Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Eai, cês tão bem?

Atualmente venho usando o seguinte kit:

Processador: Xeon(R) CPU E3-1240 V2

Memória: 16Gb (dual channel) 1600Mhz Kllisre

placa-mãe: H61M-E22

Qual seria o melhor upgrade que eu poderia fazer sem gastar muita grana? Considerando kits de nona geração da Intel à décima segunda e dos Ryzen 3000 aos 5000

desde já, valeu galera

Postado

@carbonii Eu posso estar errado, mas o limite para este processador é 2666MHz e pelo que me lembro tem versões de placas mãe com esse chipset que não suporta toda essa frequência.

Postado

Pelo lado da AMD é mais fácil atingir essa frequência, porque os processadores e placas mãe de entrada suporta essa frequência xd 

Postado

@carbonii Não sabia ser possível... me desculpe 

Você verificou no CPU-Z ou em qualquer outro programa se a memória tava realmente funcionando com essa frequência? 

Postado

@DaviTI Sim! 2666MHz é certeza máxima que a intel garante que vai rodar, mas não quer dizer que não rode tranquilo à 3000MHz ou 3200MHz. 3600MHz ai acredito que só com um i9 e uma placa-mãe Z590 mas 3200MHz dá para levar tranquilo.  

E como disse na pior das hipóteses a própria placa-mãe vai deixar rodando em 2666.

• Curtir 1
Postado

A compatibilidade com RAM depende do processador mais do que da placa-mãe. Os processadores Core i5 da 11ª geração suportam 3200MHz nativamente, então se a placa-mãe for compatível com XMP ou ajuste manual de frequência, você deve conseguir colocar até 3200MHz numa placa básica. Com um Core i5 de 10ª geração você só consegue ir até 2666MHz. Para ultrapassar o limite do processador, só com uma placa-mãe que permite overclock.

Postado

@GuilhermeGB Era uma H510 ou B560 não me lembro ao certo, estava com o i3 10100F no lançamento dele. Se não rodar naturalmente à 3200MHz é só ativar o XMP na BIOS da placa-mãe, não precisa alterar mais nada. O preço de 2666MHz/3000MHz e 3200MHz está muito próximo, como eu disse na pior das hipóteses vai rodar abaixo dos 3200MHz.

Postado
12 minutos atrás, carbonii disse:

@GuilhermeGB Era uma H510 ou B560 não me lembro ao certo, estava com o i3 10100F no lançamento dele. Se não rodar naturalmente à 3200MHz é só ativar o XMP na BIOS da placa-mãe, não precisa alterar mais nada. O preço de 2666MHz/3000MHz e 3200MHz está muito próximo, como eu disse na pior das hipóteses vai rodar abaixo dos 3200MHz.

Faria mais sentido se fosse uma B560, pois essa eu sei que tem overclock de RAM liberado, se as H510 tem eu desconheço.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...