Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compatibilidade de fonte e placa-mãe


Ir à solução Resolvido por Pepse,

Posts recomendados

Gostaria de saber se a fonte FONTE GAMEMAX GM650 é compatível com a placa-mãe ASUS Prime A520M-E 
Fonte: 
ATX 12V 2.3
1x ATX placa-mãe 24 PINOS
2x EPS 12V (4+4 PINOS CPU)
placa-mãe: 
1 x conector(es) de energia EATX de 24 pinos
1 x conector(es) de energia de 8 pinos EATX 12V
Peguei as informações que eu acho que são necessárias das fabricantes, sou meio leigo em montagem de pc e to aprendendo tudo a pouco tempo, minha dúvida é se esse ATX 24 pinos encaixa no EATX de 24 pinos e se o EPS 12v encaixa nesse EATX 12V  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Processador AMD Ryzen 7 5800X 3.8GHz (4.7GHz Turbo), 8-Cores 16-Threads, AM4, Sem Cooler
placa-mãe ASUS Prime A520M-E, Chipset A520, AMD AM4, mATX, DDR4
Water Cooler DeepCool Gammaxx L120T LED Red 120mm Intel-AMD
Memória DDR4 Geil Orion RGB, 16GB (2x8GB), 3000MHz, Gray
Placa de Vídeo Palit NVIDIA GeForce RTX 3060 Ti Dual, LHR, 8GB, GDDR6, DLSS, Ray Tracing
HD Western Digital Caviar Blue 1TB, Sata III, 7200RPM, 64MB
SSD Kingston A400, 240GB, Sata III, Leitura 500MBs Gravação 350MBs
Fonte Gamemax GM650 650W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo, Black

Gabinete Gamer Gamemax Revolt 3606, RGB, Mid Tower, Vidro Temperado, Black, Sem Fonte, Com 4 Fans

 

Essa foi a build que fiz focado em jogos, como eu não sei montar eu me limitei as peças da terabyte do monte seu pc, que ai o que faltaria seria so montar a placa de vídeo, ai fui começar a checar as compatibilidades que a loja deixa bem claro que não rembolsa, comecei pela fonte e ja me perdi completamente porque são muitas nomenclaturas e por exemplo o watercooler eu nem achei qual a entrada de energia, não sei se é um padrão ou algo do tipo, gastei bastante dinheiro em notebook gamer e foi o maior arrependimento, e to tentando arranjar um jeito de não desperdiçar mais dinheiro tendo que recomprar peças 😕 .  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

650W, mas minha preocupação não é na capacidade de energia e sim nos conectores com as outras peças, não sei se é padrão todas as fontes funcionarem com toda e qualquer peça, minha preocupação é em ter erro na montagem por a fonte não se conectar com o water cooler por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fonte Gamemax GM650 650W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo, Black
 

1x ATX placa-mãe 24 PINOS

5x SATA

3x MOLEX

2x EPS 12V (4+4 PINOS CPU)

2x PCI-E 8 PINOS(6+2)
esses são os conectores no site da fabricante
anteriormente fui respondido que funcionaria na placa-mãe ASUS prime A520M-E que tem esses dois conectores:

1 x conector(es) de energia EATX de 24 pinos
1 x conector(es) de energia de 8 pinos EATX 12V

Teoricamente é pra esse PCI-E funcionar na placa de vídeo (Cabos de energia suplementares8-pin x / 1 Suporte de barramentoPCI-E 4.0 é o que esta dito na fabricante da placa de vídeo)

e eu não sei se é compativel com o watercooler que escolhi, por em nenhum lugar eu encontrar qual o conector do watercooler, não sei se esse MOLEX conecta direito no watercooler

e por não especificar qual SATA é, não sei se é compativel com o HD e SSD 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, dumq disse:

Modelo por favor

Ele já falou, GM650, que inclusive é um modelo bem porco pra um PC desse porte, muito melhor investir em uma fonte mais cara como Core Reactor, Leadex III ou Corsair CX, do que comprar uma fonte dessas.

4 minutos atrás, Gabriel1677 disse:

não sei se é padrão todas as fontes funcionarem com toda e qualquer peça, minha preocupação é em ter erro na montagem por a fonte não se conectar com o water cooler por exemplo.

Muitas fontes ATX removem cabos para baratear o custo de fabricação, o que felizmente não é o caso da Gamemax. (Em partes.) mas ainda assim, não é motivo de usar essa fonte, ainda se deve deixar ela de fora, e, vai funcionar normalmente, os cabos já são padrão no mercado a mais de 10 anos.

1 hora atrás, Gabriel1677 disse:

o DUAL da placa de vídeo provavelmente significa outra coisa.

