Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Wi-Fi Mesh por cabo de rede


Posts recomendados

pessoal alguém poderia me ajudar? eu tava procurando um wifi mesh e gostei desse D-link Covr 1102, minha duvida é, consigo ligar os dois via cabo?

vou dar exemplo: eu tenho um roteador da net, queria conectar os dois cabos nesse roteador da net e transferir internet via cabo mas mesmo assim continuar com uma única rede nos dois covr, isso é possível?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@diego dancogier Cara, na boa! Não vejo sentido fazer o que você pretende, usando um COVR! Já que pretende passar cabo, é melhor você comprar um switch gigabit de 4 ou 5 portas, espetar no seu roteador, logo, espetar outro cabo no switch e esta outra ponta do cabo espetar no access point gigabit e este carinha irá irradiar o sinal do wifi no ambiente desejado. Irá configurar o mesmo SSID em ambos equipamentos... roteador e AP(Access Point). Toda a configuração do wifi 2.4 e 5GHz que está no roteador você espelha no AP.


Caso você queira manter com o seu pensamento de usar un COVR, é possível sim. Cada um deles possuem duas portas gigabit, uma internet e a outra Ethernet. Veja imagem.

 

image.png.c38c0c62195959142af30cffe5fa531e.png

 

Em um deles(qualquer um dos dois ou três(NÓS) ) você espeta o cabo de rede gigabit cat5e na porta internet que irá receber internet do seu roteador, logo, você espeta neste mesmo "NÓ" que será o principal, outro cabo na porta Ethernet que irá a outra ponta do cabo no outro "NÓ" na porta Internet. E se quiser, nesta porta que está livre Ethernet, você pode espetar um switch gigabit, que poderá conectar PC, impressora na rede, entre outros dispositivos.
Quando estiver tudo conectado, você acessa http://covr.local./ (Não use o App, porque é um marrom) e realiza todas as configurações do SSID e redes 2.4 e 5GHz! E para finalizar, desativa o sinal do wifi do roteador da sua operadora. Pronto! Já tem uma rede MESH em funcionamento!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

@Infotec-Net Saudações! Entendi sua explicação acima sobre usar cabos. Meu objetivo principal é criar uma rede única onde todos os aparelhos se auto conectem sem precisar trocar de roteador. Entendi como voce liga ele ponto a ponto, tipo Pego o Nó mestre que recebe o cabo do roteador na porta internet e plugo um cabo na Enthernet ( uso CAT6) e ligo na porta internet no segundo Nó. Assim o segundo nó recebe conexão e passar a rotear o sinal. Para ligar um terceiro, eu Plugo um cabo na portar Enthernet do segundo Nó e ligo ele na porta internet do Terceiro Nó. Então pelo que entendi da pra expandir a rede dessa forma se adicionarmos mais Nós.

 

 

Qual minha dúvida: Depois q a gente sincroniza todos os nós a partir de um Nó Mestre. Eu posso simplesmente ligar um cabo que vem do switch em cada Nó? Uma vez que os aparelhos já estão sincronizados? Ou de fato realmente preciso ligar ponto a ponto?Segue imagem

 

 

 

 

C619DFDF-5876-4CE4-99FA-25B96A49E8EA.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta 1ª opção está correta:

image.png.5c03aed7a3494036e096b4799f152018.png

O Switch entra quando você deseja conectar vários dispositivos e que seja gerenciado pelo COVR, como ex: PCs, impressoras etc…

 

Desativa o WiFi do Modem/Roteador e configura no COVR para que ele seja o responsável de irradiar o sinal do WiFi com o SSID que você irá criar. Poderá configurar o WiFi apenas no canal 80Mhz(5Ghz) para obter um melhor desempenho do WiFi. Isso serve apenas para dispositivos compatíveis com wifi 5(GHz). Caso tenha dispositivos antigos em 2,4GHz (WiFi 4) ative o canal 20/40/80MHz. Particularmente, prefiro usar o canal 80 por ser mais rápido e os dispositivos se conectan automáticamente neste canal. Se ativar o canal 20/40/80MHz o dispositivo com WiFi 5, irá conectar no canal 20/40(2,4GHz) que é de pouca banda. Por isso que mantenho apenas no canal 80 = 5GHz.

 

OBS1. Não confunda com o sinal MÓVIL 5G, não tem nada a ver.

