Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de configuração com 3070 e Ryzen 5 5600x


Posts recomendados

Boa tarde galera, beleza? Estou montando um pc e já decidi que quero a 3070 e o Ryzen 5 5600x, gostaria de opiniões sobre o restante das peças. Não tenho um limite de orçamento, porém não queria nada exagerado demais, só queria que casasse bem com as peças que eu escolhi e ficasse uma boa config. Também gostaria de ter SSD M.2. Também prezo por uma temperatura no pc, se puderem indicar peças que consigam me entregar isso, ficaria agradecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Lucasinacior disse:

Boa tarde galera, beleza? Estou montando um pc e já decidi que quero a 3070 e o Ryzen 5 5600x, gostaria de opiniões sobre o restante das peças. Não tenho um limite de orçamento, porém não queria nada exagerado demais, só queria que casasse bem com as peças que eu escolhi e ficasse uma boa config. Também gostaria de ter SSD M.2. Também prezo por uma temperatura no pc, se puderem indicar peças que consigam me entregar isso, ficaria agradecido.

 

Recomendo um SSD NVMe, que é melhor, já que você não tem limite de orçamento... um Kingston ou Western Digital de 1TB ou mais seria bom. Pegue junto um HD ADATA 710 PRO para os games, e deixe o SSD para o sistema e/ou programas mais usados. Assim você terá a rapidez de carregamento do SSD para os programas, e o suporte a mais ciclos de regravação do HD para os games. A memória você pega o máximo que a sua placa-mãe suportar em termos de capacidade e frequência.

 

Não vou dar dicas de cooler porque não entendo muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Lucasinacior disse:

@RonaldoDuarte11 poderia especificar cada peça? placa-mãe, ram, SSD, HD, estou mt perdido em relação a isso

 

Como assim? Você não sabe o que é cada peça, ou não sabe as diferenças (vantagens/desvantagens) de um modelo em relação a outro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

placa-mãe: Uma boa A520 já da conta desse Ryzen, dentre as que recomendo são: DS3H, ASUS TUF Gaming e Aorus Elite. Caso sinta a necessidade de mais recursos, como ARGB ou algo do tipo que não é disponibilizado nas A520, então procure pelo chipset B550, priorizando os modelos citados anteriormente.

 

Memórias: Opte por usar dual channel, comprando dois pentes de 8GB, totalizando 16GB. Sobre as frequências, quanto maior, melhor, minha indicação é que compre com pelo menos 3200MHz.

 

SSD/HDD: Minha recomendação aqui é que use um SSD de 240GB (SATA ou M.2) para armazenar o sistema, aplicativos e arquivos e um HDD com um espaço maior (isso vai depender de quais e quantos jogos você pretende ter instalados). Sobre a diferença entre o SSD SATA e M.2 você consegue saber mais clicando nesse link:https://tecnoblog.net/responde/SSD-sata-ou-NVMe-qual-a-diferenca/

 

Air cooler: acredito que o Kotetsu Mark II seja o de melhor custo beneficio 

 

Fonte: Esse é o componente mais importante do computador, quanto melhor a qualidade da fonte, mais durável e confiável será o seu computador. Minha recomendação é a XPG Core Reactor, 650W 80 Plus Gold, Modular, mas vale analisar os preços da Seasonic Core 650W e das Superflower. (optei por recomendar fontes com 650W para que elas trabalhem com folga).

 

Gabinete: Isso é mais questão de gosto, mas para uma boa refrigeração priorize os com a frente em mesh. O que mais me chama atenção é o Silverstone Fara R1 Pro, que já vem com 4 FANS ARBG instalados e tem um excelente suporte para organização de cabos.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/02/2022 às 17:32, Lucasinacior disse:

@RonaldoDuarte11 tenho um conhecimento básico, podemos assim dizer. Mas não entendo de modelo vatagens e desvantagens. Não sei montar um kit completo, entende?

 

Então vamos lá.

 

Placa de vídeo e processador estão ok.

 

memória RAM ou recomendo comprar pentes de 3200 ou 3600Mhz aliado a 8GB ou mais. Quanto mais RAM, maior a quantidade de dados acessados simultaneamente e, quanto maior a frequência da RAM em MHz, mais rápido esses arquivos serão acessados.

