Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite galera, peço desculpas de antemão caso isso ja tenha sido solucionado em outro tópico.
Estou como seguinte problema: Meu pc ta meeeega lento, e os icones de arquivos (imagens, videos, icones de pastas) sumiram. Os arquivos abrem normalmente, mas demoram séculos pra carregar.
Outra coisa q tem acontecido é que pelo gerenciador de tarefas o uso de disco aparece normalmente, no entanto, quando clico na aba "desempenho" ele acusa que meu HD ta 100% do tempo em 100% de uso mesmo em idle, alem de acusar outros 4 discos (D: E: F: G:) sendo q eu tenho apenas um HD e minha placa-mãe tem so duas entradas sata. 
Já fiz verificação por antivirus kaspersky e mais duas ou tres verificações online, tentei toodos os tutoriais de youtube que encontrei sobre e a unica coisa q resolveu foi o HD em 100% (mas continua oscilando em 13/16% até 100% o tempo todo), pesquisei no forum da microsoft e nada resolve meu problema.

O meu hardware é 
Core2quad q8400
4gb ram dual channel
hd500gb samsung
Radeon HD5570
placa-mãe g31t-m7
Fonte evga 400w

Captura de tela 2022-03-04 025229.png

desempenh.png

Postado

Estava com esse mesmo problema. Acredito que está consumindo bastante memória. HD100 impossibilita o uso normal do computador. Primeiramente sugiro que faça uma varredura sobre aplicativos que possivelmente estão instalados no seu PC que você não esteja utilizando. Desinstale-os. Depois, procure apagar arquivos que você não esteja mais usando, como vídeos, filmes, caso tenha um pen-drive ou HD externo, sugiro que passe-os para eles. Faça uma limpeza de disco e apague arquivos temporários (faça isso todo mês). Caso não melhore, veremos alguma varredura mais avançada.  

• Curtir 1
Postado
5 horas atrás, tendonwater disse:

Fonte evga 400w

Depois troque essa fonte ela é bomba.

Lembre-se de jamais usar estabilizador, caso queira proteção tem os filtros de linha da marca Clamper que são muito bons.

• Curtir 1
Postado

@fernandoluiz O gráfico exibido é da atividade de disco, não de consumo. Para avaliar o que você presumiu teríamos que observar outras telas/programas. Fazer limpeza de arquivos temporários e coisas do tipo no windows 10, com HDDs grandes como são os que usamos hoje, é desnecessário e improdutivo. Tem medidas mais eficazes para manter a saúde do disco e do sistema.

• Curtir 1
Postado

@tendonwater Pois é, use apenas um. Hoje não uso nenhum antivirus externo ao windows, pois em alguma atualização anterior do windows eu tive problemas com o Avast e, sabendo que o windows defender hoje é muito bom acabei desistindo dele. Dois ou mais antivirus instalados simultaneamente geram conflitos entre si e podem causar todo tipo de comportamento anômalo.

Recomendo que desinstale ambos, que atualize seu windows até estar na versão mais recente (atualize, reinicie, repita até não ter mais atualização). Lembrando de instalar todas as opcionais também que só aparecem depois que você faz a busca, mas você tem que selecionar e confirmar para instalar.

Fora tudo isso você pode estar com alguma contaminação seja por programa malicioso, malware ou até extensão do navegador. Pode também estar com o backup do windows configurado... tem que ver o que está rodando na sua memória na hora que esse problema ocorre para entender.

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods

4 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@tendonwater Pois é, use apenas um. Hoje não uso nenhum antivirus externo ao windows, pois em alguma atualização anterior do windows eu tive problemas com o Avast e, sabendo que o windows defender hoje é muito bom acabei desistindo dele. Dois ou mais antivirus instalados simultaneamente geram conflitos entre si e podem causar todo tipo de comportamento anômalo.

Recomendo que desinstale ambos, que atualize seu windows até estar na versão mais recente (atualize, reinicie, repita até não ter mais atualização). Lembrando de instalar todas as opcionais também que só aparecem depois que você faz a busca, mas você tem que selecionar e confirmar para instalar.

Fora tudo isso você pode estar com alguma contaminação seja por programa malicioso, malware ou até extensão do navegador. Pode também estar com o backup do windows configurado... tem que ver o que está rodando na sua memória na hora que esse problema ocorre para entender.

@WOZ Dods Entendi. Como faco pra descobrir a existência desse possível malware ou software malicioso? Ja executei a verificação pelos antivirus e fiz algumas outras varreduras que nunca apontaram nada (apesar da constante desconfiança de que meu pc realmente esta infectado).

Sobre saber o que esta rodando na memoria tem alguma maneira de verificar isso?

Uso o  navegador opera gx por conta da baixa qntdade de ram

• Curtir 1
Postado

@tendonwater Se você tem pouca memória RAM seu PC terá que escrever muito no disco para compensar, pois ele desvia para o HD o que não está em uso para permitir que você use os programas em primeiro plano. O mais importante que lhe recomendo agora é que retire da inicialização todos os programas desnecessários, incluindo programas de impressora e atualizadores diversos. Observe se não tem nada suspeito lá. Para acessar as opções de inicialização clique com o botão direito sobre o ícone do windows e selecione "gerenciador de tarefas". Na tela que aparecerá vá na aba inicializar, dentro dela desative tudo que puder. 

Se tem pouca RAM recomendo também que remova ambos os antivirus, deixe só o nativo do windows (ele é ativado assim que reiniciar depois da desinstalação) e mantenha seu windows atualizado.

Verifique se seu disco rígido, mais especificamente a partição C, não está lotado. O correto é ter pelo menos de 8 a 12 GBs livres. Se tiver menos que isso o sistema ficará lento e terá várias anomalias como as que narrou, mas tem que conferir. Se for esse o caso, comece limpando sua pasta de downloads e depois excluindo arquivos que não precisa, em especial vídeos, fotos e músicas. 

Se com todas as medidas que passei não tiver sucesso, restará reinstalar o sistema limpo.

Lembre-se das recomendações que fiz no post prévio também.

@fernandoluiz HDD em 100% de uso pode ter várias causas. Pode ser pouca RAM, pode ser HD cheio, mas se você tem 8 GBs de ram e mais de 12 GBs de HD livre, então a causa mais comum é uma falha do próprio windows. Essa falha acometeu computadores nos últimos dois anos e milhares de pseudo soluções foram propostas ou inventadas, mas a única solução real, se for mesmo esse problema em questão, foi lançada pela própria microsoft. Para implementá-la basta atualizar seu windows, em especial as atualizações opcionais, reiniciar e repetir o processo até não ter mais nenhuma atualização pendente.

Nos PCs dos meus clientes e nos meus eu resolvi assim, mas tenho mais de 100 GBs livres na partição C, 12 GBs de RAM em um PC e 16 GBs no outro, e nenhum dos dois tem qualquer tipo de contaminação (tomo cuidado para que isso não aconteça).

Meu PC principal hoje inicia o sistema em pouco mais de um minuto e não fica com o HD em 100% de atividade como ficava antes da correção. Ele só carrega o windows e pronto, HD e CPU normais e posso usar sem a lentidão absurda que o problema acarretava.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...