Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi pessoal, é o seguinte.

CPU: AMD FX8370E (overclock em 4.2Ghz)

Placa-mãe: ASUS M5A78L-M PLUS/USB3

Watercooler CoolerMaster Seidon 240M (duas ventoinhas)

Tenho esse watercooler no meu gabinete há 7 anos (desde 2015), e, no começo do ano, resolvi fazer overclock na minha CPU, e nisso notei que o radiador do meu watercooler estava imundo (nunca tinha sido limpo), tinha literalmente um tapete de poeira.

Depois de tirar esse "tapete" (foi uma limpeza meio superficial, na verdade), fiz o overclock de 3.5 pra 4.2Ghz, e a temperatura ficou até que boa -- a temperatura do CPU Socket da placa-mãe ficava torno de 55°C normalmente, e em torno de 60-65°C jogando.

Nos dias mais quentes, entretanto, era comum, ao jogar, passar de 65°C e começar a dar throttle (baixar a velocidade da CPU pra evitar superaquecimento, não sei o termo em português), mas era meio raro e não me incomodava.

Mas gradativamente a temperatura foi começando a piorar, e ontem o CPU Socket tava dando 72°C (o que causava throttle) só de assistir vídeo. Ao jogar, o throttle era recorrente.

Já pensando em desfazer o overclock, resolvi, antes, pela primeira vez em 7 anos fazer uma limpeza decente das ventoinhas e radiador.

Então, removi todo o watercooler e, posso ter feito uma grandíssima idiotice, mas pelo que li, é comum as pessoas lavarem o radiador com água da torneira e resolvi fazer o mesmo.

A questão é que, no meu modelo, eu acho que a bomba de água não é removível, então tomei o cuidado de lavar o radiador sem molhar a bomba ou o cabo conector (talvez uma enorme burrice mas não me xinguem…)

O problema é que quando eu reconectei o cooler na CPU, a CPU bateu 81°C assim que o Windows abriu (o que é rápido, pois tenho SSD e além disso o medidor de temperatura abre instantaneamente na barra de notificações). Jamais tinha visto chegar perto dessa temperatura. Pois o que chegava acima de 71°C antes era o CPU Socket, que é medida na placa-mãe. Os núcleos da CPU pouco passavam de 60°C, e agora estão chegando em 80°C.

Outro detalhe é que, na hora que fui reconectar o cooler, percebi que eu só tinha um restinho de pasta térmica. Mas mesmo tendo passado pouca pasta térmica (mesmo se fosse nenhuma), será que seria motivo de bater 80°C em questão de segundos?

Desconfio que a bomba de água do meu watercooler tenha pifado, é possível essa possibilidade? (sim, está adequadamente ligado no conector de 4 pinos CPU FAN da placa-mãe)

Outra questão é que a primeira vez que eu liguei o PC e bateu 81°C, eu tinha esquecido de ligar uma das 2 ventoinhas.

Desliguei imediatamente, liguei a segunda ventoinha, achei que agora a temperatura estaria melhor, mas, de novo, ao abrir o Windows, estava nos mesmos 81°C.

Amanhã vou comprar um novo tubo de pasta térmica, mas desconfio que nem devia perder meu tempo passando a pasta e tentando ligar o PC de novo nessas condições e arriscando danificar a CPU.

Acho que o meu caso é o de comprar um novo cooler mesmo?

Queria só saber a opinião de alguém que entenda melhor, sobre essa situação toda.

Agradeço qualquer sugestão.

Postado
1 minuto atrás, minopoki disse:

Outro detalhe é que, na hora que fui reconectar o cooler, percebi que eu só tinha um restinho de pasta térmica. Mas mesmo tendo passado pouca pasta térmica (mesmo se fosse nenhuma), será que seria motivo de bater 80°C em questão de segundos?

É um restinho de pasta térmica usado, com 7 anos de idade. ÓBVIO que sim... A bomba pode já estar com os dias contados também, maioria dos WCs selados de baixo custo não chega a 7 anos.

Postado
agora, Shaman93 disse:

É um restinho de pasta térmica usado, com 7 anos de idade. ÓBVIO que sim... A bomba pode já estar com os dias contados também, maioria dos WCs selados de baixo custo não chega a 7 anos.

Sim, também tava considerando a questão da idade do WC.

Mas você acha que vale a pena tentar o mesmo WC passando pasta térmica direito, ou o melhor é comprar um novo cooler de uma vez?

Postado

Faz um teste com pasta de dente (serião mesmo). Recém aplicada ela não fica muito distante das pastas térmicas em geral, coisa de uns 10 graus. O problema é que com o passar de pouco tempo seca e perde a propriedade térmica, mas um teste dá pra fazer. Coloca uma quantidade mínima, menor que um grão de ervilha, e deixa a pressão do bloco espalhar. Primeiro limpa bem o dissipador e a CPU pra tirar toda a pasta antiga. E depois pra tirar, limpa com suavidade e sem esfregar, pra não arranhar a CPU.

Postado
6 minutos atrás, Shaman93 disse:

Faz um teste com pasta de dente (serião mesmo). Recém aplicada ela não fica muito distante das pastas térmicas em geral, coisa de uns 10 graus. O problema é que com o passar de pouco tempo seca e perde a propriedade térmica, mas um teste dá pra fazer. Coloca uma quantidade mínima, menor que um grão de ervilha, e deixa a pressão do bloco espalhar. Primeiro limpa bem o dissipador e a CPU pra tirar toda a pasta antiga. E depois pra tirar, limpa com suavidade e sem esfregar, pra não arranhar a CPU.

Entendi heheh já tinha ouvido falar sobre usarem pasta de dente.

Mas pensando nisso, também posso testar com uma pasta térmica de cinco conto. Amanhã vou pensar direito, valeu pela dica.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!