Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

pessoal bom dia.

as configuracoes abaixo atendem a necessidade para o photoshop e illustrator? esta tendo algum problema de compatibilidade com Windows 11?

A opcao 1 é superior a opcao 2, porém não consigo comprar com Windows 10, apenas com o Windows 11.

Estou com receio por conta de compatibilidade. não encontrei muitas reclamacoes na internet, pode ser algo positivo. so tinha uma no reclameaqui onde a pessoa não consegue usars o photoshop no windows 11 e aparece que a adobe não tem versão oficial para essa versão ainda.

opcao 1

11ª geração de Intel® Core™ i5-11400H (6-core, cache de 12MB, até 4.5GHz)
Windows 11 Pro, português (Brasil)
Placa de vídeo dedicada NVIDIA® GeForce RTX™ 3050 com 4GB GDDR6
Full HD WVA de 15.6" (1920 x 1080), 120Hz, 250 nits
Memória de 16GB (2x8GB), DDR4, 3200MHz; Expansível até 32GB; Sem suporte para tecnologia Intel® XMP.
SSD de 512GB PCIe NVMe M.2

opcao 2 

11ª geração de Intel® Core™ i5-1135G7 (4 núcleos, cache de 8MB, até 4.2GHz)
NVIDIA® GeForce® MX450 2 GB DDR5 graphics for i5-1135G7 processor
Windows 10 Pro, inclui licença do Windows 11 Pro - Português
14" HD (1366 x 768) AG Non-Touch, 220nits, Camera & Microphone, WLAN Capable
Memória de 16GB (1x16GB), DDR4, 3200MHz; Expansível até 32GB (2 slots soDIMM)
SSD de 512GB PCIe NVMe M.2 Classe 35

Postado

@thiago.jj

12 minutos atrás, thiago.jj disse:

as configuracoes abaixo atendem a necessidade para o photoshop e illustrator? esta tendo algum problema de compatibilidade com Windows 11?

Até atendem, mas para mexer principalmente em photoshop eu gosto e recomendo resolução de pelo menos FullHD (1920x1080) que no caso só a opção 1 tem.

Rodei o Windows 11 num notebook que tinha em casa e utilizei o CorelDraw e illustrator sem nenhum problema, então acredito que em questão de compatibilidade não tenha erros, mas não usei muitos recursos então não posso afirmar nada. Eu optaria pelo Windows 10 sem sombra de dúvidas mesmo assim.

Realmente você tem necessidade de ser notebook? Não sei o preço mas acho que o valor da opção 1 (a mais adequada para seu uso) esteja bem salgado, pergunto pois montar um desktop para o seu uso é o mais indicado, a menos que a portabilidade seja um fator muito importante pra você.

Postado

Marcelo obrigado pela resposta.

por incrivel que pareca a opcao 2 ficou mais cara, achei um pouco estranho por conta do processador e vídeo.

infelizmente precisa ser note...

Estava pensando em escolher com Windows 10 por conta da compatibilidade, porém a opcao 1 ficou mais em conta e possui uma config um pouco melhor, caso não encontre nenhuma incompatibilidade sera ele.

Vou tentar achar algo mais alguma coisa de compatibilidade do Windows 11, no site da Adobe tem algo, mas nada preocupante.

Postado

@thiago.jj

6 minutos atrás, thiago.jj disse:

por incrivel que pareca a opcao 2 ficou mais cara, achei um pouco estranho por conta do processador e vídeo.

Eita, que esquisito, qual a marca dos notebooks?

Mas então beleza, a opção 1 fica ainda mais atraente, se for de marca confiável e de uma loja boa pode adquirir sem medo, aliás o Windows 11 não passa de uma atualização do windows 10 na verdade, mesmo se o adobe não for compatível o photoshop deve iniciar de outro modo.

Mas é melhor dar uma pesquisada mesmo, o photoshop foi um dos únicos que não cheguei a testar no Windows 11

• Curtir 1
Postado

@thiago.jj E para suas atividades vai ter eventualmente que aumentar essa RAM... Sério, era melhor comprar um notebook de 3k e montar um PC com o resto. Para trabalhar com edição de imagem e vídeo você sempre terá algo mais funcional e com maior desempenho e durabilidade se optar por um desktop. Processadores e placas de vídeo de desktop sempre tem magnitudes de desempenho acima de suas versões equivalentes de notebook.

