Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, infelizmente estou passando pela necessidade de utilizar um componente deste tipo em casa novamente, unicamente para meu computador e preciso de informações e dicas.

Nesse mês de fevereiro já foram 4 incidentes de falta de energia e em duas delas as quedas duraram 10 e 20 minutos posteriormente e em todas o meu pc estava ligado. Na última (na madrugada de ontem) acredito que meu windows sofreu dano no sistema de arquivos pois precisou carregar de novo as miniaturas de imagens e alguns ícones sumiram. Não quero sofrer riscos com hardware principalmente nesses tempos de componentes muito caros.

Eu realmente não queria recorrer a esse tipo de componente de novo, já o tive (assim como o estabilizador) em outros pcs que tive no passado e acho que ambos diminuiram a vida útil de todo hardware que foi conectado a eles (tenho tal suspeita pois a maioria dos equipamentos não passou de 2 ou 3 anos de uso, com exceção de meu último par de caixas de som que funcionam até hoje), mas visto o risco que posso correr com essas quedas e oscilações não quero me arriscar, o seguro morreu de velho.

Gostaria que me recomendassem no breaks específicos ou pelo menos dicas de como analisar as especificações e escolher as adequadas pra um pc com fonte de pfc ativo, não se preocupem com faixa de preço desde que não passe do teto de R$2,500 reais (apesar de que eu preferia pagar o mínimo possível). Tudo o que sei é que para um pc desse tipo o recomendável é um de onda tipo senoidial.

Especificações do PC:

Core i3 10100f (pretendo fazer upgrade para o 10400 no futuro)

TUF B460m Plus

16gb ram

RX 590 Powercolor

2 SSDs

1 HD 2tb

1 HD 1tb

1 HD 500gb de notebook

Cooler Gammax 400 v2

6 Cooler fan

3 fitas led compatíveis com AURA (não sei o consumo delas)

Fonte Corsair VS650w

Além do pc pretendo também deixar conectado ao no break:

1 Monitor 24´

1 HD externo 3,5 500gb

1 HUB USB de 7 portas (com pelo menos 3 hds conectados e 1 pendrive ao mesmo tempo

Tem também as caixas de som, um par de 14w e outro de 40w, mas se o consumo ficar muito pesado posso deixa-las de fora.

Ps: Já faço uso de um bom filtro de linha (na verdade 2) da clamper.

Ps 2: Não me preocupo com a autonomia da bateria, só preciso de algo que me permita desligar o pc com segurança ao invés de algo que se assemelhe à puxar o pc da tomada.

Postado
18 minutos atrás, Zeke_TheBr disse:

Ps: Já faço uso de um bom filtro de linha (na verdade 2) da clamper.

dois no mesmo PC?

Li por alto o que disse, e vou lhe dizer que já morei em uma casa onde, durante obras da prefeitura, tive quedas regulares. Se sua fonte for de qualidade e você estiver iniciando seu sistema pelo SSD, seu risco de problemas é mínimo ou nulo. Se quiser mais segurança para não danificar seu sistema, então faça espelho dele com o macrium reflect.

Entenda que a menos que você gaste metade do preço do seu PC (ou mais) em um nobreak senoidal puro, seu PC estará sofrendo muito mais dano com um comum desses de loja do que deixando sua fonte protegê-lo normalmente. 

Se quer MESMO proteger seu PC, prepare-se para trocar essa fonte por uma Gold de qualidade como a Core Reactor. O investimento é um pouco pesado, mas além de ela segurar todo o impacto das anomalias elétricas, tem 10 anos de garantia. Se ela falhar, você troca, entende? E ela não vai deixar nada ligado a ela falhar prematuramente.

Infelizmente sua escolha de fonte foi muito ruim. A linha VS da Corsair é a pior da marca, com baixíssima durabilidade e filtragens fracas e não tão confiáveis. Em uma situação de estresse eu não confiaria meu sistema a uma dessas.