OBS2. Cria uma senha segura alfanúmerica que contenha letras MAIÚSCULAS, minúsculas, números e caractere especial.

Exemplo: Tiagoveras@2222 - Tiagoveras@2323@ - Tiagoveras@2223$ - Tiagoveras@2121$

 

image.png.cb075a3a29083acc2d9b5d9d7a6cbe3d.png

Vale ressaltar que também poderá usar sem cabos os NÓS 2 e 3. Salva as alterações no NÓ1 e aguarda os "Nós"/"Satélites" sincronizarem/emparelhar. Ambos se conectam e emparelham automaticamente. Basta aguardar 1 min. Quando os NÓS estiverem com o led em branco e fixo, significa que todos estão sincronizados corretamente e já tem internet.

 

Caso queira uma opção mais ROBUSTA, poderá configurar em BRIDGE e configurar nele as VLANs da sua operadora e eliminando o roteador da mesma com a ativação da opção TriplePlay. Pois os roteadores das operadoras há limitações, eles usam o seu próprio firmware limitando d+ o rendimento do roteador do fabricante.

 

Você poderá fazer isso nos seguintes cenários:

 

Cenário 1: Vivo por exemplo usa um roteador (HGU) + ONT integrada, neste cenário que você irá configurar as VLANs em qualquer “NÓ” COVR... Irá deixar o roteador da Vivo em BRIDGE apenas como ONT e o seu COVR roteador irá fazer todo o processamentos de dados e roteamento DHCP e tb radiar o sinal WiFi. Este método de configuração é quando seu ISP tem como configuração as VLANs que se chama IPoE.

 

Cenário 2: Operadora instala ONT + roteador separados fisicamente, neste caso você irá apenas "espelhar" todas as configurações VLANs que estão no roteador da operadora para o COVR roteador como VLANS tb.

 

Poderá configurar via PPPoE tb, porém terá que saber seu usuario e senha, para isso terá que consultar seu ISP para eles informarem, como também os ID das VLANS.

Dados (Internet)        
VLAN/Prioridade
Voz (VoIP)
VLAN/Prioridade
Televisão (IPTV)
VLAN/Prioridade

 

Após tudo funcionando perfeitamente, atualiza os firmware manualmente ou automáticamente de todos os NÓS, pois há uma melhora significativa.

Firmware compatível - COVR1102

 

Manual COVR-1102

 

Pontos importantes a serem destacados:

 

Sempre usar cabos GIGABITs, atualmente uso Cat7 que possui maior largura de banda de até 600 MHz, que é 6 vezes maior que o Cat5e (100 MHz) e 2,4 vezes maior que o Cat6 (250 MHz). Porém é mais caro, mas vale a pena.

 

ESPELHOS na residência: Este é o maior VILÃO do WiFi, pois as ondas eletromagnéticas do wifi sempre irá rebotar quando encontrar com um espelho no caminho, e é MUITO, + muito pior que paredes. Como a construção do espelho é feita de vidro e recoberto com uma lâmina de metal, isso acaba interferindo nas ondas eletromagnéticas. Portanto, a recomendação é, quanto menos espelhos em casa, MELHOR!!! Evite que o COVR fique próximo a TV, telefone sem fio ou qualquer equipamento que opere na mesma frequência dos roteadores (2,4 GHz e 5 GHz), mude de local o roteador ou os causadores que estão estragando o sinal do seu WiFi.

 

Espero poder ter ajudado. Boa sorte!👍👌

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/01/2022 às 20:11, Infotec-Net disse:

Cara, na boa! Não vejo sentido fazer o que você pretende, usando um COVR! Já que pretende passar cabo, é melhor você comprar um switch gigabit de 4 ou 5 portas, espetar no seu roteador, logo, espetar outro cabo no switch e esta outra ponta do cabo espetar no access point gigabit e este carinha irá irradiar o sinal do wifi no ambiente desejado

 

O sentido de rede mesh é ter um "ambiente desejado"  igual ao ambiente todo. Porque alguém iria querer isso? Simples: você pode andar pela casa toda e os POD (os quadradinhos 1102 nesse caso) acompanham seu deslocamento e vão transferindo a conexão de um para o outro. 

 

Por exemplo, se estiver andando com um laptop de um andar para o outro enquanto faz um download de um arquivo grande sua conexão não vai cair ao passar de um ponto para outro, como cai se estiver usando vários pontos de acesso ainda que com o mesmo nome e senha.

