Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperatura de Ryzen 5 5600G, temperatura máxima x atual 77ºC.


Posts recomendados

Olá à todos, estou com um Ryzen 5 5600G (troquei meu antigo FX8350 e 6300), tava acostumado com a medição de temps deles, porém, tenho encontrado certo "problema" em questão à temperatura, sei que não é correto a comparação de arquiteturas distintas antigas x novas, mas meu Phenom X4 125W e meu FX8350 também de 125W ficavam em média 65ºem full load!!! Porém, eu tenho um Cooler Corsair A50 rodando com um fan decente, tenho 3 Fans de exaustão no gabinete ( 1 entrada frontal e 2 de saída). Processador atingindo 77~78ºC usando "no talo", efetuei teste de conversão de vídeo pra verificar a estabilidade do sistema x temperaturas, a temperatura ambiente aqui está em 33~34º(mas sensação térmica BEM pior! moro em SC), a temp quando inicio o sistema e ocioso fica em média 35ºC. Em sistema de uso comum, navegando, vídeo no Youtube, fica em média 49~51ºC. Nesse caso queria saber o seguinte:

 

1 - Qual a temperatura média dos Ryzen 5 5600G ? Vejo no site da AMD uma coisa, em foruns gringos outra, em fórum nacional outra!!!!!

2 - Essa temperatura do meu 5600G está TÃO ABSURDAMENTE alta assim, baseando-se na temperatura ambiente??? sei que os Ryzen são esquentadinhos mesmo.

3 - Finalmente, qual o app mais PRECISO para medição de temperatura do sistema? CPU/Chipset?! Porque utilizei a média do HWmonitor, HWinfo e o CoreTemp(CoreTemp sempre deixo rolando em segundo plano).

image.thumb.png.167d46646e8414fe407cc9cf8dc313bb.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Savio Machado disse:

gabinete ( 1 entrada frontal e 2 de saída)

@Savio Machado isso atrapalha um pouco,pelo menos 3 frotal 1/2 saida

 

mas as temps em 100% esta ate ok levando em conta a temperatura ambiente,no caso em atividade basicas ele nunca vai chegar a essa temperatura.

 

18 minutos atrás, Savio Machado disse:

Em sistema de uso comum, navegando, vídeo no Youtube, fica em média 49~51ºC.

quantos % de uso do cpu?

18 minutos atrás, Savio Machado disse:

Finalmente, qual o app mais PRECISO para medição de temperatura do sistema? CPU/Chipset?! Porque utilizei a média do HWmonitor, HWinfo e o CoreTemp(CoreTemp sempre deixo rolando em segundo plano).

esses sao os mais confiaveis

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Savio Machado 1. Não dá pra falar em temperatura média. Cada ambiente é diferente, cada pc por mais que as peças sejam iguais ou similares, da diferença. Os programas instalados também. 

2. Por melhor que seja a refrigeração (mesmo que seja um WC custom Top) a temperatura nunca vai ser menor que a externa. Pra essa temperatura de 33, chuto que no máximo 45.

3. você diz que tem 3 fans como exaustor. E quantos jogando ar pra dentro? Esse seu cooler parece não estar dando conta. 

4.HW monitor ou Info mesmo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Savio Machado disse:

Olá à todos, estou com um Ryzen 5 5600G (troquei meu antigo FX8350 e 6300), tava acostumado com a medição de temps deles, porém, tenho encontrado certo "problema" em questão à temperatura, sei que não é correto a comparação de arquiteturas distintas antigas x novas, mas meu Phenom X4 125W e meu FX8350 também de 125W ficavam em média 65ºem full load!!! Porém, eu tenho um Cooler Corsair A50 rodando com um fan decente, tenho 3 Fans de exaustão no gabinete ( 1 entrada frontal e 2 de saída). Processador atingindo 77~78ºC usando "no talo", efetuei teste de conversão de vídeo pra verificar a estabilidade do sistema x temperaturas, a temperatura ambiente aqui está em 33~34º(mas sensação térmica BEM pior! moro em SC), a temp quando inicio o sistema e ocioso fica em média 35ºC. Em sistema de uso comum, navegando, vídeo no Youtube, fica em média 49~51ºC. Nesse caso queria saber o seguinte:

 

1 - Qual a temperatura média dos Ryzen 5 5600G ? Vejo no site da AMD uma coisa, em foruns gringos outra, em fórum nacional outra!!!!!

2 - Essa temperatura do meu 5600G está TÃO ABSURDAMENTE alta assim, baseando-se na temperatura ambiente??? sei que os Ryzen são esquentadinhos mesmo.

3 - Finalmente, qual o app mais PRECISO para medição de temperatura do sistema? CPU/Chipset?! Porque utilizei a média do HWmonitor, HWinfo e o CoreTemp(CoreTemp sempre deixo rolando em segundo plano).

image.thumb.png.167d46646e8414fe407cc9cf8dc313bb.png

 

Temperatura de processador em idle, em desktops, foi projetada para ficar nos 30 a 40°C, num cenário ideal. O ideal mesmo seria 20°C ou menos, mas isso só daria certo se o sistema de resfriamento fosse todo baseado em Peltier, com pastilhas, heatpipes e exaustores igual geladeira, como mostrado nesse vídeo do canal Adrenaline: 

 

 

 

 

Mas, como você disse que aí em SC tá batendo uns 30°C e nem sempre se tem ar condicionado no ambiente, fica difícil falar. O que eu dissesse aqui valeria mais para notebook do que desktop.