Isso geralmente custando menos.

Postado

@thiago.jj Onde você encontrou esses notebooks? Eu acho que a primeira opção bem superior. Se for de marca confiável, pode comprar sem medo. Assumo que é de Dell, então pode ir de boa.

1 hora atrás, thiago.jj disse:

as configuracoes abaixo atendem a necessidade para o photoshop e illustrator?

Acredito que sim. Afinal, esses apps funcionam em qualquer PC.

1 hora atrás, thiago.jj disse:

esta tendo algum problema de compatibilidade com Windows 11?

O Windows 11 possui retrocompatibilidade com aplicativos e drivers do Windows anterior. Então não vai ter problema. Eu atualizei para Windows 11 no meu notebook e nunca tive problemas de compatibilidade com aplicativos.

Postado

sao notes dell

opcao 1 gamer e 2 latitude

com certeza desktop seria o ideal, agora falaram que talvez nem usem os programas

a duvida era sobre compatibilidade com Windows 11. acho que não terao problema, porém como eh algo novo quem sabe o que pode acontecer.

17 minutos atrás, Joao531 disse:

@thiago.jj Onde você encontrou esses notebooks? Eu acho que a primeira opção bem superior. Se for de marca confiável, pode comprar sem medo. Assumo que é de Dell, então pode ir de boa.

Acredito que sim. Afinal, esses apps funcionam em qualquer PC.

O Windows 11 possui retrocompatibilidade com aplicativos e drivers do Windows anterior. Então não vai ter problema. Eu atualizei para Windows 11 no meu notebook e nunca tive problemas de compatibilidade com aplicativos.

otimo!

obrigado!

Postado
1 hora atrás, WOZ Dods disse:

E para suas atividades vai ter eventualmente que aumentar essa RAM

Como assim? Para mim, a diferença entre 16GB e 32GB para Photoshop e Ilustrator não é tão gritante.

Postado
27 minutos atrás, thiago.jj disse:

sao notes dell

opcao 1 gamer e 2 latitude

Dell caiu bastante de qualidade na última década. Sempre recomendo hoje Lenovo, ASUS e Acer. Até a Vaio parei de recomendar depois que foi adquirida pela Positivo.

Muitos dos meus clientes tiveram péssimas experiências com Dell, mas fica a seu critério. No geral, não tenho indicado.

29 minutos atrás, thiago.jj disse:

com certeza desktop seria o ideal, agora falaram que talvez nem usem os programas

Não entendi, quem falou? Sua empresa? Faculdade?

29 minutos atrás, thiago.jj disse:

a duvida era sobre compatibilidade com Windows 11. acho que não terao problema, porém como eh algo novo quem sabe o que pode acontecer.

Na verdade o windows 11 ainda está em fase de correções. Vai levar um ano ou mais para ficar 100% estável. Como todo note hoje já vem com ele, você precisaria de uma licença nova do 10 para fazer o rollback e eu só recomendo isso em casos extremos. No geral é importante mantê-lo atualizado e com um espelho de sistema recente criado pelo macrium reflect. Bugs ruins vão acontecer, tem acontecido com frequência, mas o número de bugs que matam o sistema já diminuiu bastante.

Sobre a compatibilidade dos programas, o W10 e o 11 são basicamente o mesmo sistema e a compatibilidade de programas tem sido tranquila, salvo algumas exceções.

A grande pergunta: qual é o valor desses notes? Vamos ver quanto que isso é uma pechincha e quanto é armadilha...

29 minutos atrás, Joao531 disse:

Como assim? Para mim, a diferença entre 16GB e 32GB para Photoshop e Ilustrator não é tão gritante.

Clientes meus que trabalham profissionalmente com design e manipulam imagens de altas resoluções comumente precisam de 32 GBs ou mais. Vai depender do tipo de uso, se é amador ou profissional, e do fluxo de trabalho de cada um. No geral o indicado é mais memória mesmo. A Puget hoje recomenda o "mínimo" de 16 GBs, ou seja, com esse volume você está no mínimo necessário para trabalhar.