 

image.png.e041757157b66dc01a819f25a13fc7db.pngEmbora seja verdade na maioria dos casos essa notação no aparelho é errada. Isso não é conectado a internet e sim à rede local. E os dois pontos são ethernet. 

 

O da esquerda conecta com a LAN e o da direita é de saída, para o caso de precisar conectar por exemplo um computador que não tenha wifi.

 

E se pode muito bem precisar disso (wifi) e não ter ou não poder ter acesso a internet, por questões de segurança por exemplo. 

 

Essa ideia é comum e por isso é um inferno às vezes configurar esses aparelhos em situações em que não se tem acesso a internet mesmo. Alguns aparelhos, em especial alguns recentes da marca TP-LINK, ficam dando alertas de erro de hardware se não tem acesso a internet pela porta WAN. 

 

E como as pessoas tem dificuldade em achar o endereço do roteador anos atrás surgiu também a ideia de configurar via aplicativos de celular e usar coisas como broadcasts de rede e acessar endereços mágicos como tplinkwifi.net que podem deixar uma equipe maluca se tiver 12 desses aparelhos na mesma rede e eles não estiverem ligados com acesso a internet. 😞 mas assim é hoje em dia

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Em 12/10/2022 às 11:24, Infotec-Net disse:

Esta 1ª opção está correta:

image.png.5c03aed7a3494036e096b4799f152018.png

O Switch entra quando você deseja conectar vários dispositivos e que seja gerenciado pelo COVR, como ex: PCs, impressoras etc…

 

Desativa o WiFi do Modem/Roteador e configura no COVR para que ele seja o responsável de irradiar o sinal do WiFi com o SSID que você irá criar. Poderá configurar o WiFi apenas no canal 80Mhz(5Ghz) para obter um melhor desempenho do WiFi. Isso serve apenas para dispositivos compatíveis com wifi 5(GHz). Caso tenha dispositivos antigos em 2,4GHz (WiFi 4) ative o canal 20/40/80MHz. Particularmente, prefiro usar o canal 80 por ser mais rápido e os dispositivos se conectan automáticamente neste canal. Se ativar o canal 20/40/80MHz o dispositivo com WiFi 5, irá conectar no canal 20/40(2,4GHz) que é de pouca banda. Por isso que mantenho apenas no canal 80 = 5GHz.

 

OBS1. Não confunda com o sinal MÓVIL 5G, não tem nada a ver.

OBS2. Cria uma senha segura alfanúmerica que contenha letras MAIÚSCULAS, minúsculas, números e caractere especial.

Exemplo: Tiagoveras@2222 - Tiagoveras@2323@ - Tiagoveras@2223$ - Tiagoveras@2121$

 

image.png.cb075a3a29083acc2d9b5d9d7a6cbe3d.png

Vale ressaltar que também poderá usar sem cabos os NÓS 2 e 3. Salva as alterações no NÓ1 e aguarda os "Nós"/"Satélites" sincronizarem/emparelhar. Ambos se conectam e emparelham automaticamente. Basta aguardar 1 min. Quando os NÓS estiverem com o led em branco e fixo, significa que todos estão sincronizados corretamente e já tem internet.

 

Caso queira uma opção mais ROBUSTA, poderá configurar em BRIDGE e configurar nele as VLANs da sua operadora e eliminando o roteador da mesma com a ativação da opção TriplePlay. Pois os roteadores das operadoras há limitações, eles usam o seu próprio firmware limitando d+ o rendimento do roteador do fabricante.

 

Você poderá fazer isso nos seguintes cenários:

 

Cenário 1: Vivo por exemplo usa um roteador (HGU) + ONT integrada, neste cenário que você irá configurar as VLANs em qualquer “NÓ” COVR... Irá deixar o roteador da Vivo em BRIDGE apenas como ONT e o seu COVR roteador irá fazer todo o processamentos de dados e roteamento DHCP e tb radiar o sinal WiFi. Este método de configuração é quando seu ISP tem como configuração as VLANs que se chama IPoE.

 

Cenário 2: Operadora instala ONT + roteador separados fisicamente, neste caso você irá apenas "espelhar" todas as configurações VLANs que estão no roteador da operadora para o COVR roteador como VLANS tb.

 

Poderá configurar via PPPoE tb, porém terá que saber seu usuario e senha, para isso terá que consultar seu ISP para eles informarem, como também os ID das VLANS.

