Ir ao conteúdo

Fonte moderna em gabinete de modelo antigo

Ir à solução Resolvido por Pincipi,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde á todos, faz um tempo que não posto no fórum, rsrs.

Sobre o assunto abordado no título, atendi um cliente cuja fonte de seu pc queimou(Seasonic 300w ss-300es), e, por sorte, não levou nenhum componente de seu pc junto. O meu cliente acabou adquirindo uma fonte PcYes, modelo Spark de 600W, e, como apresentada em seu modelo, ela possue um cooler posicionado na sua parte superior, porém, o meu cliente está, no momento, usando um gabinete da cce, que, se não me engano, é do modelo P62, cuja fonte é posicionada na em sua parte superior traseira, ele não planeja comprar um novo gabinete no momento, e pretende colocar a sua nova fonte virada de cabeça para baixo, no mesmo gabinete, o que pode prejudicar o funcionamento de todo o sistema, já que o fan do cooler "sugaria" o ar quente, e usaria o mesmo para refrigerar seus componentes, podendo causar não só um superaquecimento(que é o que mais me preocupa no momento), mas também podendo diminuir a vida útil da fonte. Então, eu gostaria de saber o que pode ser feito nessa situação, e, desde já, agradeço por qualquer resposta.

Postado

Nada, a fonte não vai realmente esquentar tanto assim, vai ficar mais quente? vai, mas não tanto, gabinetes como o Gigabyte Triton, tem a fonte em cima, mas não esquentam tanto a fonte.

• Membro VIP
Postado

Quebrei a cabeça e não consegui entender a dúvida, fiquei sem referência.

A fonte antiga tem um cooler pequeno que fica em pé?

A fonte nova tem um cooler grande que fica deitado?

Em ambos os casos o ar circula de dentro do gabinete para fora? Ou de fora para dentro?

Como consegue colocar a fonte de ponta cabeça? É que tem os encaixes padrões de parafusos.

Esse fan do cooler que sugaria o ar quente deu um nó no minha cabeça.

Postado
13 minutos atrás, Pincipi disse:

Em ambos os casos o ar circula de dentro do gabinete para fora? Ou de fora para dentro?

Como consegue colocar a fonte de ponta cabeça? É que tem os encaixes padrões de parafusos.

A fonte que ele diz tem um FAN embaixo, enquanto a antiga fica pra fora do gabinete.

image.png.40b2e9a6ee274ba4d664d5bf9aea3f66.png

image.png.c532bbde2144efb23953f060dde44919.png

A dúvida dele (eu acho) é que, a fonte antiga tem um FAN pra fora do gabinete, onde ela não pega o ar quente das peças internas, enquanto a fonte nova tem um FAN direcionado pra baixo, dentro do gabinete.

image.thumb.png.504c31c771157bd167f5c0d65d0e53f7.png

Daí, ele quer saber o que pode ser feito, para a fonte não pegar o ar quente das peças internas.

OBS: errei na ilustração, no caso da fonte antiga, a FAN não puxa o ar frio, e sim tira o ar quente de dentro.

Postado
1 minuto atrás, Pincipi disse:

A fonte antiga possue um cooler próximo á conexão do cabo de força, o cooler, nesse padrão, é usado como exaustor.

a fonte nova possue um fan de 120mm, e o mesmo fica "deitado" em relação á fonte antiga.

O ar sempre vai pra fora, pois, o conceito de fontes mais modernas é puxar o ar que está fora do gabinete, e usa-lo para resfriar os componentes da própria fonte, mas na situação atual, a fonte acabaria usando o ar quente que vem da CPU e de outros componentes, esquentando a fonte.

Perdoe-me por causar esta pequena confusão.

15 minutos atrás, Pepse disse:

Nada, a fonte não vai realmente esquentar tanto assim, vai ficar mais quente? vai, mas não tanto, gabinetes como o Gigabyte Triton, tem a fonte em cima, mas não esquentam tanto a fonte.

O problema é que, por ser um gabinete antigo, a sua parte superior é completamente fechada, mas, agradeço pela informação de qualquer forma, porém, ela me gerou uma dúvida, a fonte pode ser instalada na sua posição normal(com o fan para cima), mesmo a parte superior do gabinete sendo completamente fechada? Isso não causaria nenhum problema?

26 minutos atrás, Pepse disse:

A fonte que ele diz tem um FAN embaixo, enquanto a antiga fica pra fora do gabinete.

image.png.40b2e9a6ee274ba4d664d5bf9aea3f66.png

image.png.c532bbde2144efb23953f060dde44919.png

A dúvida dele (eu acho) é que, a fonte antiga tem um FAN pra fora do gabinete, onde ela não pega o ar quente das peças internas, enquanto a fonte nova tem um FAN direcionado pra baixo, dentro do gabinete.

image.thumb.png.504c31c771157bd167f5c0d65d0e53f7.png

Daí, ele quer saber o que pode ser feito, para a fonte não pegar o ar quente das peças internas.

