Ir ao conteúdo

Minha placa-mãe suporta SATA ou NVMe?

Ir à solução Resolvido por Phoenyx,

Posts recomendados

Postado

Bom dia!

Sou bem iniciante em montagem de PC e tô quebrando cabeça pra escolher um SSD, pois li em vários lugares que um NVMe é melhor, mas não tô sabendo interpretar as informações do site da fabricante e gostaria demais de uma ajuda, pois aparecem outros modelos de forma bem confusa pra mim que sou leigo.

Eu estava pensando em comprar um SSD kingston 500GB Nv1 M.2 2280 NVMe Pcie 3.0 e minha placa-mãe é a ASRock - a320m-HD - amd a8-9600 (bristol ridge). No site da fabricante tem a informação "*SSD NVMe como discos de boot" e não sei ao certo se isso quer dizer que posso utilizar normalmente ou apenas para inicializar o PC.

E é possível utilizar esse SSD em conjunto com meu HD interno?

Aceito demais sugestões de SSD também.

Especificações: https://www.ASRock.com/mb/AMD/A320M-HD/index.br.asp#Specification

Desde já agradeço demais!

image.thumb.png.ee165e69ede7ee17e67042dcf4b2182a.png

• Membro VIP
Postado

@Cabritex O seu Excavator é uma APU série A, ou seja, trabalhará com o NVMe com no máximo duas linhas PCI-E, o que capa pela metade seu desempenho.

Você poderá trabalhar com o NVMe e SSD SATA tmb, além de HDs SATA, em simultâneo.
Aliás, é assim que roda meu PC (NVMe pro Windows, SSD SATA pro Linux e HD para dados diversos).

Qual será a finalidade deste PC? Pois estes processadores Bristol Ridge são BEM limitados, não recomendados a jogos e trabalhos mais pesados e sim apenas pra navegar na net.

Pode comprar de boas este NVMe aí, já sabendo das limitações deste processador obviamente.

• Curtir 1
Postado

@Phoenyx Então, meu objetivo é dar um upgrade pra aumentar a velocidade do computador em geral e realmente é pra jogar, infelizmente eu fui afoito e comprei esse PC já montado em 2020 e me arrependi demais. Agora que tô com um orçamento melhorzinho tô querendo trocar as peças. Uso mais pra jogos leves, até tava dando pra jogar, mas começou a ficar zoado demais e caindo o FPS toda hora. 

E mesmo capando pela metade, é melhor usar esse NVMe ou um SATA?

Me indicaram colocar um SSD, trocar as duas memórias RAM de 4GB por 8GB cada e uma placa de vídeo que vi que a mais em conta é a da AFOX RX550. Peguei uma fonte da cosair de 600w também pra não dar treta, pois a que veio é só de 350w.

O processador eu pretendo trocar daqui uns 3 meses quando pagar esse tanto de coisa. você tem algum processador pra indicar que é compatível com essa placa-mãe?

E obrigado pela resposta!

• Membro VIP
  • Solução
Postado

@Cabritex Primeira coisa que eu trocaria aí é justamente o processador. RX550? Pega um 2200/2400/3200/3400G, vídeo onboard similar a esta placa de vídeo. Ou pega um Ryzen G mais novo se tiver grana. Depois eu pensaria em mais RAM, SSD, etc.

Não adianta colocar uma placa de vídeo neste processador ae, ele não empurra. É CPU de escritório, da secretária.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!