Dois FANs.

1 hora atrás, Gabriel1677 disse:

Processador AMD Ryzen 7 5800X 3.8GHz (4.7GHz Turbo), 8-Cores 16-Threads, AM4, Sem Cooler

Primeiro, o que pretende ganhar com isso? por que não compra o 5600X que é a mesma coisa em jogos?

1 hora atrás, Gabriel1677 disse:

Water Cooler DeepCool Gammaxx L120T LED Red 120mm Intel-AMD

Vai se arrepender de novo comprando isso, a bomba pode parar, o que pode matar o seu processador por superaquecimento, a água pode coagular, podendo também matar seu processador por superaquecimento, e por fim, pode vazar e estragar todas as peças do seu PC por dentro, dito isso, compre um Gammax 400.

1 hora atrás, Gabriel1677 disse:

HD Western Digital Caviar Blue 1TB, Sata III, 7200RPM, 64MB

Seria melhor o Toshiba P300.

1 hora atrás, Gabriel1677 disse:

SSD Kingston A400, 240GB, Sata III, Leitura 500MBs Gravação 350MBs

BX500 é uma opção muito melhor.

1 hora atrás, Gabriel1677 disse:

Fonte Gamemax GM650 650W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo, Black

Core Reactor ou Leadex III, talvez uma Corsair, como eu disse.

1 hora atrás, Gabriel1677 disse:

Gabinete Gamer Gamemax Revolt 3606, RGB, Mid Tower, Vidro Temperado, Black, Sem Fonte, Com 4 Fans

Medíocre. Compre o Silverstone Fara R1 ou Mancer Anubis que é melhor do que isso.

3 minutos atrás, Gabriel1677 disse:

e eu não sei se é compativel com o watercooler que escolhi, por em nenhum lugar eu encontrar qual o conector do watercooler, não sei se esse MOLEX conecta direito no watercooler

Você conecta o 4 pinos da ventoinha no CPU_FAN, e o de 3 pinos da bomba no CHA_FAN na placa-mãe.

4 minutos atrás, Gabriel1677 disse:

e por não especificar qual SATA é, não sei se é compativel com o HD e SSD 

SATA é SATA, só isso, não importa se é HD ou SSD, se é SATA, vai usar o cabo da fonte SATA, e o cabo de dados SATA, é o mesmo padrão, e inclusive, os cabos SATA já vem com a placa-mãe, geralmente dois cabos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pepse
Processador AMD Ryzen 5 5600X 3.7GHz (4.6GHz Turbo), 6-Cores 12-Threads, Cooler Wraith Stealth, AM4
placa-mãe ASUS Prime A520M-E, Chipset A520, AMD AM4, mATX, DDR4
Cooler para Processador DeepCool Gammaxx 400 V2 Blue, 120mm, Intel-AMD, DP-MCH4-GMX400V2-BL
Memória DDR4 Geil Orion RGB, 16GB (2x8GB), 3000MHz, Gray
Placa de Vídeo Palit NVIDIA GeForce RTX 3060 Ti Dual, LHR, 8GB, GDDR6, DLSS, Ray Tracing

SSD Crucial BX500 1TB Leitura 560MB/S Gravação 510MB/s SATA 3 ou 
HD Western Digital Caviar Blue 1TB, Sata III, 7200RPM, 64MB
SSD Kingston A400, 240GB, Sata III, Leitura 500MBs Gravação 350MBs

Fonte Corsair CX550F RGB 550W, 80 Plus Bronze, Modular, CP-9020216-BR
Gabinete Gamer SilverStone Fara R1, Mid Tower, Vidro Temperado, White, Sem fonte, Com 1 Fan, SST-FAR1W-G

ficaria assim ent? como eu decidi comprar no monte seu pc da terabyte (mesmo sabendo que vale mais a pena comprar e montar em casa, algo que n sei nem o basico de como fazer) eu fico meio limitado

 

Eu ja estava pensando anteriormente em tirar o HD e colocar so muito SSD, mais como vou usar o pc basicamente para jogos 1 TB de SSD acho meio exagero, e a opção HD + SSD sai mais barato, e como não tem SSD menores da marca que recomendou, teria algum maleficio muito grande em usar os que eu ja tinha selecionado?

Sobre o water cooler eu ja estava meio que com pe atras, e alguém falando na cara o que pode acontecer me convenceu a mudar para o air cooler, mas vi que talvez pode impedir a memoria ram se for muito grande, tem como saber se air cooler cabe sem nenhum problema? ja vi que o gabinete suporta cpu cooler de 120mm e que é compatível com o AM4 da placa-mãe e processador, teria alguma outra coisa para checar?

