Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC congelando e reiniciando sozinho


Posts recomendados

Pessoal, boa tarde!

 

Estou tendo alguns problemas de desempenho com meu computador e gostaria de saber se alguém já passou por algo semelhante e de preferência saiba como resolver isto.

É o seguinte, há alguns meses ele começou a apresentar problema ao desconectar o cabo da internet durante o uso e isto só resolvia se eu reiniciasse a máquina. O problema evoluiu ao começar a travar, dificultando o restart do PC.

Agora em novembro ele começou a reagir de forma diferente, às vezes reiniciava durante o uso e às vezes a tela desligava enquanto o mouse e teclado desconectavam-se. Atualmente encontra-se dessa forma. Eu levei para um colega do meu pai avaliar e ele disse que o problema está na memória e que trocando-a tudo se resolveria, porém ele não ficou nem quarenta minutos com a máquina para chegar nesta conclusão, por isso estou com medo de que o diagnóstico possa estar errado e que trocar a memória não seja a solução, desperdiçando dinheiro dessa forma.

Segue as configurações do PC:

Processador Ryzen 3 3200g 3.60GHz (picasso)

placa-mãe ASUS Prime B450M gaming br

memória RAM 8GB DDR4 2666MHz Teamgroup Vulcan

HD 1TB 3.5" sata III 6GB/s da Toshiba

Fonte Azzaz 550w 80 plus bronze

Gabinete gamer de acrílico TGT Mortar

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Norwich disse:

Eu levei para um colega do meu pai avaliar e ele disse que o problema está na memória e que trocando-a tudo se resolveria, porém ele não ficou nem quarenta minutos com a máquina para chegar nesta conclusão

Nesse tempo, só tem duas formas dele ter chegado nessa conclusão: testou o pente em outra máquina e não funcionou, ou testou outro pente na sua máquina e funcionou. Num intervalo maior (12~24 horas), poderia ter feito alguns testes específicos na memória (você pode fazer aí no MemTest86). Se não fez nenhuma dessas três coisas, é só achismo barato de pseudo-entendedor. Pelo sintoma, não me parece memória e concordo com o @FoxBlack que deve ser a fonte. Cuidado com avaliações e manutenções de colegas, amigos e "entendidos", é bem comum fazerem besteira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shaman93 eu honestamente acho que ele não tenha feito nfeitm desses passos pois a única coisa que meu pai disse foi que ele limpou a memória com borracha e o slot e a colocou de volta. A parte disso, falou sobre maresia e como isso pode prejudicar as peças do PC pois pode oxida-las, mas eu não vi nenhum sinal disso na máquina.

Eu achei que este problema fosse por superaquecimento, pois a temperatura estava realmente alta, mas mesmo depois de trocar a pasta térmica continuo dando o mesmo problema. Eu acabei esquecendo de mencionar no relato anterior, mas em novembro logo no dia de finados ele não queria ligar, os led nem estavam acesos, testei em outras tomadas e nada. Ao levar para manutenção, o técnico disse que lá funcionou normal.

Aliás, você poderia me explicar por qual motivo devo trocar a fonte e como ela é a causa desse problema? Eu honestamente não consegui entender esse ponto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Norwich disse:

Aliás, você poderia me explicar por qual motivo devo trocar a fonte e como ela é a causa desse problema? Eu honestamente não consegui entender esse ponto!

Os sintomas que você relatou são típicos de problemas de fornecimento de energia. Soma isso ao fato da fonte ser bem duvidosa e tá aí a causa provável. Pra ter certeza antes de comprar uma nova, teria que testar essa fonte em outro PC por algum tempo e ver se tem essas intermitências também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pichau Nidus 500 W, XPG Pylon 450 W, MWE V2 500 W... Qualquer uma dessa lista, a partir de Tier D, vai te atender (apesar que recomendo tentar pegar Tier C pra cima). Mas quanto mais conseguir investir e superior o Tier que pegar, maior a qualidade da fonte e possibilidades de upgrade.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!