Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal,

Estou com problema de barulho no meu pc, vou dar todos os detalhes. Tinha montado ele no final do ano passado, configuração, Ryzen 5600x, 16GB de memoria, fonte corsair 650CX, water cooler dx-240 darkflash,M.2 512GB ,1tb HD, placa-mãe ASUS tuf gaming b550m, placa de vídeo RTX 3060 TI e um gabinete gabinete pichau kazan RGB.

Nesse tempo que tenho o PC, sempre funcionou normalmente, sempre silencioso e nada de superaquecimento. Porém hoje completa 1 semana certinho que percebi que eu gabinete esta fazendo um barulho muito algo quando entro em algum jogo, qualquer jogo sendo pesado ou leve, e já tirei a tampa de vidro do gabinete, mais acho que não tem nada relacionado a temperatura, porque estou jogando atualmente com a tampa aberta entre 58C há uns 68C. ( esses dias até comentei problema de aquecimento aqui no Fórum, porém o problema é meu gabinete ser de vidro na frente e na lateral), mas não estou tendo problema com temperatura atualmente, porém nessa 1 semana esta fazendo um barulho muito algo que não fazia de jeito nenhum antes, antes mesmo ele superaquecendo ate 90C( processador) não fazia esse barulho. Depois que tirei a tampa lateral ele fica nessa média citada assim, uma boa temperatura, porém o barulho ainda permanece, já verifiquei o MSI se não esta iniciando junto, poeira, algum programa em serviço, nada de estranho, lembrando que nas ventoinhas do gabinete esta normal, só faz um barulho ,muito algo na placa de vídeo e no water cooler.

Postado

Pela descrição do seu problema creio eu que possa ser Coil Whine, que é um ruído produzido pelas placas de vídeo e/ou fonte nas bobinas

Veja esse vídeo e veja se o som é parecido

Postado

@Fuzion200, não é não. É como se fosse só aumento de rotação de ventoinhas mesmo, nada de um barulho estranho, o barulho é como se tivesse aumentando as rotações de ventoinhas no máximo, mais a temperatura sempre baixa, ela baixa ou alta o barulho fica do mesmo jeito durante o jogo, como se fosse um avião decolando rsrsr, acho estranho que as vezes só de ligar o computador já fica assim, e as vezes é só quando entra no jogo e dai aumenta esse barulho e quando fecho o jogo, o barulho continua, não da folga porque fechei o jogo.

Fica muito alto mesmo, e percebi que é na placa de vídeo e no water cooler só, as ventoinhas do gabinete estão normais.

Postado
2 minutos atrás, Willian Reis disse:

@Fuzion200, não é não. É como se fosse só aumento de rotação de ventoinhas mesmo, nada de um barulho estranho, o barulho é como se tivesse aumentando as rotações de ventoinhas no máximo, mais a temperatura sempre baixa, ela baixa ou alta o barulho fica do mesmo jeito durante o jogo, como se fosse um avião decolando rsrsr, acho estranho que as vezes só de ligar o computador já fica assim, e as vezes é só quando entra no jogo e dai aumenta esse barulho e quando fecho o jogo, o barulho continua, não da folga porque fechei o jogo.

Fica muito alto mesmo, e percebi que é na placa de vídeo e no water cooler só, as ventoinhas do gabinete estão normais.

Vai na BIOS da sua placa-mãe e configura a rotação das fans do water cooler, já as da GPU você consegue configurar pelo MSI, vê se ajuda em algo

Postado

Já fiz isso também, e deixei até no automático igual no começo quando tinha montado o PC, e dai sempre fico normal... ai por esses dias ficou assim, não sei se foi alguma atualização no Windows que fez isso, acabou interferindo em algo.. já fui na BIOS e verifiquei as rotações até mesmo quando não esta forçando a placa de vídeo, só uma ventoinha fica funcionando, e essa mesmo fica fazendo o mesmo barulho " alto demais",,, cheguei a colocar tudo no 100% pra ver se as três ligava normal e pudesse diminuir o volume de barulho com as três trabalhando, ficou mesma coisa,,, com as três ou uma só funcionando da placa de vídeo fica um barulho alto do mesmo jeito.

Postado
1 hora atrás, Willian Reis disse:

Já fiz isso também, e deixei até no automático igual no começo quando tinha montado o PC, e dai sempre fico normal... ai por esses dias ficou assim, não sei se foi alguma atualização no Windows que fez isso, acabou interferindo em algo.. já fui na BIOS e verifiquei as rotações até mesmo quando não esta forçando a placa de vídeo, só uma ventoinha fica funcionando, e essa mesmo fica fazendo o mesmo barulho " alto demais",,, cheguei a colocar tudo no 100% pra ver se as três ligava normal e pudesse diminuir o volume de barulho com as três trabalhando, ficou mesma coisa,,, com as três ou uma só funcionando da placa de vídeo fica um barulho alto do mesmo jeito.

Dá reset na sua BIOS, se não resolver nada tenta reverte atualização do windows

• mês depois...
Postado

Bom dia,

Consegui arrumar Mano, por incrível que pareça era somente apertar o cabo de alimentação, o que achei estanho, porque o modelo da minha placa tem um indicador de energia caso tiver passando energia de forma errada, mais como não estava acesso nem me atentei a testar isso, então um certo dia, eu fui lá e apertei mais e dai não fez nenhum barulho mais, ficou 100%.

Obrigado pela atenção.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!