Dados (Internet)        
VLAN/Prioridade
Voz (VoIP)
VLAN/Prioridade
Televisão (IPTV)
VLAN/Prioridade

 

Após tudo funcionando perfeitamente, atualiza os firmware manualmente ou automáticamente de todos os NÓS, pois há uma melhora significativa.

Firmware compatível - COVR1102

 

Manual COVR-1102

 

Pontos importantes a serem destacados:

 

Sempre usar cabos GIGABITs, atualmente uso Cat7 que possui maior largura de banda de até 600 MHz, que é 6 vezes maior que o Cat5e (100 MHz) e 2,4 vezes maior que o Cat6 (250 MHz). Porém é mais caro, mas vale a pena.

 

ESPELHOS na residência: Este é o maior VILÃO do WiFi, pois as ondas eletromagnéticas do wifi sempre irá rebotar quando encontrar com um espelho no caminho, e é MUITO, + muito pior que paredes. Como a construção do espelho é feita de vidro e recoberto com uma lâmina de metal, isso acaba interferindo nas ondas eletromagnéticas. Portanto, a recomendação é, quanto menos espelhos em casa, MELHOR!!! Evite que o COVR fique próximo a TV, telefone sem fio ou qualquer equipamento que opere na mesma frequência dos roteadores (2,4 GHz e 5 GHz), mude de local o roteador ou os causadores que estão estragando o sinal do seu WiFi.

 

Espero poder ter ajudado. Boa sorte!👍👌

MInha ideia é de fato ter uma uma única rede Wi-Fi na casa inteira, e esta  rede seja Mesh. Eu fiz esta ligação da primeira opção, porém uma coisa que achei estranho foi, Mesmo eu fazendo este ponto a ponto como na primeira opção, só funciona bem se o aparelhos estiverem a uma distancia que ele conecte informações. Então mesmo eu ponto o cabo, é que como se ele não funcionasse pela internet do cabo, somente pela repetição do Wi-Fi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/10/2022 às 11:24, Infotec-Net disse:

Esta 1ª opção está correta:

 

Temo que não. E ainda vai ficar sem poder ligar nada via cabo em lugar nenhum exceto no final da linha depois de todos os saltos. Pode até funcionar porque os POD já estão sincronizados, mas a performance vai sofrer conforme segue a ordem deles. Claro que se só tiver dois não faz muita diferença. Mas pode ter 4. E se ligar em cascata vai ficar pior a cada salto. E se tiver muito tráfego no último TODA a rede será claro prejudicada.

 

Lembrando que foi isso o que sugeriu

 

image.png.31458d19ca53642fc5849ce822f5d714.png

 

e pode ter até 4 na rede para um total de 1200 mbps. 

 

Do manual, página 3
 

The COVR unit is also
equipped with optional Ethernet Backhaul connectivity so that you can optimize the connection between COVR units no matter
what’s between them

 

Essa documentação é claro uma piada. Essa conectividade opcional via ethernet é exatamente o que @diego dancogier e muita gente quer fazer. 

 

Eis o que acontece quando vem a realidadepode ser que não se tenha nenhum sinal entre um POD (isso que a link chama de COVR) e outro.


Porque?

 

Simples: imagine uma casa com um porão gigante e um quarto de hóspedes no fundo, atrás da piscina. E 4 COVR. Você sincroniza os caras lá na mesa do escritório na casa. E tudo OK. Aí você põe dois na casa onde você quer. E um na piscina. E outro no porão. Só que o da piscina não vê nem fragmentos do sinal da rede Mesh super moderna e o do porão muito menos, com aquela escada longa e aquele cimento todo até chegar lá em baixo.

 

Esse é o uso do internet backhaul, e deve ser quase automático. E o sugerido é ligar os D-LINK via um switch comum. 5 portas está ok. TODOS os 4. Se forem só dois basta levar o cabo até o segundo. E o software vai perceber o sinal da rede mesh no cabo ethernet. Não há indicação visual sobre estar usando a conexão via cabo ou rádio mas é difícil imaginar que depois de o software descobrir que há uma conexão via cabo ao POD principal continuar usando wifi.

 

Se o grande atrativo mesh (unico?) seria a transitividade dos dispositivos porque alguém iria querer usar isso quanto não dá pra manter a conexão? Considere o exemplo que mostrei: tomadas e lâmpadas smart no fundo da casa, uma fechadura smart lá na frente da casa principal e você quer (precisa) abrir a partir da casa de hóspedes depois da piscina, essas coisas... Cameras, sensores de presença...

