Ir ao conteúdo

Consulta sobre placa-mãe para upgradeASUS Prime H510M-E

Ir à solução Resolvido por Tiberio,

Posts recomendados

Postado

Boa noite, amigos. Estou atualmente comprando peças para dar upgrade no meu desktop.
Ganhei ele em 2014, e desde então a única atualização que fiz foi colocar +4gb de ram e uma placa de vídeo GTX 1060 6gb. Apesar disso, a placa-mãe e o processador são muito antigos (o que nunca foi grande empecilho porque nunca fui de jogar grandes jogos AAA). Ps: A compra da placa de vídeo foi há 3 anos, pensando justamente em um momento futuro onde eu iria de vez melhorar todo o resto.
Já comprei um I5 10400F (estou aguardando chegar) e 16GB de RAM (DDR4, pois meu processador atual é um i5 2ªgen, tecnologia DDR3).
Eis minhas dúvidas:

- A placa-mãe ASUS Prime H510M-E é boa para o meu futuro setup?
(Não tenho grandes pretensões; apesar da minha GPU ser uma 1060, eu não tenho fascínio por jogos super pesados, nem tenho interesse em rodar nada a 4K, nem mais que 60 fps - porque o monitor é 60Hz)

- Após instalar a nova placa-mãe, o novo processador e as novas RAMs, eu preciso fazer algum procedimento no software pro PC ligar?
(Me refiro a precisar formatar o PC ou algo assim; porque perguntei pra um técnico e ele disse "talvez precise formatar né... porque os drivers podem vim desatualizados..."; mas eu tô achando que ele tá querendo me fazer de trouxa, porque não encontrei em nenhum lugar que o PC precisa formatar ao trocar peças que não sejam o próprio HD)

Obrigado pela atenção de todos.

• Solução
Postado

@Igor Linhares Melhor pegar uma placa-mãe com chipset B560, o H510 é muito básico.

Sim, você vai precisar fazer uma instalação limpa.

Recomendo que compre um SSD pra melhorar o desempenho geral do sistema,

Qual a marca e modelo de sua fonte? ela vai alimentar todo o sistema e precisa ser uma boa fonte.

Evite de usar estabilizador.

Postado

@Tiberio Uso um SSD e um HD. No SSD eu divido o compartimento do sistema e o restante deixo para jogos. O HD eu uso pros demais arquivos.

Sobre a fonte, tenho uma Corsair CX 430; em todos os sites de consumo de hardware que usei, os cálculos beiravam os 310W e 320W. Acha suficiente?

Como eu disse, não tenho pretensão de dar overclock, nem jogar jogos com gráficos muito pesados, apenas uso a nível de consumo médio dos componentes.

Postado
10 minutos atrás, Igor Linhares disse:

Sobre a fonte, tenho uma Corsair CX 430; em todos os sites de consumo de hardware que usei, os cálculos beiravam os 310W e 320W. Acha suficiente?

Sim, é suficiente.

12 minutos atrás, Igor Linhares disse:

Uso um SSD e um HD. No SSD eu divido o compartimento do sistema e o restante deixo para jogos. O HD eu uso pros demais arquivos.

Perfeito.

• Obrigado 1
Postado

@Tiberio Muitíssimo obrigado, amigo! Também fiquei com dúvidas sobre a Fonte, mas um amigo meu disse que era o suficiente. Na verdade ele disse o seguinte: "Comparando com o seu processador atual (i5 2310), um i5 10400F vai consumir menos. Então se a tua fonte já dá conta atualmente, também vai dar conta com o processador novo." 

Achei genial, não sabia que os processadores novos consumiam menos que os antigos. É um avanço tecnológico sensacional.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!