Ir ao conteúdo

O que pode acontecer se as peças do meu computador excederem a energia da fonte?

Ir à solução Resolvido por Gabe Grechuk,

Posts recomendados

Postado

Boa noite,

Montei um PC ano passado. Montei com uma placa de vídeo mais simples devido a como estava o mercado. Se trata de uma GTX 1650 4B.

Hoje encontrei em bom preço uma RTX 3050 8gb.

Minha dúvida é o seguinte: Minha fonte é de 500W, temo devido ao fato da RTX provavelmente puxar muito mais energia que a GTX. Pode dar problema?

Digo, eu sei que é problema em si, mas se por exemplo, apenas ocorrer da fonte não aguentar e desligar, não tem problema, pois assim que der uma folga eu compro outra fonte.

Agora, meu medo é que ocorra algo mais sério, como queimar algum componente.

Alguém saberia me informar?

Desde já agradeço!!

Postado
19 minutos atrás, Enio M disse:

Boa noite,

Montei um PC ano passado. Montei com uma placa de vídeo mais simples devido a como estava o mercado. Se trata de uma GTX 1650 4B.

Hoje encontrei em bom preço uma RTX 3050 8gb.

Minha dúvida é o seguinte: Minha fonte é de 500W, temo devido ao fato da RTX provavelmente puxar muito mais energia que a GTX. Pode dar problema?

Digo, eu sei que é problema em si, mas se por exemplo, apenas ocorrer da fonte não aguentar e desligar, não tem problema, pois assim que der uma folga eu compro outra fonte.

Agora, meu medo é que ocorra algo mais sério, como queimar algum componente.

Alguém saberia me informar?

Desde já agradeço!!

Acho difícil que estas peças excedam a energia da fonte. A fonte de alimentação distribui energia entre TODOS os componentes do PC e, a menos que tenham sido montados com peças avulsas, já vêm com um limitador que "seta" o consumo da peça num valor máximo, como 45W, 50W etc., permitindo que a energia da fonte possa ser bem aproveitada por todos os componentes.

• Curtir 1
  • Solução
Postado

O ideal seria saber qual o modelo da fonte. Se for uma padrão 80 plus então pode ficar tranquilo que ela aguenta de boas. Ainda mais que uma RTX dificilmente usa muito mais energia que uma GTX, ainda mais nos modelos de entrada. Inclusive fiz os cálculos nesse site e a RTX 3050 consome aproximados 15W a mais que a sua GTX 1650, então não precisa nem se preocupar com isso

Mas por exemplo, supondo que fosse uma RTX 3090, se você tivesse uma fonte genérica de pouca qualidade, que não conseguisse alimentar o hardware todo de forma adequada, então ela simplesmente iria desligar o computador quando ele puxasse mais energia do que ela consegue fornecer

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...