 

Em 12/10/2022 às 11:24, Infotec-Net disse:

Sempre usar cabos GIGABITs, atualmente uso Cat7 que possui maior largura de banda de até 600 MHz, que é 6 vezes maior que o Cat5e (100 MHz) e 2,4 vezes maior que o Cat6 (250 MHz). Porém é mais caro, mas vale a pena.

 

Se você não tiver nada operando acima de gigabit não vai fazer diferença. Porque valeria a pena se não tiver equipamentos dos dois lados do cabo operando ao menos a 5giga? CA7 pode trafegar até 40.000mbps mas sem os equipamentos de nada adianta o cabo. CAT6 vai até 10.000mbps até uns 25m. E está até nos manuais do MacMini da Apple

 

 

 

 

Em 10/01/2022 às 18:04, diego dancogier disse:

pessoal alguém poderia me ajudar? eu tava procurando um wifi mesh e gostei desse D-link Covr 1102, minha duvida é, consigo ligar os dois via cabo?

 

Em resumo: sim, e estará usando esse recurso obscuro que está na página 3 do manual, e só lá e num resumo na última página. Veja:

 

image.png.0d982fc59ea8efeb6d237264ec0575c2.png

 

Pode usar até 4 COVR ligados num switch na entrada. Claro que com 2 não precisa de um switch. A D-Link tem switches de 5 portas que são bem suficientes

1905.jpg.95b7882995c6ba23313f8267df63fd0b.jpg

 

mais uma nota do suporte da fábrica: se usar um switch confirme isso, ou ao menos confirme se NÃO funcionar 😄 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/11/2022 às 06:13, arfneto disse:

e pode ter até 4 na rede para um total de 1200 mbps. 

Quem te disse isso? Eu tenho 8 em minha casa!!! E TODOS via WiFi, nada de cabo! Já notei que você parece um hater, você fala muito de coisas que ACHA e não da realidade, o mundo REAL! Compra estes COVR e depois vem falar dele aqui. Deixa de propagar "achismos"!!!

 

Em 28/11/2022 às 22:33, Tiago Veras00 disse:

MInha ideia é de fato ter uma uma única rede Wi-Fi na casa inteira, e esta  rede seja Mesh. Eu fiz esta ligação da primeira opção, porém uma coisa que achei estranho foi, Mesmo eu fazendo este ponto a ponto como na primeira opção, só funciona bem se o aparelhos estiverem a uma distancia que ele conecte informações. Então mesmo eu ponto o cabo, é que como se ele não funcionasse pela internet do cabo, somente pela repetição do Wi-Fi.

@Tiago Veras00 Na boa, se você não foi capaz de configurar estes COVR é melhor contratar um profissional/empresa que entende do tema! Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Infotec-Net disse:

Quem te disse isso? Eu tenho 8 em minha casa!!! E TODOS via WiFi, nada de cabo! Já notei que você parece um hater, você fala muito de coisas que ACHA e não da realidade, o mundo REAL! Compra estes COVR e depois vem falar dele aqui. Deixa de propagar "achismos"!!!

 

Achei seu post grosseiro e desnecessário. Não vou comprar isso e não preciso. Não se preocupe achar com o que eu pareço. O forum aqui é sobre redes e internet.

 

Sobre a tal realidade:

 

Está no manual do aparelho

 

image.thumb.png.041d16824a8c4aa762909f826ce0bb7a.png

 

 

E está claro que o máximo recomendado é de 4 unidades.

 

E o que você havia postado sobre a topologia está errado, como eu expliquei. Não é minha opinião.

 

E aumentar assim o número deles na mesma rede cm apenas 1200mbits vai aumentar muito a carga em todos eles para manter o mesh ativo. Até me surpreende funcionar. Provavelmente estaria melhor com duas redes de quatro.
 

 

29 minutos atrás, Infotec-Net disse:

Na boa, se você não foi capaz de configurar estes COVR é melhor contratar um profissional/empresa que entende do tema!

 

Claro que não falo por @Tiago Veras00 mas isso também pareceu grosseiro e desnecessário

 

E configurar essa p. de Ethernet BackHaul é algo chato de fazer sim. Especialmente porque os aparelhos não dizem se estão usando isso ou não e o sinal pode estar muito degradado no final e ter um sinal do cabo ali sem uso.

