Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Saudações clube!!

Estou com problemas de aquecimento em meu processador!

Processador: AMD Ryzen 5 5600X 6-Core, Cooler Wraith Stealth

Postei aqui alguns meses atrás procurando recomendações para montar meu novo PC gamer e me ajudaram demais, agora a máquina está aqui montadinha e estou aproveitando muito, mas surgiu um novo problema, superaquecimento!!
Estou apenas com o cooler que veio junto com o processador, até ia comprar um watercooler, mas aqui mesmo indicaram que não estaria compatível com meu setup e minhas necessidades, aproveitei e gastei o orçamento dando um upgrade na placa de vídeo que ia comprar e valeu muito a pena. Mas agora tenho receio de que o cooler que tenho não dá conta.

Um amigo que me ajudou a montar o PC recomendou eu nunca deixar a temperatura chegar ou passar de 90ºC por muito tempo. Geralmente todos os jogos que estou jogando aguentam rodar na definição mais alta de qualidade e processamento, mas algumas vezes deixam o PC fazendo muito barulho e a temperatura do processador chega a 80/85ºC, por isso acabo limitando minhas sessões de jogo a 1hr30min/2hrs por vez. Hoje fui jogar um jogo novo e o processador fez muito barulho, quando fui checar a temperatura estava em 94ºC. Quando quero jogar um jogo mais pesado eu retiro a porta do gabinete e deixo meu ventilador apontado pra dentro, pra tentar dar uma segurada na temperatura, mas esse esquema não pode durar muito.

Como solucionar isso? Quais as melhores indicações para coolers ou ventoinhas novas que estejam adaptadas ao meu processador?

Obrigado pela atenção! 👍

Postado

@Nitragame informe também o resto do setup, principalmente o modelo do gabinete e da placa-mãe, em nenhum computador é recomendado que fique apenas com o cooler do processador, precisa de pelo menos mais 3 ventoinhas no gabinete, isso em toda máquina.

A sua presumo que sejam peças mais recentes e de boa qualidade, e como deve ter investido uma boa grana o certo é colocar umas 5 ventoinhas ai (se couber no gabinete claro). E outra coisa, EU não gosto e nem recomendo que a temperatura do processador passe dos 80°C, 90 já está bem elevado e já indica que tem alguma coisa errada.

Postado

@Nitragamese você quiser uma solução meio que de imediato recomendo que vá nas opções de energia do seu pc e diminua o estado de desempenho máximo e o  estado de desempenho mínimo, tenho um Xeon E5 2689 de 130tdp ele pegava fácil 90ºc em jogos, então diminui essas opções para segurar as pontas enquanto meu water cooler não chega, consegui -20º usando as duas em 98% talvez te ajude a segurar as pontas por um tempo

• Membro VIP
Postado

@Nitragame Boa tarde, seja bem-vindo ao Clube do Hardware!
Isso está longe de ser normal, talvez seja por conta de uma má montagem do dissipador de calor, ou pasta térmica insuficiente/exagerada. Pode mandar uma foto do dissipador de calor do processador?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...