Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eai, como vão?

Eu montei um PC recentemente e observei que durante a gameplay de Fortnite, a temperatura do processador fica acima dos 90º C. Além disso, logo após o boot do sistema, é possível ler a mensagem: "CPU fan error, press F1 tu run setup". Quando eu entro na BIOS, o CPU atinge 75º~80° facilmente.

Meu gabinete é o GaditXx RTB da pichau com 4 fans. Esse aqui.

Possuo um water cooler 240mm, que cuida do processador. Esse aqui.

A placa-mãe é uma b550 ASUS tuf gaming plus. Essa.

Por fim, acho que não falta mais nada além do processador, que é um R7 5700G.

As fans do radiador estão conectadas no Cha_opt, logo acima do CPU_fan, conectado ao cabo da bomba do WC. Já realizei a troca de conexões desses cabos para saber se a placa estava alimentando a bomba e parece que sim, pois a fan que conectei funcionou. 

São três fans frontais para empurar ar para dentro do case e ainda, 2 no topo e uma na traseira para exaustão. Quando eu abro a porta de vidro do gabinete e ponho minha mão lá dentro, consigo notar que entra bastante ar fresco. No lado de fora, o ar que sai não é quente, o que me deixa ainda mais curioso. 

Como não consigo olhar se a bomba está de fato funcionando, eu ponho a mão nela e sinto que ela está quente e sinto também uma sensação de que há algo girando lá dentro, mas não de forma constante. É como se houvesse uma mini fan que girasse rapidamente e em seguida diminuísse a rotação, mas em seguida acelera de novo, permanecendo assim o tempo todo.

Eu tentei detalhar ao máximo o que está acontecendo, pois não sou expert no assunto. Gostaria de alguma solução. Abaixo deixo uma foto da bomba conectada ao cpu_fan.787248063_WhatsAppImage2022-03-16at18_16_14.thumb.jpeg.8a5643fcd935521825cabbeb19df6da3.jpeg.

Postado

@Goku_Black Na BIOS consta como Not Available (N/A) , isto é, não disponível. Acredito que a sua suposição está correta, pois retirei a bomba e instalei o coolerbox que acompanha o processador na caixa as temperaturas desceram para 34ºC em tarefas comuns e 60ºC em games.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!