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods Sim, o sistema inicia pelo SSD, o que está em HD são arquivos.

Não tenho intenção de colocar esses nobreak comuns pra funcionar não, como disse antes já usei desse tipo e tenho desconfiança.

O valor de uma fonte gold seria bem menor do que um nobreak de qualquer maneira, não veria problema em fazer um upgrade do tipo. Eu só daria preferência pra uma corsair, se houver algo de qualidade nessa categoria gold.

@Ricardov sério mesmo? R$1,900 reais num modelo que suporta 420W apenas? é pra lamentar de pé.

Postado
15 horas atrás, Zeke_TheBr disse:

O valor de uma fonte gold seria bem menor do que um nobreak de qualquer maneira, não veria problema em fazer um upgrade do tipo. Eu só daria preferência pra uma corsair, se houver algo de qualidade nessa categoria gold.

Corsair gold boas no mercado tem as RM e as VX, salvo engano. O problema é que nenhuma das duas vale o quanto custa nos preços atuais. A que recomendo em custo/benefício é a XPG Core Reactor, que de quebra tem 10 anos de garantia. Eu recomendaria as Super Flower Leadex III gold, mas estão em falta.

Entenda que corsair não produz as próprias fontes e as melhores que ela vende são justamente de marcas como CWT e seasonic, que são de fato fabricantes. Tem várias fabricantes que produzem fontes da corsair com projetos ruins ou defasados e que a maioria não gosta de comprar ou indicar. Então, só para enfatizar, Corsair não é nem de longe a melhor marca de fonte, especialmente por que não é fabricante, apenas OEM como tantas outras, e já cometeu muitos erros durante seu tempo de mercado. Não tão agressivos como Gigabyte, Cooler Master, Thermal Take e outras marcas que tentaram a mão no mercado de fontes e erraram feio, mas ainda sim se você procurar aqui no fórum por fonte Corsair que explode verá muito conteúdo sobre.

A XPG que mencionei é a única que ainda tem preço "razoável". Já montei vários PCs com ela e as reviews comprovam o quanto é boa, fora que qualquer marca que dá 10 anos de garantia tem que ter muita confiança no que vende.

• Curtir 1
Postado
14 horas atrás, WOZ Dods disse:

Corsair gold boa no mercado tem as RM e as VX, salvo engano.

Bom, a TX-M, a RM e a RMX são as únicas séries da empresa, com esta certificação de eficiência, que ainda são fabricadas. Rumores indicam uma nova revisão da série CS-M, creio que aos moldes da revisão da RM (excluindo elementos de marketing completamente dispensáveis).

O problema é que nenhuma das duas vale o quanto custa nos preços atuais.

Este cenário é bastante curioso, afinal, em diversas localidades a série RMX costuma apresentar custo bastante competitivo em relação às séries CORE REACTOR e LEADEX III GOLD.

Entenda que Corsair não produz as próprias fontes e as melhores que ela vende são justamente de marcas como CWT e Sea Sonic, que são de fato fabricantes.

Este ponto não é realmente relevante, afinal, não importa quem é o fabricante da fonte de alimentação. A partir do momento em que o modelo consegue apresentar custos competitivos e não sofre com problemas de fabricação, não cabem críticas à origem deste.

Apenas como exemplo:

As plataformas da Channel Well Technology, sem modificações, são bastante falhas e pouco competitivas. Durante avaliação de carga, a Corsair acabou rejeitando a utilização da plataforma GPX para a sua nova revisão da série RM, pois a fonte de alimentação explodiu (switchers do estágio de power factor correction). Desta forma, a empresa adotou a plataforma GPR e realizou uma série de modificações com a finalidade de cumprir com os requerimentos da California Energy Commission.