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods empresa. é para um usuario.

maquina sem placa de vídeo 8900

opcao 1 - 9k e pouco

opcao 2 - 10k e pouco

acho muito pela configuração, não tem nada demais... por conta da memoria de 8 para 16 e SSD 256 para 512 aumenta 2mil reais

sobre as marcas eu pelo contrario ja tive problema com lenovo, ASUS.... dell continua sendo o mais estavel

Postado

@thiago.jj Os valores estão muito elevados se a necessidade é apenas uso empresarial comum, sem programas especiais como photoshop, ilustrator, blender, etc.

Entenda que se a preocupação é desempenho para trabalho comum, o correto seria buscar algo com boa velocidade de carregamento de programas e operação, não algo com processador feito para programas de produtividade como os que citei. Funciona mais ou menos assim: você comprar um i5 por exemplo, ou Ryzen 5, para rodar word, excel, power point e google chrome, será adequado, mas ainda sim mesmo daqui há alguns anos o processador continuará uns 70% ocioso em 90% do tempo de uso para estas atividades. Isso pelos padrões de desempenho atuais. Um i7, i9 ou Ryzen 7 e 9, ficaria ainda mais ocioso e para estas atividades. O importante no seu caso é um bom SSD, de preferência mais espaçoso para durar mais e demorar mais para ter seu desempenho degradado, de boa marca também para ser durável. memória RAM, para usuários pesados 16 GBs são mais que suficientes, mas para uso de escritório 8 GBs costumam bastar. Acima disso apenas usuários de programas de tratamento de imagem ou vídeo, mesmo assim depende da carga de trabalho pretendida. 

Entendo que talvez sua empresa prefira simplificar, mas se contratar um técnico qualificado, comprar um note intermediário como citei e implementar os upgrades (verifique com a fabricante se violará a garantia, mas creio que aumentar RAM e instalar SSD não viole), compre os componentes para o upgrade em lojas comuns ao invés da loja do fabricante e seja feliz.

Se sua empresa tiver um bom TI, melhor ainda. São mudanças simples e rápidas de implementar. Se a pessoa tiver o carinho necessário, ainda fará o backup (espelho de sistema com macrium reflect ou acronis) e redirecionamento doss arquivos de usuário para outra unidade de armazenamento, aumentando a segurança e a agilizando reparos futuros.

Enfim, é muito comum que em empresas se firme a ideia de que comprar algo caro será mais durável, mas na minha experiência não é o caso. Geralmente fazer um investimento bem dimensionado, com um pouco de desempenho extra para "futureproofing" e que possa ser reposto facilmente, com boa reparabilidade, é sempre ideal. Lenovo hoje, ao meu ver é mais fácil de reparar e cobra menos do que a Dell pelos upgrades. 

Por fim, 10ª geração Intel e 5ª geração AMD seriam ideais e você pode adquirir esses aparelhos em lojas especializadas, com garantia diretamente pela fabricante, por valores bem mais baixos do que você citou.

Exemplos:

Para uso de escritório comum: https://www.kabum.com.br/produto/264621/notebook-lenovo-ultrafino-ideapad-Ryzen-5-5500u-8gb-256gb-SSD-15-6-full-HD-linux-cinza-82mfs00100

Para uso em tratamento leve de imagem e vídeo (desempenho gráfico adicional): https://www.lenovo.com/br/pt/laptops/ideapad/ideapad-gaming-laptops/IdeaPad-Gaming-3i-15”/p/82CGS00100_Mochila

Nesses dois exemplos bastaria acrescentar um módulo de 8 GBs ou 16 GBs de RAM de boa qualidade, que custam hoje na faixa de 300 e 700 reais respectivamente, e seguir a vida. 

Enfim, essa é minha recomendação e você encontrará ofertas similares trocando os processadores (Ryzen para trabalho pesado, Intel para trabalhos leves) na mesma faixa de preço. Na Dell também encontrará tais equipamentos se filtrar bem o que vai comprar. Observe que cada linha tem alguns diferenciais voltados para seu público alvo.

Obs.: Os dois que sugeri tem GPU integrada, mas a do Ryzen é melhor. O primeiro notebook que você citou tem GPU RTX 3050, que é para jogos ou para uso em programas de tratamento de imagem/vídeo como citei, sendo desnecessário para seu uso. Entenda que GPUs potentes ficarão subutilizadas mesmo daqui há muitos anos para uso de escritório, pois são feitas para processamento 3D intenso e otimizado, bem como tratamento de imagens em alguns programas. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...