Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aquecimento Ryzen 5 3600


Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Boa noite pessoal tudo bem? Seguinte eu tenho um Ryzen 5 3600 e um wc maelstrom 240t, o wc refrigerava bem o processador mas faz uns 2 dias que ele vem aquecendo fora do normal, atingindo 75° em jogos, e o wc faz um barulho muito alto por 2 a 3 segundos e depois diminui a rotação. Minha dúvida é se o wc já deu o que tinha que dar, e se o cooler box do 3600 dá conta dele. Alguém recomenda algum bom Air cooler pra ele?

 

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wagner Alex 75° em gaming é uma temperatura OK, mas creio que dê pra diminuir um pouco.

Já fez stress na sua CPU?

 

Dê uma olhadinha nesses modelos:

 

CM Hyper 212 Black Edition - 158,8mm
CM Hyper 212 Turbo - 163mm
CM MasterAir MA410P - 158,5mm
CM MasterAir MA410M - 165,1mm
CM MasterAir MA620P - 165mm
DeepCool NEPTWIN V2 - 158mm
Scythe Fuma 2 - 154,5 mm
Scythe Ninja 5 - 155 mm
Scythe Kotetsu Mark II - 154 mm
Scythe Mugen 5 - 154,5 mm

 

Mas recomendo dar uma atenção maior nos Scythe Fuma 2 e Ninja 5.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Gui.lherme_ seu R5 3600 está em stock? Se sim, sugiro fazer alguns testes de undervolt + multiplicador travado. Meu 3600 estava pegando mais de 80ºC em estresse quando estava em stock, agora uso ele travado a 4.0GHz a 1.07V a temperatura nas mesmas condições não passa de 65ºC em estresse, rodo jogos abaixo dos 60ºC, o desempenho geral é igual em stock. O "problema" é que a tensão stock dos processadores Ryzen são um pouco altas para garantir uma ampla compatibilidade com os chips. Meu processador trabalhava entre 1.25-1.35V em stock, mas se seu processador foi comprado recentemente como o meu, é bem provável que ele já tenha um processo de fabricação bem refinado e consiga ter o mesmo desempenho de stock com tensões muito mais baixas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB então amigo, meu processador comprei em 2020, e sim ele está em stock, vou fazer um teste pelo Ryzen master e se ficar estável aí mudo na BIOS. Vou aproveitar e trocar a pasta térmica do bloco no processador.

 

Outra coisa mesmo em stock ele não pega o boost de 4.2, nem 4.1 eo vcore chega a1.5v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Mr. Caio Augusto disse:

 

 

 

Opa Caio boa noite. Eu tinha feito alguns testes hoje no Ryzen master setando a frequência em 4.2 e 1.31vcore, e tava atingindo 71° jogando o Elder Ring. Será que consigo setar um vcore mais baixo e manter a frequência? Ou mesmo deixando em 4.0 a frequência?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal, dando um feedback sobre o meu problema: ainda ontem e hoje de madrugada fiz alguns testes no CPU e no wc, pois bem, o cpu estava trabalhando em stock mas o vcore tava o absurdo de 1.65v travado, não sei se fui eu ou foi algum bug da placa-mãe (ela reseta depois de uns dias feito a configuração do xmp das memórias, aí tenho que configurar de novo), travei o clock em 4.0 e o vcore em 1.13v (na BIOS) se não me engano, os conectores das fans do radiador não alcançam a placa-mãe, e por isso uso um hub extensor mas no final de semana vou tirar o radiador de cima do gabinete e passar pra frente, com isso os conectores vão alcançar a placa-mãe. Fiz um teste no cpuz e a temp não passou de 65°, e testei no Elden Ring que massacra meu setup e a temp ficou entre 45° a 55°.

Consegui dar uma boa melhorada seguindo os conselhos de vcs, vou trocar a pasta térmica do cpu então acho que consigo baixar mais um pouco a temperatura.

Hoje vou testar mais a estabilidade da cpu e tentar travar o clock em 4.1 ou 4.2ghz e manter o vcore, mas em 4.0 já tá bem estável e como joguei por um tempo e mais o teste do cpuz acho que não vou ter problemas.

Queria agradecer a todos que ajudaram, acredito que posso melhorar ainda mais mas fiquei satisfeito com o resultado.

 

valeu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, GuilhermeGB disse:

@Wagner Alex essa tensão aí tá muito alta mesmo, o pessoal não recomenda usar a mais de 1.35V constante nos Ryzen, isso em overclock acima de 4.2GHz. Eu acho que as BIOS de certas placas são meio malucas, eu vi o meu processador em stock pegar picos de mais de 1.4V.

Antes desses problemas em stock o meu chegou a 1.5v, mas como as temperaturas na época estavam boas nem liguei. Minha BIOS da placa-mãe tá doidona, ela reseta o xmp quase que toda semana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!