Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Meu gabinete é um Corsair 5000D Airflow é ele vem com uma controladora de fans da Corsair instalada (não é a Commander). Vem com 6 entradas para fans e um cabo sata energia para ligar na fonte e um de 4 pinos (igual ao de uma fan comum). Em qual saída da placa-mãe eu ligo esse cabo de 4 pinos? Ligando ele posso controlar cada fan individualmente correto? 

Postado

@mineirimbb Em qualquer uma SYS_FAN. De preferência uma com mesmo número de pinos ou mais. Se conectar em uma de quatro pinos e a controladora tiver só três, vai ter que desativar o modo PWM na BIOS. 

Sim, poderá controlar todas as ventoinhas conectadas a ela, mas não individualmente. A velocidade será a mesma para todas.

Postado

@WOZ Dods Hummm então meu gabinete está assim: três na frente e na lateral jogando ar pra dentro, uma de exaustor atrás e dois (no WC) no topo como exaustor.

As da frente e lateral possuem apenas um cabo que conecta as três, então são dois cabos com 6 fans. Seria melhor deixar essas da frente, lateral e exaustor atrás ligados na controladora daí ficariam todas na mesma rotação (que é definida na BIOS ou em algum software correto?) e colocar as duas do WC direto na placa-mãe que será controlada pelo software da NZXT? Minha placa-mãe tem a entrada para o pino da bomba do WC.

Ah, todas são 4 pinos PWM. 

@WOZ Dods Eu tenho aquele cabo que você conecta duas fans e tem uma saida. Vai sobrar um CPU fan na placa. Seria ideal colocar os fans do WC no CPU fan?

• Curtir 1
Postado

@mineirimbb Na verdade, não. O esquema ideal nesse sentido é o seguinte. Primeiro que o ideal é sua placa-mãe ter um conector CPU_OPT, que é onde você liga a bomba do WC. Se não tiver aí terá que planejar de uma forma diferente do que vou explicar:

• Bomba no CPU_OPT configurado para de 80% a 100% constante. Pode ser fixo ou dinâmico entre as duas velocidades, de 40° a 70° respectivamente.
  • Ventoinhas do gabinete, todas, em um dos SYS_FAN (pode usar splitter ou um hub FH-04), com 50% a 40°, 100% a 70°.
  • Se possível separe as ventoinhas do radiador e coloque em um SYS_FAN próprio, programando para ser atrelado à temperatura do processador, com 50% a 40°, 100% a 70°.

Se não tiver CPU_OPT aí terá que colocar a bomba no CPU_FAN e as ventoinhas todas em SYS_FAN, separando os de entrada dos de saída, contando os do radiador. As configurações podem ser exatamente as mesmas.

As velocidades são todas configuradas diretamente na BIOS. MBs atuais tem um gráfico para escolher o perfil de ventilação. Ventoinhas que suportam PWM tem quatro pinos, sendo ideal conectar em quatro pinos da placa-mãe. As que tem três pinos operam por DC, mas podem ser conectadas em qualquer uma das duas opções desde que na BIOS esteja correto. Os dois formatos, três e quatro pinos, são intercompatíveis.

Postado

@WOZ Dods

19 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Bomba no CPU_OPT

Minha placa tem! Vou colocar nele.

Eu achava que poderia colocar as do WC no CPU_FAN.

Obrigado! Já te falei que você entende muito e sempre me ajuda quando preciso.

PS: desde que você me falou do simulador de refrigeração de gabinete, acredita que ainda não joguei? Estou com contando com a entrega da última peça hoje pra poder terminar de montar o PC rs

Postado
17 horas atrás, mineirimbb disse:

Eu achava que poderia colocar as do WC no CPU_FAN.

Não, você não entendeu. Tanto faz se será em um ou em outro, mas o WC tem dois conectores, um das ventoinhas e outro da bomba, sendo que esse CPU_OPT foi feito para a bomba. Entendeu?

Postado
13 minutos atrás, mineirimbb disse:

Eu disse que achava que as ventoinhas do WC poderiam ser conectadas no CPU_FAN já que a bomba não vai. 

Podem e devem ser conectados. Citei tudo lá em cima contemplando a possibilidade de que sua placa-mãe poderia não ter o CPU_OPT. Nesse caso você teria que isolar o CPU_FAN para a bomba e colocar as ventoinhas do radiador junto com as demais.