Os fans utilizados em fontes de alimentação mais recentes da Sea Sonic Electronics apresentavam ruído elevado em seus motores durante operação em baixa velocidade de rotação. Durante avaliação da curva de ventilação da plataforma PRIME, a Corsair verificou este problema e solicitou a substituição do motor driver do fan utilizado para mitigar este problema. Claro, o intuito inicial era utilizar um dos fans da Corsair no modelo, mas este fabricante não é exatamente muito proativo quando o assunto é realizar modificações em suas plataformas e mencionou não ter tempo suficiente para avaliar a funcionalidade do fan da Corsair. Por fim, a série AX passou a utilizar a plataforma PRIME durante os seus poucos meses de duração, até o momento em que foi descontinuada devido aos problemas desta plataforma, encontrados durante uma avaliação conjunta da Nvidia e da Corsair destas fontes de alimentação, que causavam desligamentos com placas gráficas de alta performance.

Aliás, a Corsair não vende mais fontes de alimentação fabricadas pela Sea Sonic.

Então, só para enfatizar, Corsair não é nem de longe a melhor marca de fonte, especialmente por que não é fabricante, apenas OEM como tantas outras, e já cometeu muitos erros durante seu tempo de mercado. Não tão agressivos como Gigabyte, Cooler Master, Thermal Take e outras marcas que tentaram a mão no mercado de fontes e erraram feio, mas ainda sim se você procurar aqui no fórum por fonte Corsair que explode verá muito conteúdo sobre.

Creio que tenha se referido à Corsair como ODM (Original Design Manufacturer). Em verdade, é uma das poucas empresas que apresentam uma equipe de engenharia capaz de avaliar plataformas e realizar modificações. Muitas empresas se limitam ao modelo white labeling de negócio, apenas remarcando fontes de alimentação ou fazendo pedidos de modificação simples. Aparentemente, a Cooler Master também formou uma equipe de engenharia capaz de desenvolver fontes de alimentação, resta apenas saber se são capazes de desenvolver fontes de alimentação realmente decentes. As demais citadas, Thermaltake e Gigabyte, ainda não têm equipes de engenharia dedicadas às suas divisões de fontes de alimentação.

Os erros da Corsair são inegáveis, especialmente ao remarcar plataformas com problemas de engenharia, como a DSAII (CX) ou DSAIII (CX), modelos que remontam à uma fase onde a empresa não tinha requerimentos estritos. Atualmente, sob comando de Jon Gerow, a empresa tem seguido uma caminho melhor, embora ainda permaneça vendendo séries inferiores, como a VS ou a CV, ambas fabricadas pela Compucase Enterprise. Outros casos de defeitos remontam ao volume de vendas elevado da empresa e à problemas de fabricação de seus fornecedores, como o caso mais recente ocorrido com a Great Wall Technology, responsável pela fabricação das séries CX, TX-M, SF GOLD e SF PLATINUM.

15 horas atrás, WOZ Dods disse:

A XPG que mencionei é a única que ainda tem preço "razoável". Já montei vários PCs com ela e as reviews comprovam o quanto é boa, fora que qualquer marca que dá 10 anos de garantia tem que ter muita confiança no que vende.

CORE REACTOR é realmente uma fonte de alimentação excepcional, com custo competitivo. Apesar de ter certas dúvidas quanto à lista de bill of materials mantida para este modelo (recordo-me de unidades utilizando switchers da Lonten Semiconductor, inferiores aos demais switchers utilizados), sua plataforma (CSE) apresenta performance excelente, implementando devidamente o burst mode de seu switching controller.

• Curtir 1
Postado
11 horas atrás, Phynsx disse:

Este cenário é bastante curioso, afinal, em diversas localidades a série RMX costuma apresentar custo bastante competitivo em relação às séries CORE REACTOR e LEADEX III GOLD.

Na verdade as últimas muitas vezes que consultei preços da série RMX elas estavam muito acima dos preços praticados pelas core reactor. Pesquisei agora e vi que ainda estão, mas as RM normais estão com preço um pouco abaixo. O que me diz delas?

