Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso interligar ventoinhas pelo conector Molex?


Ir à solução Resolvido por mineirimbb,

Posts recomendados

Olá, bom dia a todos, tenho uma dúvida em relação a ligação de fans no PC. Possuo 4 fans com cabos de ligação molex e do mesmo cabo sai um cabo 3 pinos, sendo assim teoricamente teria como ligar tanto na fonte quanto na placa-mãe. Porém minha placa-mãe tem apenas 2 conectores para fans, assim gostaria de saber se posso ligar o primeiro fan em uma entrada da placa-mãe e o resto no molex desse primeiro fan, teria algum problema em relação a sobrecarga? Gostaria de fazer assim para ter o controle da rotação através da BIOS, assim poderia controlar todos em conjunto. Desde já agradeço a todos que responderem.

16432903650722597384466383955468.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno1205@mineirimbb Mas ligando dessa forma que eu disse acima causaria algum problema a placa-mãe? Porque eu ligaria o primeiro fan na placa-mãe e o resto no molex do primeiro fan, não da fonte e sim do que está na placa-mãe 

@mineirimbb alguma sugestão de controladora boa e com um preço baixo? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Denis05 disse:

@Bruno1205@mineirimbb Mas ligando dessa forma que eu disse acima causaria algum problema a placa-mãe? Porque eu ligaria o primeiro fan na placa-mãe e o resto no molex do primeiro fan, não da fonte e sim do que está na placa-mãe 

@mineirimbb alguma sugestão de controladora boa e com um preço baixo? 

 

Cara, esse conector está parecendo aqueles q tem duas pontas diferentes nele, correto? Um lado macho e outro fêmea, se sim, você pode conectar ou com um adaptador na placa-mãe, ou conectar direto na fonte, só q você não va ter como regular a velocidade dele, ele vai rodar no máximo.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Denis05 disse:

@SergioP entendi, é que já fiz a conexão da forma que tinha citado, funcionou e deu pra controlar a velocidade, só não sabia se danificaria algo com o tempo

 

Uma vez li em um forum, não sei se foi nesse, q se conectar várias ventoinhas na placa-mãe, ele "trabalharia mais", de qualquer forma, aqui em casa eu só deixo conectado o cooler na placa, o resto conecto tudo nos cabos de força da fonte q estão sobrando.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SergioP @SergioP Aqui mesmo no fórum tem posts sobre isso. Não sou conhecedor de eletrônica, mas se você não usar a placa-mãe será menos eletricidade que terá que passar por ela. Eletricidade gera calor e será que também isso ajuda a não aquecê-la?

O 'ideal' é deixar só a fan a CPU na placa-mãe para que o sistema controle a velocidade e ligar os demais em alguma controladora para melhor eficiência. Só um exemplo, o WC da série Capellix da Corsair (que é o último modelo) só funcionam com a instalação da controladora que vem junto (a qual serve para conectar todos os outros fans dela que estão instalados no gabinete).

Eu prefiro o Deepcool FH 10 pois ele se conecta direto na fonte por um cabo sata energia, e não na placa-mãe. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mineirimbb isso faz bastante sentido mesmo, até porque acho que com o controlador mais básico seria praticamente a mesma coisa que eu fiz quando instalei daquela forma, apenas um cabo na placa-mãe levando energia para o resto. Vou ver se compro um controlar de fans com alimentação própria da fonte, algum modelo em mente além desse? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...