 

 

agora, arfneto disse:

E está claro que o máximo recomendado é de 4 unidades.

 

É o significado de "for a combined total of 4 COVR Points"... Mas você deve ter seguras informações de ouras fontes que não o fabricante, imagino

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@arfnetoobrigado grande, bem culpa não é do usuário se a empresa faz algo que não funciona de forma simples. Deveríamos simplesmente sincronizar todos os aparelhos e fazer s rede via Wi-Fi, e caso desejássemos fazer via cabo. Fiz o procedimento que julguei certo e de fato estava, mas é como se ele não usasse a internet que já vem via cabo pra otimizar a internet. Ou seja, imagine você fazer uma cópia do mesh principal e colocar ele distantes e levar internet via cabo pra o aparelho cópia. Então ele revêm deveria funcionar como o mesmo aparelho do ponto principal mas não, ele precisa estar perto do outo.  
De toda forma, obrigado pela ajuda neto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tiago Veras00 Imagino que tenha lido o que eu escrevi e entendido o exemplo da casa com porão e uma casa de hóspedes depois da piscina e do gramado, lá longe...

 

E o que eu expliquei direto do manual do aparelho.

 

Esses COVR tem esse recurso "opcional" de ETHERNET BACKHAUL. Só que a documentação é meio besta; E o nome também. Não é opcional como recurso. Está sempre lá. Você pode optar por usar. Só que no manual todo não tem uma linha sobre isso. E pode ser sim um pesadelo.

 

Backhaul é a rede de controle da malha.Ethernet BackHaul é o recurso que alguns desses aparelhos tem (esse 1102 tem) que permite interligar os pod via ethernet e isso pode fazer muita diferença, como na casa que eu descrevi. 

 

Você pode ter um bloqueio importante entre um pod e outro, como um poço de elevador para um caso mais urbano, e mesmo assim querer uma rede mesh porque tem 2 POD de cada lado e duas fechaduras smart de cada lado por exemplo, na entrada social e na entrada de serviço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@arfneto então você acha que após sincronizar os aparelhos eu faço uma ligação por um cabo de rede com internet vindo do switch em cada um dos pode separadamente ( sem interliga-los) ponto a ponto pode funcionar? Eu vi q quando você vai distanciando eles a qualidade da internet cai demais. Então o q eu queria era de fato pegar dois cômodos distantes e colocar a mesma rede em ambos, e como a distância não ajuda user cabos. Eu reformei a casa e em todos os cantos distantes chegam um cabo de rede direto do switch. Minha rede funcionado como Roteador —-> switch—-> cabos chegando em toda casa. Aí eu pensei q tipo, poderia sincronizar todos e colocar cada ponto num canto distante e ligar pelos cabos. Como eles receberiam internet de qualidade pelo cabo vindo do switch sem precisar quase ( repetir o sinal do principal ) . Mas vi que o ponto a ponto como na primeira opção não é bom, além disso os próprios atendentes do DLink no 0800 sem enrolam no funcionamento 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Tiago Veras00 disse:

após sincronizar os aparelhos eu faço uma ligação por um cabo de rede com internet vindo do switch em cada um dos pode separadamente ( sem interliga-los) ponto a ponto pode funcionar? Eu vi q quando você vai distanciando eles a qualidade da internet cai demais.

 

Essa é a razão dos fabricantes usarem isso. E também a razão de se usar redes ethernet (cabo) cada vez mais poderosas: para melhorar ou mesmo viabilizar o wifi. LAN a 10G já aparece em casas em muitos países.

 

Entendeu o exemplo da casa de que falei? E do apartamento com um elevador no meio?

 

3 horas atrás, Tiago Veras00 disse:

Como eles receberiam internet de qualidade pelo cabo vindo do switch sem precisar quase ( repetir o sinal do principal )

 

Não se trata de internet. É um sinal de rede, local, LAN. E a rede mesh não "repete o sinal do principal" propriamente. Essa é a razão do backhaul: essa rede de controle monitora a presença dos dispositivos já conectados e TRANSMITE o sinal para o POD (point of delivery) onde o aparelho está. E prepara uns buffers para transferir a conexão sem cair quando percebe que o dispositivo está indo para uma zona melhor coberta por OUTRO aparelho.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
Em 01/12/2022 às 10:39, arfneto disse:

 

Essa é a razão dos fabricantes usarem isso. E também a razão de se usar redes ethernet (cabo) cada vez mais poderosas: para melhorar ou mesmo viabilizar o wifi. LAN a 10G já aparece em casas em muitos países.

