Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, segue aqui meu setup completo e atual do pc:

Ryzen 5 5600x

B450 Gaming/BR ASUS

RX580 8gb

2x8 viper 3000Mhz

CX500w Corsair

3 fans na frente puxando ar, 2 em cima expulsando ar e 1 traseiro tb expulsado ar.

Gabinete com a frente em mesh (esqueci o nome)

De umas semanas para cá meu pc passou a apresentar o seguinte erro. Simplesmente não estava ligando. Ele estava com as luzes da placa-mãe e placa de vídeo acessas, mas ao apertar o botão não dava qualquer reação (zero). Abri, limpei tudo que podia e continuou do mesmo jeito. Poucas horas depois, ao tentar ligar, ele ligou e apresentou a seguinte mensagem da foto. Mesmo com essa mensagem de erro, eu acessava a BIOS e colocava para sair e ai ele iniciava normalmente. Atualmente ele esta de lua! Tem dia que liga normal, tem dia que não liga e depois de um tempo liga com essa mensagem, mas permitindo eu usa-lo normalmente depois que acesso a BIOS e saio.

Irei levar em um técnico para avaliar mas ao mesmo tempo queria saber se vocês fazem ideia do que seja. Junto com isso eu penso em fazer um upgrade da placa-mãe e da fonte. Essa minha fonte ja possui uns 8anos pois utilizava no meu antigo PC e placa-mãe apesar de ter 2 anos eu acho ela fraca para este processador. 

Estou pensando em pegar  uma B550M ASUS tuf gaming plus e uma XPG core reactor 750w. Sei que 750 é muito mais do que preciso, mas ela esta R$10 reais mais barata que a de 650w. Ah daqui a uns 6meses pretendo pegar uma RTX 3060 no mínimo. 

Ressalto que apesar da mensagem de CPU fan error, ele esta funcionando normalmente, tanto os leds quando a ventoinha. É um hyper 212, salvo engano.

IMG-2667.jpg

IMG-2655.jpg

IMG-2563.jpg

Postado

Poderia ser só os sensores da placa-mãe com algum defeito porque a temperatura está em -1ºC.

Eu acredito que o seu computador estaria em risco com essa CPU Voltage em 2,779V e que mesmo em overclock a CPU deveria estar entre 1,4~1,5v.

Poderia ser a BIOS corrompida.

Postado

Eu consigo utiliza-lo normalmente (quando ele liga), então fico sem entender o porque dessa mensagem de erro e aparecer essa tensão toda. E ele está em stock o processador, nunca fiz e nem pretendo fazer overclock! 

E sobre o up na placa-mãe e na fonte, vale a pena ser feito?

Postado

@Virgilio Macedo Neto Eu acredito que vale a penas sim investir em outra placa-mãe e fonte até devido a essa questão de erro.

Eu acredito que seja a placa-mãe com o sensor *****, mas pode ter sido até a fonte que tenha causado isso - então seria melhor resolver o problema antes que um problema pior aconteça.

Postado

@Mr. Caio Augusto Esta no lugar correto sim. O computador já vem sendo utilizado normalmente a mais de ano. Este problema, coincidentemente ou não, apareceu após eu ter desligado a aquele botão de força que fica atrás da fonte. Eu nunca desligava esse botão, apenas colocava o pc para desligar e pronto. 

Não acredito que tenha algo relacionado a isso, mas eu percebi que foi logo após. Estou no aguardo da placa-mãe nova e da fonte que mencionei anteriormente. Espero que isso resolva meu problema.

A BIOS também se encontra atualizada pois foi preciso atualizar para poder instalar o processador novo, eu tinha um Ryzen 5 2600 e mudei para o Ryzen 5 5600x. 

• 3 semanas depois...
Postado

@Luis Felipe Oliveira Fonseca Cara, depois de muitos guias ensinando mil coisas diferentes… nada resolveu de fato meu problema! 

O que resolveu mesmo foi ter trocado a placa-mãe e a fonte. Acredito eu que tenha sido algum problema da placa-mãe, mas não posso dar certeza absoluta pois eu troquei logo os dois de uma vez. 

Minha placa-mãe antiga e a fonte se encontram com um amigo técnico e ele disse que ia fazer uns testes. Mas sem prazo de resposta, então caso ele me responda eu posto aqui. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!