 

49-51°C só no YouTube é uma temperatura alta para esse processador, mas, como aí tá um calorão e não deve ter ar condicionado, talvez o jeito seja limpar coolers e trocar a pasta térmica, ou se, mesmo assim, não adiantar, economizar para instalar um AC no ambiente onde fica o PC, nem que seja um portátil.

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Savio Machado não é a primeira pessoa que vejo comparar a temperatura de um FX-8xxx com um Ryzen 5, de fato os Ryzen em stock são mais quentes, e não deve haver essa comparação de arquiteturas distintas, pois cada arquitetura trabalha de formas diferentes. Meu Ryzen 5 3600 em stock estava pegando algo em torno de 80-85ºC em full load com o Gammaxx 400 V2, mas isso porque os processadores Ryzen em stock trabalham com a tensão Vcore um pouco alta (talvez para garantir estabilidade). Agora estou usando meu processador a 1.07V com clock travado a 4.0GHz, não passa de 65ºC e o desempenho é praticamente o mesmo que em stock.

 

Sugiro usar o HWiNFO64, pois lá você consegue ver vários sensores ao mesmo tempo, só precisa saber analisar o sensor correto. Eu gosto de verificar os sensores na seção da placa-mãe, como na imagem abaixo. No caso da minha placa-mãe (pode mudar com o modelo), "System" se refere a temperatura dentro do gabinete, "CPU" seria a temperatura média do processador, "VR MOS" é a temperatura dos MOSFETs do VRM, você também consegue acompanhar a tensão do Vcore.

 

Screenshot_1.png.9828139fa20c3632199779a347120804.png

 

Mas também tem a seção do processador que tem várias informações, você pode verificar a temperatura mais alta entre os núcleos, pode verificar a temperatura média do die, a temperatura individual de cada núcleo, também pode ver as tensões e as correntes de sensores específicos ligados ao processador, assim como as potências elétricas. Eu usei essas informações elétricas quando estava ajustando o clock e tensão para meu processador, notei uma redução significativa nas correntes e consumo de energia e ainda consegui manter o desempenho praticamente igual stock.

 

Screenshot_2.png.d9429c07fc1352df36d3f3e381f730d0.png

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, LOKA1BR disse:

@Savio Machado isso atrapalha um pouco,pelo menos 3 frotal 1/2 saida

 

mas as temps em 100% esta ate ok levando em conta a temperatura ambiente,no caso em atividade basicas ele nunca vai chegar a essa temperatura.

 

quantos % de uso do cpu?

esses sao os mais confiaveis

rapaz, como eu tava dizendo a cpu em uso no caso em uso comun: 20~35%, nunca deixo o pc quieto muito tempo 😅

38 minutos atrás, mineirimbb disse:

@Savio Machado 1. Não dá pra falar em temperatura média. Cada ambiente é diferente, cada pc por mais que as peças sejam iguais ou similares, da diferença. Os programas instalados também. 

2. Por melhor que seja a refrigeração (mesmo que seja um WC custom Top) a temperatura nunca vai ser menor que a externa. Pra essa temperatura de 33, chuto que no máximo 45.

3. você diz que tem 3 fans como exaustor. E quantos jogando ar pra dentro? Esse seu cooler parece não estar dando conta. 

4.HW monitor ou Info mesmo

nam, é 1 de entrada na frente do gabinete e mais 2 de saída (um para trás e um para cima puxando do cooler pro teto do gabinete~pra fora).

29 minutos atrás, RonaldoDuarte11 disse:

 

Temperatura de processador em idle, em desktops, foi projetada para ficar nos 30 a 40°C, num cenário ideal. O ideal mesmo seria 20°C ou menos, mas isso só daria certo se o sistema de resfriamento fosse todo baseado em Peltier, com pastilhas, heatpipes e exaustores igual geladeira, como mostrado nesse vídeo do canal Adrenaline: 

 

 

 

 

Mas, como você disse que aí em SC tá batendo uns 30°C e nem sempre se tem ar condicionado no ambiente, fica difícil falar. O que eu dissesse aqui valeria mais para notebook do que desktop.

 

49-51°C só no YouTube é uma temperatura alta para esse processador, mas, como aí tá um calorão e não deve ter ar condicionado, talvez o jeito seja limpar coolers e trocar a pasta térmica, ou se, mesmo assim, não adiantar, economizar para instalar um AC no ambiente onde fica o PC, nem que seja um portátil.

ta tudo limpo, instalado hoje... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, Savio Machado disse:

 

ta tudo limpo, instalado hoje... 

 

A pasta térmica foi aplicada corretamente? Por vezes, uma má aplicação leva a problemas de temperatura.

Também é preciso ver qual foi a pasta térmica usada, aqui no fórum é muito recomendada a Cooler Master Gel.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, LOKA1BR disse:

tae teu problema,alem da temperatura ambiente,ae só com AC 

@Savio Machado

pois é... deu problema, mas fiz uma "gambiarra" aqui com fans que eu tinha sobrando... vamo ver no que dá, ta em uso 100% aqui e a temp não passou de 68ºC, temperatura ambiente: 28º. Se realmente funcionar como tô esperando, posto fotos aqui depois pra mostrar o resultado 🙃

13 horas atrás, RonaldoDuarte11 disse:

 

A pasta térmica foi aplicada corretamente? Por vezes, uma má aplicação leva a problemas de temperatura.

Também é preciso ver qual foi a pasta térmica usada, aqui no fórum é muito recomendada a Cooler Master Gel.

 

ta tudo nos conformes 🥲, a questão é o gabinete mesmo que é quente pra caceta... mas dei uma mexida numas gambiarras aqui e espero que funcione: o ruim é o barulho kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!