Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Recentemente contratei (na verdade aumentei) o plano de 1 giga de velocidade na mesma rede em que eu tinha 100 megas de velocidade. Segundo os técnicos, nosso roteador suporta 1 giga e realmente, no speed test chega ao 950 mega bites. Mas o problema é que na Steam, quando faço download de um arquivo grande (100gb+) após um certo tempo o download começa a ter oscilações de 0 kbps até 10 mbps e o download praticamente não sai do lugar. Se eu pausar e despausar o download, ele chega a velocidade altas, mas logo volta a ter oscilações. Veja o grafíco: image.png.8045e707fb9985bb775a3c9e6599aac9.png

Dito isso, formatei o windows pensando ser um problema no mesmo, mas agora se provou não ser.

Sendo assim o problema ou é com minha rede ou com a Steam. Será que teriam alguma ideia ou solução?

Postado

Uma coisa que pode influenciar é o desempenho do seu disco, um disco lento pode ser gargalo para o download da Steam, uma vez que ao mesmo tempo que ela baixa os pacotes compactados, ela também vai descompactando os pacotes já baixados. Veja que às vezes a sua velocidade de download chegou a zero no gráfico, mas o uso de disco não.

Postado

@Rodrigo Araujo.  Já está desabilitado o uso limitado de rede.

@GuilhermeGB Então, eu recentemete comprei um SSD Goldenfir de 500gb e este que estou usando para download. Fiz testes nele e o resultado foi normal, veja: image.thumb.png.34d09e92a940d8e26e9d823a2decedf0.png

Acabei de perceber que o "write" não está normal. Vou refazer o test mais duas vezes para ter certeza.

Postado

@GuilhermeGB  Realmente, fiz outro teste e chegou a 150mb. Não faz muito sentido pra mim.

Estava lendo alguns tópico sobre essa lentidão na escrita e vi que pode ter a ver com os drivers.

Vou tentar checar isso a fundo.

Postado
1 minuto atrás, Usuário2 disse:

@GuilhermeGB  Realmente, fiz outro teste e chegou a 150mb. Não faz muito sentido pra mim.

Estava lendo alguns tópico sobre essa lentidão na escrita e vi que pode ter a ver com os drivers.

Vou tentar checar isso a fundo.

Se conseguir manter os 150 MB/s ainda não te atrapalharia, o problema é que ele pode estar com instabilidade pra manter a velocidade. Alguns SSDs podem sofrer com bug de firmware, certos fabricantes até disponibilizam atualização (não sei como é feita), o problema é que não sei se esse tipo de suporte é fornecido por essas marcas do Aliexpress. Se você tiver um HD secundário faça o download pra ele pra saber se o problema continua.

Postado

@GuilhermeGB  Bem, verifiquei que o problema pode ser relacionado com minha fonte ou minha placa-mãe. Questionei o carinha pelo qual comprei o SSD e ele me assegurou de que o SSD funcionava perfeitamente e nunca deu problema (vou confiar por agora, apenas para excluir a possibilidade do SSD ter defeito 😐 ). 

Depois de vasculhar de forma leiga o PC por alguma informação de problema relacionado ao SSD, verifiquei que um buscador e atualizador de drivers do PC encontrou um driver desatualizado para o SSD, o mesmo utilizava drivers de 2006(?), então atualizei o drive pelo programa e nada mudou.

Fiz uma formatação do Windows com somente o SSD ligado ao SATA para assegurar de que o problema é relacionado apenas há este SSD e o problema persistiu.

Verifiquei na BIOS que ao formatar o computador, o SSD não está sendo reconhecido como bootável. E o mesmo não dá boot ao ser selecionado para boot. No entanto uma nova unidade existe como opção de boot chamada "Windows Boot Manager". Veja na primeira imagem:

O windows só pode ser inicialo por esta unidade "Windows Boot Manager".  Além disso, uma curiosidade, a tela seguinte a da BIOS de inicialização, fica apresentando problemas até que a tela de senha de usuário do Windows seja carregada. Veja na segunda imagem.

image.png.9034801c3b9d6e2946d01adce85ad6d0.png

image.png.52cda585fdd0e14a867185d898fbac07.png

E não importa quantas vezes eu formate o PC seja HD ou SSD, agora esse circulo de loading do Windows fica bugado junto da tela inicial da BIOS.

Seguindo, tentei resetar a BIOS e não funcionou. Tentei atualizar a BIOS e nada mudou. O SSD continua com a escrita baixa.

Minha opção agora seria trocar a fonte para verificar se o problema é relacionado a energia, mas vou deixar por último caso pois precisaria tirar a placa de vídeo e instalar outro processador com vídeo integrado (pois a fonte não tem pinos suficiente para a placa de vídeo).

E agora?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...