Uma fonte de 550W serve para esse pc?, não pretendo fazer upgrade (o contador de Watts da terabyte apresentou problemas e ta dizendo que precisaria de uma fonte 1000W, o que é ilógico)

Sobre o processador eu tava pensando entre esses dois, provavelmente vou com o 5600x mesmo, mas um pc que funcione com o 5600x funciona com 5800x? caso eu decida mudar 

O gabinete ja vem com um Fan, seria necessário comprar um conjunto de fans para instalação, ou deixar so o air cooler e uma fan ja garante uma temperatura boa no pc?

Sei que são muitas perguntas e algumas podem ser até burras, mas comecei a pesquisar sobre pc faz muito pouco tempo, e não sei nem como é a organização espacial em um gabinete, então fico receoso em ter que recomprar alguma peça, ademais valeu pela ajuda.

Uma ultima pergunta que não espero ser respondida é se esse pc não tem nenhuma incompatibilidade, como pra mim levou bastante tempo para verificar isso da minha build inicial (pra no final nem ter certeza) não sei se realmente precisa demorar tanto, ent se puder responder essa pergunta otimo, se não ja agradeço pela ajuda anterior. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
3 minutos atrás, Gabriel1677 disse:

ficaria assim ent? como eu decidi comprar no monte seu pc da terabyte (mesmo sabendo que vale mais a pena comprar e montar em casa, algo que n sei nem o basico de como fazer) eu fico meio limitado

Sim, e inclusive, vale mais a pena comprar tudo separado em lojas diferentes, sai mais barato, além de que você não precisa montar em casa, pode pagar para um técnico decente montar.

4 minutos atrás, Gabriel1677 disse:

teria algum maleficio muito grande em usar os que eu ja tinha selecionado?

Não tem problema você usar o seu HD e SSD selecionado antes, eu só prefiro a opção do P300 por ser mais barato e com maior qualidade, e o BX500 porque diferente do A400, tem uma controladora boa.

5 minutos atrás, Gabriel1677 disse:

vi que talvez pode impedir a memoria ram se for muito grande, tem como saber se air cooler cabe sem nenhum problema?

Isso é muito raro de acontecer, e o máximo que pode acontecer é você ter que tirar o cooler para tirar a RAM, nada além disso, além de que, pra isso acontecer, o AC tem que ser muito grande, de 2 ou 3 FANs, isso não acontece com o Gammax 400, que é bem pequeno.

7 minutos atrás, Gabriel1677 disse:

Uma fonte de 550W serve para esse pc?, não pretendo fazer upgrade (o contador de Watts da terabyte apresentou problemas e ta dizendo que precisaria de uma fonte 1000W, o que é ilógico)

Sim, aguenta, e inclusive, porque você não pega a CX550 na Pichau, mesmo se contar com o frete sai mais barato.

8 minutos atrás, Gabriel1677 disse:

Sobre o processador eu tava pensando entre esses dois, provavelmente vou com o 5600x mesmo, mas um pc que funcione com o 5600x funciona com 5800x? caso eu decida mudar 

Funciona, mas eu recomendo trocar a placa-mãe também, por uma TUF Plus II ou DS3H.

8 minutos atrás, Gabriel1677 disse:

O gabinete ja vem com um Fan, seria necessário comprar um conjunto de fans para instalação, ou deixar so o air cooler e uma fan ja garante uma temperatura boa no pc?

Não precisa usar só o FAN que vem com o gabinete, mas caso queira, pode comprar 5 Scythe Kaze Flex, ou 5 Deepcool XFan se achou as Scythe muito caro. (Embora eu prefira muito mais as Scythe.)

11 minutos atrás, Gabriel1677 disse:

Sei que são muitas perguntas e algumas podem ser até burras, mas comecei a pesquisar sobre pc faz muito pouco tempo, e não sei nem como é a organização espacial em um gabinete, então fico receoso em ter que recomprar alguma peça, ademais valeu pela ajuda.

Não são burras, você entende mais do que muita gente do que eu conheci, e sobre o espaço em um gabinete, você só precisa se preocupar com a altura do Cooler, e quantas FANs ele aguenta, e de qual tamanho, a maioria dos gabinetes do mercado, aguentam 6 de 120 MM ou 4 de 140 MM.

13 minutos atrás, Gabriel1677 disse:

Uma ultima pergunta que não espero ser respondida é se esse pc não tem nenhuma incompatibilidade, como pra mim levou bastante tempo para verificar isso da minha build inicial (pra no final nem ter certeza) não sei se realmente precisa demorar tanto, ent se puder responder essa pergunta otimo, se não ja agradeço pela ajuda anterior. 

Será tudo compatível sim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!