Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Vídeo do problema: https://youtu.be/3_2zTFIEdJ0

PC desligou de forma abrupta enquanto jogava. As luzes led da placa-mãe ficam acendendo e apagando, com intervalo de alguns segundos. Não liga pelo painel frontal, assim que encaixa o cabo já fica assim. Todas as peças tem pouco mais de 13 meses de uso.

Configuração:
ASRock B450M STEEL LEGEND
Ryzen 5 3600
RAM 8GB HYPERX 2X
GPU SAPPHIRE Radeon RX 580 8GB
SSD KINGSTON 240GB
SSD SANDISK 480GB
WATERCOOLER DEEP COOL 120
FAN RGB DEEP COOL 4X

Importante

Já testei, em outra placa:
Fonte OK
Memórias OK
GPU OK

Limpei tudo e troquei a pasta térmica do processador
Retirei a bateria por alguns minutos
Fiz Clear CMOS pelo jumper
Já tentei ligar por chave de fenda pelo encaixe do Power

Alguém já teve esse problema e imagina uma solução? Muito obrigado!

Postado

Olá, Gabriel! A única forma do tutorial que não consegui fazer foi conseguir um outro computador para testar separadamente os componentes. Ou seja, cheguei até a última etapa sem solução... Não conheço ninguém próximo que tenha um computador com placa-mãe semelhante e o valor da assistência somente para fazer esse teste é muito acima do meu orçamento. Por isso abri o tópico, já com poucas esperanças

Postado

@Saulo Teodoz Tente instalar um cooler comum (ventoinha com dissipador) no seu processador, desconecte todo o restante (GPU, SSD, memórias, Fans do gabinete e o Watercooler), ou seja, tente ligar apenas com a placa-mãe e processador e só, e veja se o PC liga (se o led de power do gabinete acende e se a ventoinha do processador gira). Se não ligar, instale apenas um dos pentes de memória e tente ligar. Se nem assim ligar, é a placa-mãe e/ou processador que queimou e aí só comprando outro ou tentando consertar na assistência técnica. Se ligar, vá colocando cada componente individualmente e testando se continua ligando. Teste um componente por vez. Deixe a GPU por último. Só tome muito cuidado ao testar qualquer peça desse PC em outra placa-mãe, pois se a peça estiver com defeito (ou curto-circuito), pode queimar a nova placa-mãe também (e as vezes pode levar semanas até que essa queima aconteça). Falo por experiência própria, pois tive um baita prejuízo aqui.

Aqui em casa eu queimei dois PCs em um intervalo de 2 semanas e acho que foi minha placa de vídeo EVGA GTX1070 quem fez isso, após quase 5 anos de uso normal. A placa de vídeo pode apresentar problemas e levar junto a placa-mãe e/ou outros componentes junto, principalmente quando ela já tem alguns anos de uso. Aqui em casa, meu PC deixou de ligar do nada, sem dar nenhum sinal de problema anterior, e eu fiz vários testes e nada. Então entendi que ao menos a placa-mãe e/ou processador tinham queimado. Então peguei emprestado com um amigo uma placa-mãe e processador que ele tinha encostado sem uso na casa dele (hardware antigo) e aproveitei desse meu PC que "queimou", a fonte, memórias e GPU. Funcionou tudo perfeito por 2 semanas com essa "nova" placa-mãe e processador emprestados, sem nenhum sinal de problema. Até que, a placa de vídeo começou a fazer um barulho alto de seus coolers toda vez que eu ligava o PC, mas após alguns segundos tudo voltava ao normal e eu usava o PC normalmente. Na 3º vez que isso aconteceu, esse PC "novo" não ligou mais. Eu fiz vários testes e constatei que a "nova" placa-mãe que eu peguei emprestado com meu amigo também havia queimado (e talvez o processador também).

Pesquisando bastante, vi que uma GPU com problema pode sim queimar todo o PC (ou pelo menos a placa-mãe). Estou te dizendo isso para você ficar esperto com sua GPU, pois se acontecer igual a minha, ela pode funcionar "perfeita" por alguns dias em uma outra placa-mãe que você testar e depois queimar essa nova placa-mãe também... Dificilmente uma GPU passa dos 5 anos e, quando queima, pode causar esse estrago todo. O ideal é mesmo você levar seu PC para alguém especializado em conserto de placas-mãe e GPU, ou alguém que conserte videogames. É bem difícil de encontrar alguém qualificado e especializado (de verdade) nisso e que seja de confiança, pois muita gente se diz "técnico" e não passam de vendedores de peças novas. Precisa ser alguém que vai testar as coisas no osciloscópio e que consiga trocar componentes soldados na placa-mãe, se for necessário. Mas faça os testes que te sugeri acima primeiro (todos sem usar a GPU, mesmo que seu processador não tenha vídeo onboard, só para ver se o PC pelo menos liga).

• 7 meses depois...
Postado

Boa tarde meu pc apresentou o mesmo problema você consegui alguma solução ? Se sim qual ? Obrigado desde já 

2 minutos atrás, Bilelo11 disse:

2 minutos atrás, Bilelo11 disse:

Boa tarde meu pc apresentou o mesmo problema você consegui alguma solução ? Se sim qual ? Obrigado desde já 

@Rodrigo RDA

Postado

@Bilelo11 Qual problema exatamente? Descreva melhor.

Na minha postagem acima, onde eu havia dito que tinha queimado 2 PCs meus em um curto intervalo de tempo, na verdade eu os levei na assistência técnica em eletrônica e descobriram que o problema era apenas minha placa de vídeo offboard (GTX 1070) que estava com problema e que ocasionou a queima do chip BIOS das minhas placas-mães assim que eu a coloquei em cada PC. Eu usei essa placa de vídeo por quase 5 anos sem nenhum defeito e, do nada, a danada estragou e fez isso, sem apresentar nenhum sinal prévio de que estava começando a ter problemas... Enfim, a placa de vídeo deu perda total (não vale a pena tentar arrumar) e os PCs foram tão somente trocar o chip do BIOS e voltaram a funcionar como novos.

No meu caso, ao tentar ligar o PC somente os coolers giravam, mas não dava nenhum sinal de vídeo e nenhum bip pois o BIOS não entrava, já que tinha queimado. Se o chip de BIOS de sua placa-mãe for apenas encaixado no soquete (ao invés de soldado diretamente na placa) você pode tentar descobrir o modelo exato de sua placa-mãe, comprar o chip BIOS dela no Mercado Livre (custa apenas uns R$30,00) e realizar você mesmo a troca e assim economizar muito dinheiro (se for este o problema do seu PC).

Mas um PC é algo extremamente complexo, podem ser milhares de coisas que causariam problemas semelhantes, então é por sua conta e risco (risco de gastar dinheiro com algo que pode não funcionar).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...