 

Recomendo também montar um setup de armazenamento híbrido, com ou SSHD e SSD.

O SSD agiliza muito o carregamento de arquivos, sendo indispensável para o sistema nos dias atuais. Mas ele tem um limite menor de gravações suportadas (downloads, instalação de programas, etc). Portanto, é recomendável deixar nele apenas o sistema e programas mais frequentemente usados, para agilizar o acesso, assim, as raras gravações que serão feitas nele serão de drivers do sistema e da GPU, e alguma eventual atualização dos programas usados. Como ele receberá poucas gravações, o ciclo de vida útil dele passa a ser maior. 

 

Os SSDs têm uma estimativa de duração da vida útil medida em TBW (terabytes written, ou terabytes de escrita, numa tradução literal), ou seja, quantos terabytes você consegue gravar no SSD antes que ele perca a vida útil. Tem também o MTBF (Mean Time Between Failures, ou tempo médio entre falhas, numa tradução literal), que indica quanto tempo em média é preciso para que o dispositivo comece a apresentar falhas, ou o tempo médio entre uma falha e outra.

 

Tem também o DWPD (Dates written per day, ou dados gravados por dia, numa tradução literal). Representa quantos dados você consegue gravar por dia até o fim da vida útil do SSD. O recomendável é um DWPD de 1 ou mais. No meu caso, por exemplo, eu poderia gravar até 54% da capacidade do meu SSD todos os dias até vencer a vida útil ou apresentar alguma falha (obviamente que não gravo tudo isso, é beem menos kkkkk)

 

O disco rígido, por outro lado, tem uma vida útil maior em escritas e regravações, mas é mais lento para iniciar o sistema comparado a um SSD, por causa dos componentes mecânicos. Então, o melhor mesmo é unir o melhor dos dois mundos.

 

O SSD, como expliquei, tem a vantagem de maior agilidade de acesso aos arquivos, além de esquentar menos, fazer menos barulho e ser mais resistente a quedas, choques e impactos no geral, mas seu limite de ciclos de regravação (programas e arquivos baixados/excluídos e instalados/reinstalados) é menor. É recomendado para armazenar o sistema e programas mais utilizados.

 

O disco rígido é mais lento, porém aguenta ciclos de gravação e regravação praticamente ilimitados desde que não sofra danos físicos. É mais recomendável para arquivos como filmes, jogos, séries etc.

 

Aí que entra o melhor dos dois mundos com o SSHD.

 

Você usa o SSD para o sistema, aproveitando a maior rapidez de acesso aos arquivos e programas.

E, para os arquivos, você usa o SSHD (Solid State Hybrid Drive), ou um drive híbrido de estado sólido. 

 

Apesar da parte magnética, o SSHD conta com um cache de SSD que agiliza o acesso aos arquivos mais utilizados, os quais ficam salvos na memória flash NAND. Então você tem, de um lado, um ciclo ilimitado de escritas e regravações na parte de HD e, do outro, um carregamento mais rápido dos arquivos mais usados na parte de SSD. Ideal para quem joga jogos com mods que são instalados/desinstalados/reinstalados com frequência ou, ainda, para quem quer acessar filmes, séries ou mesmo materiais de estudo mais rapidamente.

 

Em relação à placa-mãe, é importante considerar:

Quais gerações de processadores são compatíveis com ela? Algumas placas-mãe aceitam apenas processadores Intel, outras apenas AMD... Em qual você vai?

Quais tecnologias de placa de vídeo são compatíveis com ela?

Até que ponto ela suporta upgrade de RAM e aumento das frequências?

Ela tem suporte para HD, SSD SATA, SSD M.2, SSD NVMe... Quais as portas dela? Não necessariamente ela terá todos esses suportes aí, mas quais ela tem?

Quais sistemas operacionais são compatíveis com ela? Muitas vezes você quer instalar Windows em uma placa-mãe que só aceita Linux, ou vice-versa... 

Quais upgrades de placa de rede, placa de som etc. ela aceita?

Tudo isso conta.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!