Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Adquiri um notebook recentemente 

Acer aspire 3 a315 23 

AMD Ryzen 3 3250u

8 ram 1tb 

Quando conecto o carregador nele ele começa a esquentar e o fan acelerando e diminuindo a rotação repetidamente fazendo bastante barulho  batendo 60 70 75 graus no processador seria normal ele esquentar assim ao carregar a bateria notei também que além desse comportamento o disco fica 100% de uso no carregar será que tá certo tudo isso ou esse notebook tem algum problema com superaquecimento.

Outra dúvida que tenho quando entro na BIOS o fan fica disparado no último fazendo muito barulho mesmo parece que vai decolar e quando saio da BIOS e entro no sistema operacional ele para fica normal será a configuração normal do notebook ou algo de errado achei muito estranho.

• Membro VIP
Postado

Em se tratando de uma máquina nova, acredito ser melhor um contato com o fabricante.

Agora, se for um usado fora de garantia, eu já tive vários Acer antigos de modelos diferentes do seu e me lembro de que todos eles ficavam com a ventoinha disparada enquanto estava na BIOS, mesmo sem ter um HDD instalado.

Depois que carregavam o sistema, parece que o gerenciamento passava ao S.O. e a ventoinha dava uma trégua, com exceção de um deles onde foi feita uma gambiarra com o fio do ventilador ligado direto na placa-mãe e nunca deixava de rodar no máximo.

Cheguei a ler alguns artigos sobre solução na atualização de BIOS, de Drivers e reset de bateria mas, não me senti seguro em tentar.

Existe a possibilidade da pasta térmica não estar dando conta do recado, pode ser que ao trocar ela, melhore um pouco a troca de calor e a ventoinha não precise ser acionada constantemente. Igualmente pode haver poeira incrustada o suficiente para o ar não circular de maneira satisfatória. É algo a ser analisado mais de perto.

Na parte dos HDDs ficarem em 100% de uso, eu resolvi trocando por SSDs que chegam a atingir um pico de consumo momentâneo e logo em seguida estabilizam.

Tem uma última alternativa relacionada a TPM, como por exemplo; estar usando um processador que produz muito mais calor que o processador original.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...