Postado
8 horas atrás, WOZ Dods disse:

@mineirimbb Isso mesmo. Se precisar pode colocar a ventoinha traseira nele também, assim o controle de saída de ar fica todo num conector só.

Agora que vi antes se montar. Dos três cabos, um tem quatro pinos e os outros dois tem três, sendo da esquerda para direita: pino / sem pino / pino / pino. Depois do primeiro pino tem um espaço e mais dois pinos. 

Postado

@WOZ Dods Não. O cabo que coloquei a imagem acima para ligar os três exaustores em uma entrada na placa-mãe. Onde se conecta os fans, dos três, um tem 4 pinos e os outros dois tem 3. Achei que por ter três eles não seriam controlados, mas vi nos anúncios que comprei onde o vendedor informa que é assim mesmo, basta um cabo ter os 4 pinos que ele envia a informação correta para controlar os de 3.

Estava na dúvida se conectando esse cabo, ao fazer a personalização na BIOS, somente o que tem 4 pinos seria controlado e os outros dois rodariam na velocidade máxima.

IMG_20220201_083059.jpg.f36cd39dc38641d9a835e8af6142b6c7.thumb.jpg.cf26db1c13d76ceca96d79862a71c259.jpg

Postado
8 minutos atrás, mineirimbb disse:

@WOZ Dods Não. O cabo que coloquei a imagem acima para ligar os três exaustores em uma entrada na placa-mãe. Onde se conecta os fans, dos três, um tem 4 pinos e os outros dois tem 3. Achei que por ter três eles não seriam controlados, mas vi nos anúncios que comprei onde o vendedor informa que é assim mesmo, basta um cabo ter os 4 pinos que ele envia a informação correta para controlar os de 3.

Sim, entendi. Só uma das ventoinhas terá leitura de velocidade, as demais só seguirão a mesma configuração. É isso mesmo. Assustei por que confundir alimentação com RGB é muito perigoso.

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods Já viu isso?

Wc zero, instalei, fui tirar o plástico que protege o visor e a cola ficou nele. Tem só uma parte ali, próximo da posição 10 horas, que é por onde a gente puxa ele. Só o puxador mesmo saiu normal, todo o restante deixou a cola. Tentei limpar com álcool mas não saiu. 

IMG_20220202_163331.jpg.95ed9200f7ebc56feb6ba48fe03521e4.thumb.jpg.a2b1f05a34d3f35c23b6a3fa637813a8.jpg

Postado
10 horas atrás, mineirimbb disse:

Tentei limpar com álcool mas não saiu. 

O que retiraria isso seria acetona, mas é arriscado por que alguma parte pode ser sensível ao produto. Além disso, ficar forçando com ele encaixado no processador pode danificar tanto a CPU quanto do soquete. 

Se quiser mesmo retirar isso, sugiro que acione a fabricante antes e converse sobre o que recomendam e, se não recomendarem nada, pergunte se ainda será coberto pela garantia se usar acetona. Quando for tentar tirar, retire o cooler do processador antes. 

Seja qual for a resposta da garantia, tenha tudo que disserem gravado.

Você chegou a usar sem tirar o plástico? O aquecimento pode ter derretido e fixado a cola. Sempre tem que retirar antes do primeiro uso.

Postado

@WOZ Dods ontem a noite com mais calma fui ver melhor (ah não tinha ligado antes não). O que ficou ali não foi a cola pois quando se passa o dedo não grupo nada. Para que ficou uma fina camada do plástico por cima. É como se metade do plástico tivesse ficado ali. A cola está por debaixo dele por isso não sai. Quando se liga quase nem aparece. 

Resolvi deixar assim mesmo. Eu não fico olhando pra ele e minhas temperaturas estão ótimas. Olha só renderizando 15 minutos de vídeo em 4k (12900k com a placa de vídeo que vem nele) .  Pessoal está comentando que esquenta muito, mas depois de deixar ele bem ventilado (mesmo usando vários tipos de filtros anti poeira) parece que valeu a pena. 

IMG_20220202_231324.thumb.jpg.c8b18ba2ec2614d5c8f76c379d676373.jpg

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...