Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tentativas de Invasão frequentes em diversas contas e redes sociais,mais alguém?


Posts recomendados

Olá pessoal, venho compartilhar com vcs algo que vem ocorrendo comigo com frequência, sempre fui muito cuidadoso na questão de segurança, não logo contas em outros pcs ou redes desconhecidas, cuido dos meus equipamentos, enfim.. meu pc é sempre bem alinhado, e de um tempo pra cá notei que tive varias tentativas de invasão diferentes em minhas contas de e-mail e rede sociais, chegando até a hackearem uma conta antiga de meu facebook (já recuperei no mesmo dia), o que quero dizer é .... não sei como tantas tentativas de invasão cmg vem acontecendo assim, gostaria de saber se é só cmg isso ou mais alguém tem notado algo parecido??? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@matheusts94 Nunca passei por nada parecido, mas essas constantes tentativas de invasão são reflexos de várias coisas que geralmente nem nos atentamos ou não somos informados sobre, como por exemplo: senhas muito fracas (sem letra maiúscula, numero ou símbolos), não ativar autenticação de dois fatores, não vincular todas as contas à uma só (como conta do google por exemplo), gerenciador de senhas no celular e outros "macetes" que garantem mais segurança para nossos dados pessoais.

Enfim recomendo que de uma pesquisada sobre segurança da informação e que deixe suas contas o mais seguro possível, mesmo acessando sempre na mesma máquina ou na mesma rede ainda está propenso a qualquer tipo de invasão.

Não sou formado e nem experiente no assunto, com certeza terão pessoas que podem te orientar e explicar melhor, mas mesmo não vou deixar de compartilhar o pouco que sei sobre o assunto.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que talvez sua usuário e senha foram vazados de algum site que se cadastrou (o que acontece com certa frequência, infelizmente). Então eles ficam tentando acessar outros sites utilizando essa mesma senha vazada, pois é hábito das pessoas ficarem usando uma mesma senha em vários locais. Por isso é importante NUNCA repetir a mesma senha.

você pode verificar nesse site aqui:

https://haveibeenpwned.com/

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  1. Pode ter vazamento de algum dado e eles passam a tentar conseguir acesso para verificar se existem dados úteis.
  2. Se contas são utilizadas com redes sociais mais ativas, eles podem tentar conseguir acesso para aplicar golpes. (Geralmente pedindo dinheiro, vendendo itens, etc)
  3. Se não tiver a recomendação é ativar o 2FA via App, se usar linha Claro tenha cuidado, porque parece ser uma das operadoras mais frágeis para conseguir acesso. (eles transferem a linha e caso tenha 2FA por SMS ou mensageiros eles conseguem acesso mesmo tendo esse recurso)
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Estou passando por experiência semelhante agora mesmo (roubaram minha conta no Mercado Livre). Então, fiquei desconfiado disso que falaram - o meliante aproveitar e tentar invadir geral com a mesma senha. Pra minha 'sorte' (digo sorte, porque não tinha muito cuidado com senhas também), a senha do ML é uma das poucas que usava diferente porque é bem antiga. Meu uso de rede social é modesto. Não costumo colocar detalhes da minha vida, nem informações que acho que não convém postar. Mas dependendo do seu uso, pode causar estrago mesmo.

 

Chegou a aparecer um acesso ao meu Instagram. Então já tratei de trocar a senha. Estou renovando meus emails também, porque agora me dei conta de que existem opções mais seguras fora dos clássicos Gmail, Hotmail, etc. Estou dando preferência a emails com 2fa também (inclusive tô tendo dificuldade pra configurar o aplicativo na hora de digitar os 6 dígitos após escanear o QR code).

 

Mas tenho essa dúvida: se os dados de um site vazam, faz mesmo diferença ter senha fácil ou difícil? Porque as senhas ficam armazenadas lá não é?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/04/2022 às 07:21, Sakuraba disse:

Mas tenho essa dúvida: se os dados de um site vazam, faz mesmo diferença ter senha fácil ou difícil? Porque as senhas ficam armazenadas lá não é?

Se as informações de um site vazam, tanto faz seu login, já que vai estar explicito.

A importância da senha ser forte com números e símbolos é dificultar a quebra da mesma, pois as combinações são quase infinitas, logo fica muito difícil de alguém descobrir ou tentar quebrar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Marcelo_gs disse:

Se as informações de um site vazam, tanto faz seu login, já que vai estar explicito.

A importância da senha ser forte com números e símbolos é dificultar a quebra da mesma, pois as combinações são quase infinitas, logo fica muito difícil de alguém descobrir ou tentar quebrar.

Foi o que eu imaginei....porque no meu caso do Mercado Livre, sinceramente eu nem imagino de onde o cara tirou algum mole meu pra roubar a conta (exceto pela senha, que era fraca mesmo). No chat de suporte deles, pedi pra quando entrarem em contato comigo, me disserem (se tiverem como) como foi feita a invasão. Sei que o site teve vazamento de dados de milhares de usuários. Se for o caso, só o 2fa é que salvava mesmo.

 

De qualquer forma, já reformulei quase todas as minhas senhas mais importantes. Com letra maiúscula, minúscula, símbolo, alfabeto chinês, de Krypton e o escambau....próximo passo é excluir o email do BOL, que não tem opção de 2fa (pelo menos eu não achei).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!