Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@JoãoPauloJP Mano, melhor marca eu não sei, depende do modelo da fonte e não da marca, por exemplo a corsair é uma ótima marca de fonte mas tem várias linhas (CV mais simples, CX intermediária, TX/RM mais tops, RMi/RMx/SF/Ax/AXi mais top ainda), ou seja, não depende muito da marca, mas sim da qualidade de construção da fonte. 

  • Curtir 2
Postado

@JoãoPauloJP As fontes tem várias classificações que demonstram a eficiencia delas, tem as com selo white que são as mais básicas com eficiencia menor, selo bronze, selo prata, gold e platinum, quanto maior a eficiencia melhor, mas daí entra na questão das marcas, corsair, xpg, seasonic, superflower são as marcas mais "consolidadas" aqui no Brasil, mas lembrando sempre que tem que olhar qual selo e como é a construção de cada uma, tem um site que ajuda nisso, eles tem uma lista de "Tier", que classificam as fontes com os melhores componentes, tá aqui o link da lista:

https://www.gamingscan.com/psu-hierarchy/

https://www.gpumag.com/psu-hierarchy/

  • Curtir 1
Postado

Nunca compre uma fonte de alimentação com base na marca.

 

10 horas atrás, KeyaruYT disse:

Corsair, XPG PYLON...

 

Corsair ainda vende fontes de alimentação medíocres, como a VS ou a CV (450W e 550W). PYLON é um modelo, mas a XPG (submarca da ADATA) também vende a PROBE (CWT GPM), uma fonte de alimentação medíocre.

 

10 horas atrás, Pepse disse:

Em geral, Corsair, Seasonic, Super Flower e XPG.

 

Atualmente, está mais fácil inferir que a Sea Sonic fabricava fontes de alimentação de boa qualidade. Lançamentos como a série A12 ou S12III, terceirizadas para a Shenzhen Rui Sheng Yuan (porque a Sea Sonic apresenta apenas uma pequena fábrica em Guangdong), são demonstrações de fontes de alimentação medíocres. A empresa também nega a ocorrência de desligamentos em fontes de alimentação das séries PRIME (especialmente desta série) e FOCUS (assim como suas revisões posteriores), que foram constatadas durante avaliação da Nvidia. Suas séries B12 e G12, fabricadas pela Helly Technology, possivelmente são suas alternativas mais promissoras, mas a empresa parece evitar enviar unidades para análise de especialistas e também utilizar de embargos para omitir determinadas informações (série CORE com desmontagem omitida na Cybenetics Labs).

 

Super Flower, por mais incrível que pareça, está com séries interessantes, em geral. No entanto, ainda mantém fontes de alimentação de baixo custo, com plataformas datadas e componentes de qualidade inferior, como a BRONZE KING. Devido a troca da presidência da empresa, aparenta haver uma tendência a novos lançamentos, afastando-se do planejamento inicial do fabricante. Assim, modelos mais recentes, como a Leadex V, sofrem problemas de refrigeração, Leadex VI utiliza bitola fina em alguns conectores de alta potência. Também há rumores de terceirização de modelos (de empresas parceiras, que utilizam a Super Flower como fabricante) de baixo custo (mais populares) para a Shenzhen Rui Sheng Yuan (afinal, a Super Flower também é uma empresa minúscula, como a Sea Sonic).

 

11 horas atrás, leonardobr_ disse:

Quanto maior a eficiência melhor.

 

Lembrando sempre que tem que olhar qual selo e como é a construção de cada uma.

 

https://www.gamingscan.com/psu-hierarchy/

https://www.gpumag.com/psu-hierarchy/

 

Verificar o selo da fonte da alimentação é irrelevante, a princípio porque a certificação 80 Plus é medíocre, feita com parâmetros inadequados, sem transparência quanto aos equipamentos utilizados e sua calibragem, além de não informar dados relevantes, mas também porque a eficiência não é atrelada à qualidade da fonte de alimentação.

 

A informação sobre verificar a qualidade da construção da fonte de alimentação, por outro lado, é completamente válida, apesar de que o público pouco informado dificilmente compreenderá se a fonte de alimentação é bem construída ou não.

 

O ideal é buscar análises confiáveis, de fontes de informação competentes, com equipamentos adequados e conhecimento. Como exemplo, temos o Aris Mpitziopoulos, que escreve análises para o TechPowerUp, Tom's Hardware, Hardware Busters e também gere a Cybenetics Labs. Fontes de alimentação com baixa cobertura de análise devem ser evitadas, pois dificilmente identificará se o modelo é decente ou não (há apenas como chegar em uma estimativa aproximada, caso o modelo utilize a mesma plataforma que outro, sem modificações significativas).

 

Por fim, ambas as listas referenciadas não são fontes de informação úteis. Ambas parecem desprovidas de critério (talvez utilizem a eficiência das unidades como embasamento), mas esta primeira é tenebrosa. Essas tier lists, de maneira geral, são falhas, pois não cobrem integralmente os critérios de avaliação de fontes de alimentação, permitindo que alguns modelos consigam (de maneira "intrusa") obter classificação equivalente a modelos superiores. Dito isto, a única tier list minimamente aceitável é esta do Cultists Network.

  • Curtir 1
Postado
8 horas atrás, Phynsx disse:

Essas tier lists, de maneira geral, são falhas

kkkkkkkkkkkkkk caraca mano que exagero, então compra a fonte, abre ela, pesquisa os componentes pra ver se prestam e depois se você não gostar você devolve 🤣 

Postado
14 horas atrás, leonardobr_ disse:

kkkkkkkkkkkkkk caraca mano que exagero, então compra a fonte, abre ela, pesquisa os componentes pra ver se prestam e depois se você não gostar você devolve 🤣 

 

Entendo a ironia em teu comentário, mas apenas como observação para os demais leitores: a abertura da fonte de alimentação leva à anulação da garantia, afinal, não existe nenhuma medida que impeça as empresas de utilizar selos de garantia. Portanto, caso não tenhas competência e/ou o intuito de analisar a fonte de alimentação, a desmontagem não é aconselhada.

 

Ou, conforme sugerido, utilize fontes de informações úteis:

 

22 horas atrás, Phynsx disse:

O ideal é buscar análises confiáveis, de fontes de informação competentes, com equipamentos adequados e conhecimento. Como exemplo, temos o Aris Mpitziopoulos, que escreve análises para o TechPowerUp, Tom's Hardware, Hardware Busters e também gere a Cybenetics Labs. Fontes de alimentação com baixa cobertura de análise devem ser evitadas, pois dificilmente será possível identificar se o modelo é decente ou não (há apenas como chegar em uma estimativa aproximada, caso o modelo utilize a mesma plataforma que outro, sem modificações significativas).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...