Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá!

Não entendo muito de configurações e etc para melhorar o desempenho de computadores, mas tenho dado uma pesquisada em como aumentar o desempenho do meu pc, pois se eu tiver que gastar algo vou ter que esperar mais alguns meses... Aí vim aqui pra pedir a ajuda de vocês que entendem de tudo porque ja tirei muita duvida minha aqui no forum kkkk com o setup abaixo, um overclock no meu processador seria uma boa ideia pra aumentar o desempenho?

♦ Placa-Mãe ASRock B450M Steel Legend, AMD AM4, mATX, DDR4

♦ Processador AMD Ryzen 5 1600, Cache 19MB, 3.2GHz (3.6GHz Max Turbo), AM4

♦ Memória Corsair Vengeance LPX 8GB 3000Mhz DDR4 C16 Black

♦ Fonte EVGA 600W 80 Plus White

♦ Placa de Vídeo PowerColor, Radeon, Red Dragon RX 580, 8GB

Obs.: A minha intenção é melhorar o desempenho em jogos, e se possível fazer uma stream de boa qualidade enquanto jogo.

Postado
2 horas atrás, GomezTS disse:

♦ Memória Corsair Vengeance LPX 8GB 3000Mhz DDR4 C16 Black

Sobe isso pra 16GB adicionado outro módulo de 8GB 3000Mhz, só pelo fato do seu Ryzen funcionar em dual-channel já vai melhorar de forma significativa a performance dele devido a eliminação do gargalo existente no Infinity Fabric da maioria dos Ryzens de primeira e segunda geração.

2 horas atrás, GomezTS disse:

se possível fazer uma stream de boa qualidade enquanto jogo.

Ao subir a memória pra 16GB já vai permitir você abrir streaming + algum eventual jogo, já que devido a utilização do programa de captura de segundo plano + stream e o jogo rodando consome uma quantia considerável de ram e processador..

Fazendo isso já teria um ganho significativo na estabilidade dos teus jogos.. não vejo a necessidade de fazer um overclock no processador.

Mas.. caso  ainda optar por um overclock, certifique-se de que seu atual cooler atenda o processador, dito isso baixe o App Ryzen Master e vá em Creator Mode e vá subindo os clocks gradativamente (geralmente entre +100~150mhz).

Se a loteria do silício estiver do seu lado, tu pode puxar ele para até 3.8ghz com uma tensão de 1.29v ainda mantendo ele frio, mas eu já vi alguns exemplares pedir coisa abaixo de 1.27v

Mas novamente fique atento a temperatura do processador realize testes de estresse o processador com algum app de benchmark para ver se o sistema não irá dar bsod/crash.

Se quiser algo mais preciso e mais estável, já recomendo fazer OC através da BIOS.

Mas é tudo questão de paciência e ir testando, meu atual Ryzen 1500x por exemplo o máximo que extrai dele foi 4,7ghz mas tensão do Vcore ridiculamente alta 1.49v fazendo a temperatura superar os 80ºC... e o ganho de performance nem foi lá essas coisas.

• Curtir 1
Postado

@Eduardo Crispiliano  O meu amigo, obrigado pela explicação... Mas cometi um erro ali em cima... na verdade eu ja tenho 16 de RAM, são duas de 8 trabalhando em dual channel já... é que fui copiando e colando e acabei esquecendo de alterar isso...

Quando estou apenas jogando até que tenho um resultado agradável para os jogos que jogo, mas ja testei alguns mais pesados e vi que podia ser melhor o desempenho, então em jogo o que procuro melhorar são nesses jogos mais pesados como GTA. Mas já quando vou fazer alguma stream o desempenho cai bastante até com jogos mais leves, muita queda de fps, leves travadas e etc...

36 minutos atrás, Eduardo Crispiliano disse:

Mas.. caso  ainda optar por um overclock, certifique-se de que seu atual cooler atenda o processador

O cooler que uso no processador é o que já vem com ele, caso eu optar por fazer o overclock eu teria que dar um upgrade nele então né? E a minha fonte aguenta sem problemas também?

Obs.: O meu gabinete eu deixo a lateral dele aberta, mesmo assim atualmente tenho 2 FAN jogando ar frio para a placa-mãe e 1 tirando o ar quente. Seria interessante eu fazer alguma mudança neles também?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...