Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Li e vi alguns conectores mas, nada que indique a maneira correta de se conectar cabos de rede.

Minhas dúvidas além da maneira correta de se conectar é, como conectar cabo CAT5E e CAT6? Imagino que só posso estender cabo CAT5E com cabo CAT5E e para o CAT6 a mesma coisa, mas, a maneira correta de estender é diferente para esses dois modelos ou não?

Postado
15 minutos atrás, Math.Pi disse:

@n3h Independente da versão do cabo, você pode usar um switch ou um cabo com uma ponta fêmea e a outra macho, respeitando o limite de comprimento do cabo.

qual dos dois seria mais adequado?

7c4ec93d3639bbc9cf44f682e6abaab4.jpg

Screenshot 2022-03-11 at 14-50-44 Conector Tomada RJ45 Fêmea Keystone CAT 6 Branco Speedlan Shopee Brasil.png

• Membro VIP
Postado

Depende, pode usar a emenda, mas apenas se os cabos somados forem menores que 100m (contando com os patch cords)

Caso contrário, tem que efetuar a "emenda" usando um ativo (switch) para poder "realimentar", porque na teoria os cabos não podem ser superiores a 100m. (Até funciona com mais de 100m, mas o problema é que podem ocorrer comportamentos diversos, menor velocidade, perda de pacotes, etc.)

• Curtir 3
Postado
1 hora atrás, dwatashi disse:

Depende, pode usar a emenda, mas apenas se os cabos somados forem menores que 100m (contando com os patch cords)

Não daria nem 30 metros, é só que, vou modificar minha infraestrutura para que ela seja controlada por um Orange Pi e um switch para distribuir, mas quero levar todos os cabos para um mesmo ponto, e pra isso não queria comprar um cabo novo, apenas estender o que já tenho.

Postado
10 minutos atrás, Ricardov disse:

@n3h pode usar a emenda da foto1, mas é uma gambiarra, o melhor é colocar um cabo novo. A emenda pode ser afetada por poeira e umidade.

entendi!! e se, eu soldar os dois cabos e encapar? é viável/aconselhável? ou melhor esses adaptadores?

Postado
agora, Ricardov disse:

Soldar não presta. Use a emenda da foto1. Proteja da poeira e umidade.

Entendi!! Muito obrigado @Ricardov, farei isso então.

• Membro VIP
Postado

@n3hmas é apenas 1 cabo ou mais de um? (no caso usaria mais de emenda?)

Como a emenda ocupa um certo volume, eu já vi alguns lugares usarem mais de 1, fica meio ruim. Fora que pode ocorrer o que foi citado, e fica mais difícil identificar qual é o cabo, a não ser que já identifique devidamente com anilhas para saber quais são eles.

A norma não prevê solda, porque quando se desfaz o cabo, você retira o par trançado que foi feito para reduzir a interferência entre pares. Funciona, mas o sistema de emenda, é melhor, se ocorrer problema é bem mais fácil de cortar e refazer.

E se for realizar emenda, sempre deixar algo de sobra, porque se o conector estiver com defeito você consegue refazer o conector.

E faça uma proteção depois, se conseguir, use aqueles termo retráteis para proteger

Postado
6 minutos atrás, dwatashi disse:

@n3hmas é apenas 1 cabo ou mais de um? (no caso usaria mais de emenda?)

Apenas uma emenda por cabo, eu já tenho uma estrutura de rede funcionando (3 quartos cabeados), mas vou mudar o esquema e local da rede e adicionar mais um cômodo, mas queria evitar ter que comprar novos cabos pois, está bem caro o cobre kkk.

Em resumo, vou ter que estender o cabo de dois quartos para chegar no switch, os outros dois cômodos vou ter que comprar cabo, ai nesse caso já iria comprar na medida certa. Teria que adicionar tipo, uns 5-7 metros em um cabo que tem uns 10-15 metros.

11 minutos atrás, dwatashi disse:

termo retráteis

Não conhecia, vou comprar tb. Teria alguma indicação de conector tb?

• Membro VIP
Postado

@n3h eu não economizo muito nas instalações, sempre usei os RJ45 da AMP, Furukawa, Legrand. O que geralmente muda é o banho de ouro nos terminais e se são feitos de cobre. Os mais baratos usam uma metal mais barato e tem banho (ou não tem) mais simples, faz com que possam oxidar mais facilmente. Já vi muito isso ocorrer em cidades litorâneas ou locais com mais umidade.

Outro que já pratiquei é  quando tem local onde pode ocorrer algum acumulo de umidade é usar corrosionX, ele protege e evita problemas de contato. (Alguns sistemas que ficam próximos de refrigerador, ar condicionado, etc)

• Curtir 1
Postado
Em 12/03/2022 às 08:54, dwatashi disse:

Furukawa

Encontrei para comprar esse modelo, mas os demais, os anúncios não eram tão claros quanto ao modelo e marca, ai me limitei a esse. Acabei comprando 100m de CAT5e e vou substituir na casa toda.

Muito obrigado a todos mais uma vez!!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...