11 horas atrás, Phynsx disse:

Creio que tenha se referido à Corsair como ODM (Original Design Manufacturer). Em verdade, é uma das poucas empresas que apresentam uma equipe de engenharia capaz de avaliar plataformas e realizar modificações. Muitas empresas se limitam ao modelo white labeling de negócio, apenas remarcando fontes de alimentação ou fazendo pedidos de modificação simples. Aparentemente, a Cooler Master também formou uma equipe de engenharia capaz de desenvolver fontes de alimentação, resta apenas saber se são capazes de desenvolver fontes de alimentação realmente decentes. As demais citadas, Thermaltake e Gigabyte, ainda não têm equipes de engenharia dedicadas às suas divisões de fontes de alimentação.

Interessante. Bom saber que a Corsair se distingue nesse sentido.

• Curtir 1
Postado
11 horas atrás, WOZ Dods disse:

Na verdade as últimas muitas vezes que consultei preços da série RMX elas estavam muito acima dos preços praticados pelas CORE REACTOR.

Esqueci de mencionar que são localidades fora deste país... possivelmente o valor exacerbado destas unidades no Brasil se deva a uma multiplicidade de fatores, mas especialmente a forma como os produtos desta empresa são superestimados neste mercado, ocasionando em valores de revenda mais elevados.

Em outros mercados, não é incomum que o valor praticado da série RMX seja ligeiramente superior àquele da CORE REACTOR, se tornando uma escolha mais interessante (devido à curva de ventilação superior e à implementação de uma over power protection, com atrasos, via microcontroladora).

11 horas atrás, WOZ Dods disse:

O que me diz delas?

A plataforma utilizada pela RMX (2018 e 2021) e RM (2019 e 2022) é a mesma (GPR).

Inclusive, a lista de bill of materials também é basicamente a mesma, com as alterações mais significativas sendo os bulk capacitors, com menor capacitância (ainda devidamente dimensionados), os switchers do circuito de power factor correction, de outro fornecedor (com qualidade equivalente) e o switching controller, com suporte ao burst mode (necessário para atingir requerimentos atuais). Difere também com relação ao cabeamento, com formato plano, sem a utilização de capacitores. Outros pequenos ajustes foram realizados (em parte, para acomodar o novo switching controller), mas não são relevantes.

Na época do seu lançamento, muito criticou-se dois pontos irrelevantes:

• Substituíram o fan da Corsair (NR135L) por um fan da Hong Hua (HA1425M12F-Z).

Hong Hua fabrica o modelo da Corsair e a diferença mais significativa entre estes dois é o tamanho de seus frames.

• Substituíram os bulk capacitors de empresas japonesas (Nichicon GG ou Nippon Chemi-Con KMW) por modelos de empresas taiwaneses (Chinsan PL ou Kuan Kun LZ).

Todas essas empresas têm seus capacitores fabricados na China e as duas últimas (especialmente a Chinsan) são facilmente capazes de atender às demandas do modelo (tanto em especificações, quanto em durabilidade).

Enfim, são fontes de alimentação bastante similares, sendo excelentes alternativas.

• Curtir 1
Postado

Vou pensar seriamente em pegar essa XPG Core Reactor, o preço dela parece bom (achei por R$ 749,90 à vista e R$ 833,22 parcelado), nunca tinha visto antes recomendarem dessa marca e nunca me recomendaram pessoalmente então fiquei desconfiado, mas ao que parece ela pode aguentar os problemas da rede elétrica da minha região. Muito obrigado à todos.

• Curtir 1
Postado

@Zeke_TheBr 10 anos de garantia poucas fabricantes dão para suas linhas de produtos e eu considero isso indicativo de que a fabricante confia no seu produto. Nesse caso específico da core reactor é com razão que a fabricante o faz, pois é um excelente modelo. 

Sua região sempre teve essas quedas de energia? Faz ideia da razão de isso acontecer?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...