Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

consigo transformar um cartão SD em um dispositivo bootável?


LUIS CLAUDIO JR

Posts recomendados

Olá pessoas da internet!

Venho por meio deste, perguntar aos membros do Clube do Hardware se teria alguma possibilidade de minha pessoa conseguir transformar um Cartão SD (Marca: Multilaser; Armazenamento: 32gb; Já comprado com adaptador próprio) em um dispositivo bootável, com aqueles velhos programas que já conhecemos (Rufus, Yumi e tal).

 

Já faço esse procedimento de formatação de computadores a bastante tempo, porém nunca tentei com um Cartão SD.

A BIOS reconhece certinho o Cartão SD bootável?

Nesse caso em específico, gostaria de colocar um sistema baseado em Linux (Ubuntu; Mint, etc).

 

Agradeço a compreensão de todos!

 

Luis Claudio Jr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, é totalmente possível, tanto para sistemas UEFI quanto Legacy. Já rodei uma instalação de Arch Linux integral em um USB, se o pendrive for decente funciona bem, mas ele se desgasta bem rápido. Apenas algumas semanas depois que instalei o sistema no USB ele começou a corromper arquivos, mas o pendrive ainda funciona para tarefas comuns. Também já instalei Linux em um SD Card, funciona do mesmo jeito. Instalar Windows é meio forçado, pois o sistema é bem pesado pra um dispositivo com velocidade de leitura meio baixa (mas você pode tentar). Se o pendrive for muito lento, você não vai conseguir rodar uma instalação integral, mas pode instalar um sistema Live (igual os instaladores de Linux) e configurar persistência, uma funcionalidade que salva as mudanças feitas na sessão quando o sistema for ser desligado. Algumas distros para essa segunda opção são algumas versões do Puppy Linux e o Antix Linux.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LUIS CLAUDIO JR Sim, a única diferença é que se você só jogar uma imagem no SD card, ele não vai ter "memória", ou seja, vai ressetar toda vez que você reiniciar o sistema. Se quiser que ele tenha memória, tem duas opções, 1. utilizar um USB para instalar o sistema no SD card; 2. Instalar uma distro live com persistência, como o Puppy Linux e o AntiX.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!