 

Entendeu o exemplo da casa de que falei? E do apartamento com um elevador no meio?

 

 

Não se trata de internet. É um sinal de rede, local, LAN. E a rede mesh não "repete o sinal do principal" propriamente. Essa é a razão do backhaul: essa rede de controle monitora a presença dos dispositivos já conectados e TRANSMITE o sinal para o POD (point of delivery) onde o aparelho está. E prepara uns buffers para transferir a conexão sem cair quando percebe que o dispositivo está indo para uma zona melhor coberta por OUTRO aparelho.

 

 

 Consegui fazer a conexão como você me indicou. Tudo ok!!! a rede esta formada...

 

covr1.thumb.jpeg.934c29bb741be47d7dea06345a996154.jpegcovr2.thumb.jpeg.0db2c3f78a88cee632c929715b57d253.jpeg

 

 

 

 

E os tres pontos estão ligados assim:

1089465828_CapturadaWeb_26-4-2023_13171_www.clubedohardware_com_br.jpeg.6aedc7b7967499eb99a9a563a2cc6f86.jpeg

 

Vou deixar as 3 funcionando assim estes dias para testar... porém, eu tinha ligado outros pontos nó, que não vem no mesmo kit, desta forma depois de ter feito "a configuração nesses nós "a partir do aparelho principal.. o que acontece eh que todo dia o aparelho principal tem dado problema e volta como se fosse pra configuração de fabrica... todos os aparelhos estão atualizados... O que acho estranho no fim é, porque o aparelho principal tem resetado a configuração... tipo.. quando eu vejo esta ativa novamente aquele rede wifi de fabrica dele!  Então eu reseto o aparelho principal, reconfigurado da mesma forma e todos os outros volta a funcionar normalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, TiagoVeraspsnbr disse:

 Consegui fazer a conexão como você me indicou. Tudo ok!!! a rede esta formada...

 

covr1.thumb.jpeg.934c29bb741be47d7dea06345a996154.jpegcovr2.thumb.jpeg.0db2c3f78a88cee632c929715b57d253.jpeg

 

 

 

 

E os tres pontos estão ligados assim:

1089465828_CapturadaWeb_26-4-2023_13171_www.clubedohardware_com_br.jpeg.6aedc7b7967499eb99a9a563a2cc6f86.jpeg

 

Vou deixar as 3 funcionando assim estes dias para testar... porém, eu tinha ligado outros pontos nó, que não vem no mesmo kit, desta forma depois de ter feito "a configuração nesses nós "a partir do aparelho principal.. o que acontece eh que todo dia o aparelho principal tem dado problema e volta como se fosse pra configuração de fabrica... todos os aparelhos estão atualizados... O que acho estranho no fim é, porque o aparelho principal tem resetado a configuração... tipo.. quando eu vejo esta ativa novamente aquele rede wifi de fabrica dele!  Então eu reseto o aparelho principal, reconfigurado da mesma forma e todos os outros volta a funcionar normalmente.

@arfneto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, TiagoVeraspsnbr disse:

O que acho estranho no fim é, porque o aparelho principal tem resetado a configuração... tipo.. quando eu vejo esta ativa novamente aquele rede wifi de fabrica dele!  Então eu reseto o aparelho principal, reconfigurado da mesma forma e todos os outros volta a funcionar normalmente

 

Se esse infeliz perder a configuração fica difícil hein?

 

Ele fornece as credenciais inicias para formação da rede mesh. Depois os outros são meio que pareados com ele, quase como é com bluetooth ou plc.

 

Se zoar a configuração dele os outros ficam orfãos. É preciso ver passo a passo o que acontece com ele Tem que ficar estável.

 

Como identifica que ele mudou de configuração? O que acontece?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@arfneto @arfnetoAparece a rede original dele na busca do wifi.. ai fica funcionando com instalibilidade. Neste momento eu deixeoi somente o kit covr1103 ( que vem tres pontos originalmente) pra ver... antes eu tinha ligado além destes outros dois nos... e funcionou normal.. no outro dia tava aprecendo a rede original de fabrica.. e a rede que configurei fica sem internet. Neste momento está estavel, quero ver amanha... estou em duvida se pode estar causando algum problema o uso de algum no que não eh  originario do kit! como se ao colocar dois diferentes... ele pode baguncar a conecxao.. mesmo eu tendo feito a configuração dele anteriormente a partir do principal.

