cj0KCQiAw9qOBhC-ARIsAG-rdn5g4JwITjtjOsGS5FS6dyBq9ftW2SIMp_zis81vafwPIej-9yRjZ6YaAji7EALw_wcB

Postado
16 minutos atrás, leonardobr_ disse:

ML120L é bem inferior ao H45, não é nada igual kkkkkk

Ok, mas isso não muda o fato de que WC são totalmente contra indicados para um PC desses. Um 5600X não é frio que nem um 10100F, mas também não é um forno. Um Gammax 400 v2 já da conte desse processador com extrema tranquilidade, assim como o @Infotec-Net falou, um WC mal instalado pode causar diversos curtos no PC (eu mesmo já vi relatos aqui no fórum de gabinetes que viraram aquários por conta de WC mal instalado), sem contar a maior manutenção e menor vida útil que comentei desde o início. Se quiser investir mais em cooler, pegue um Scythe Fuma 2 ou Ninja 5, acima desses tem os Noctua. Só para PCs bem high-end e com usuários que pretendem fazer OC extremo que recomendo WC, fora isso, air cooler é muito mais negócio. 

• Curtir 1
Postado

@Ricardo Fuad Sim é este mesmo! É um ótimo custo-benefício! Quanto ao esquema de fans auxiliares, basta você conectar o cabo molex do fan nos conectores molex da fonte. É bem simples! Não são RGB para ir na placa ou usar um controller FAN RGB.

Postado

Jovem eu tenho o mesmo processador que você e uso um water cooler da cooler master o Master Masterliquid ML120L RGB TUF Gaming 120mm, quando estou jogando fica na casa dos 65º a 70º quando estou somente navegando fica 45º a 50º +/-... Uma boa opção para este processador é waters coolers tanto de 120 ou 240mm.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...