OBS: errei na ilustração, no caso da fonte antiga, a FAN não puxa o ar frio, e sim tira o ar quente de dentro.

Sim, a questão é exatamente essa, não consegui mostrar uma referência correta, já que estou usando meu celular no momento, me desculpe por este erro.

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Não me lembrava mais da direção do ar nas fontes antigas (ventilador pequeno e de pé) achava que o ar circulava sempre de dentro para fora como ocorre com as fontes mais novas (ventilador grande e deitado).

Agora eu fiquei interessado mesmo é na questão da fonte de ponta cabeça:

43 minutos atrás, Goden disse:

pretende colocar a sua nova fonte virada de cabeça para baixo

Acho que o cliente não vai conseguir encaixar com o ventilador para cima por conta do padrão do encaixe dos parafusos de fixação.

Considerando que ele consiga encaixar de alguma forma, vai ter muito menos espaço para circular o ar, o ventilador vai ficar rente ao teto. Vai ser igual tentar inspirar fazendo biquinho. Neste caso, acho que a fonte vai assobiar.

É natural o ar quente de dentro do gabinete passar por entre os componentes da fonte, tem gente que coloca mais ventiladores forçando a entrada de ar frio para amenizar mas, do meu ponto de vista, acaba não ajudando porque aumenta a carga de consumo da fonte e diminui sua vida útil.

Postado
22 minutos atrás, Goden disse:

na situação atual, a fonte acabaria usando o ar quente que vem da CPU e de outros componentes, esquentando a fonte.

Na verdade isso é um pouco de paranoia, a fonte fica mais quente sim, mas não a ponto de danificar a fonte, o máximo que pode acontecer é ela ficar 5 graus mais quente, não é tanta coisa, e como dito pelo @Pincipi não dá pra colocar a FAN direcionada pra cima, e de qualquer forma, a fonte ficaria mais fria puxando o ar quente.

• Obrigado 1
Postado
6 minutos atrás, Pincipi disse:

Não me lembrava mais da direção do ar nas fontes antigas (ventilador pequeno e de pé) achava que o ar circulava sempre de dentro para fora como ocorre com as fontes mais novas (ventilador grande e deitado).

Agora eu fiquei interessado mesmo é na questão da fonte de ponta cabeça:

Acho que o cliente não vai conseguir encaixar com o ventilador para cima por conta do padrão do encaixe dos parafusos de fixação.

Considerando que ele consiga encaixar de alguma forma, vai ter muito menos espaço para circular o ar, o ventilador vai ficar rente ao teto. Vai ser igual tentar inspirar fazendo biquinho. Neste caso, acho que a fonte vai assobiar.

É natural o ar quente de dentro do gabinete passar por entre os componentes da fonte, tem gente que coloca mais ventiladores forçando a entrada de ar frio para amenizar mas, do meu ponto de vista, acaba não ajudando porque aumenta a carga de consumo da fonte e diminui sua vida útil.

Certo, na verdade, a fonte ficará na sua posição certa, é que, por quase nunca pôr minhas mãos em fontes modernas, pensei que, a posição cujo o fan da fonte fica visível por cima fosse a posição certa, mais uma vez, perdoe-me pelos enganos, e, agradeço tanto á você, quanto ao @Pepse por me "iluminarem" sobre o assunto.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Tem que levar em conta também uns vídeos com fontes que ficam na parte de baixo do gabinete e as pessoas comentam que é melhor instalar elas com o ventilador voltado para baixo porque em teoria vai puxar o ar mais frio de fora do gabinete.

De qualquer forma, dá a entender que é possível usar a fonte de ponta cabeça nestes gabinetes com a fonte na parte de baixo e abre precedente para usar a fonte de ponta cabeça nos gabinetes com a fonte na parte de cima, tipo fazendo uns furos no teto, com a desculpa de assim puxar só o ar frio da parte de fora, do meu ponto de vista isto seria um desastre com derramamento de algum liquido ou então qualquer coisa que fosse colocada em cima do computador iria tampar a entrada de ar.

Voltando na configuração atual, gabinete com fonte na parte de cima pegando o ar já aquecido por outros componentes, dizem por ai que a vida útil da fonte vai diminuir cerca de um quinto, tipo assim; se a fonte deveria durar cinco anos pegando apenas ar frio, vai durar quatro pegando ar quente.

Na prática é como dito acima:

1 hora atrás, Pepse disse:

Esta resposta sim é a melhor solução deste post porque na parte do que fazer nesta situação é simplesmente não se preocupar com o aquecimento.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...