7 horas atrás, TiagoVeraspsnbr disse:

 Consegui fazer a conexão como você me indicou. Tudo ok!!! a rede esta formada...

 

covr1.thumb.jpeg.934c29bb741be47d7dea06345a996154.jpegcovr2.thumb.jpeg.0db2c3f78a88cee632c929715b57d253.jpeg

 

 

 

 

E os tres pontos estão ligados assim:

1089465828_CapturadaWeb_26-4-2023_13171_www.clubedohardware_com_br.jpeg.6aedc7b7967499eb99a9a563a2cc6f86.jpeg

 

Vou deixar as 3 funcionando assim estes dias para testar... porém, eu tinha ligado outros pontos nó, que não vem no mesmo kit, desta forma depois de ter feito "a configuração nesses nós "a partir do aparelho principal.. o que acontece eh que todo dia o aparelho principal tem dado problema e volta como se fosse pra configuração de fabrica... todos os aparelhos estão atualizados... O que acho estranho no fim é, porque o aparelho principal tem resetado a configuração... tipo.. quando eu vejo esta ativa novamente aquele rede wifi de fabrica dele!  Então eu reseto o aparelho principal, reconfigurado da mesma forma e todos os outros volta a funcionar normalmente.

@arfneto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eles são produzidos para você poder ir comprando 1 a 1 se precisar, até o limite de 6 nesse modelo eu acho. Não tem nenhum problema ir adicionando. O normal é isso. Põe do lado do master, liga um cabo neles, aperta um botão no master, espera o verde fixo e a família aumentou. Depois disso desliga o novo e liga numa porta do switch no ponto em que faltou sinal e a cobertura aumenta.

 

A rede mesh pode ser uma extensão da rede wifi original ou pode ser uma rede nova. Mas a rede "de fábrica"  do covr deve sumir...

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/05/2023 às 20:03, arfneto disse:

Eles são produzidos para você poder ir comprando 1 a 1 se precisar, até o limite de 6 nesse modelo eu acho. Não tem nenhum problema ir adicionando. O normal é isso. Põe do lado do master, liga um cabo neles, aperta um botão no master, espera o verde fixo e a família aumentou. Depois disso desliga o novo e liga numa porta do switch no ponto em que faltou sinal e a cobertura aumenta.

 

A rede mesh pode ser uma extensão da rede wifi original ou pode ser uma rede nova. Mas a rede "de fábrica"  do covr deve sumir...

Consegui reconfigurar tudo e agora parou de resetar! Porém o que acho estranho é que a velocidade não tem passado de 100mb e eu uso cabo cat7... mesmo ligando o mesh direto no roteador! Testei o cabo no PS5 novamente não passa de 100! só pega velocidade alta se eu usar o 5G do roteador! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, TiagoVeraspsnbr disse:

Consegui reconfigurar tudo e agora parou de resetar! Porém o que acho estranho é que a velocidade não tem passado de 100mb e eu uso cabo cat7... mesmo ligando o mesh direto no roteador! Testei o cabo no PS5 novamente não passa de 100! só pega velocidade alta se eu usar o 5G do roteador! 

 

Esses cabos são irrelevantes para essas velocidades. Está usando conectores e soquetes CAT7? 5E é o adequado.

 

Esses cabos dão muito problema com conectores tradicionais 5E porque são muito duros e tem mais metal e proteção. 

 

5Ghz do roteador não é parâmetro. É outra mídia (ar).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, arfneto disse:

 

Esses cabos são irrelevantes para essas velocidades. Está usando conectores e soquetes CAT7? 5E é o adequado.

 

Esses cabos dão muito problema com conectores tradicionais 5E porque são muito duros e tem mais metal e proteção. 

 

5Ghz do roteador não é parâmetro. É outra mídia (ar).

Estou usando CAT7 flat.. não sei o que você diz sobre ser muito duros.. não é o meu caso.. eu fiz dois testes!!

Roteador ( claro) - CAT 7 - Mesh principal  ( dando velocidade 100mb)

Roteador (claro) - cabo CAT5E - Switch Gigabit - CAT7 - Mesh dando aprox. mesma velocidade!

estou usando este Cabo CAT7 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!